sexta-feira, 15 de abril de 2011

BULLYING, NÃO

Com o tema "Nada de BULLYING. Respeito é bom, eu gosto"  a equipe composta por Edirléia Azevedo, Klivia Parente, Kennedy Gama, Marla de Sousa e Simon, apresentaram no último dia 08 de abril a sua campanha contra o bullying.
A campanha vem alertar a população sobre o perigo do bullying. O cartaz traz algumas palavras que simbolizam essa prática tais como: Ofender, apelidar, humilhar, etc.
A campanha  conta também com o auxilio pedagógico de uma paródia, vejam a letra: 
Esta crescendo, esta crescendo
A violência, a violência
Temos que evitar, temos que mudar
E a violência não gerar.

Governantes, educadores e a família 
Todos unidos, temos que educar,
Sensibilizar e a violência não gerar,
Ea violência não gerar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011


Bullying é uma situação que caracteriza-se por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.Exemplo disso foi o que ocorreu no Rio de Janeiro aonde um ex aluno chamado Wellington Menezes de Oliveira, , teria sido vítima de bullying nos anos em que estudou na escola municipal Tasso da Silveira, aonde depois de alguns anos voltou a escola, para abrir fogo contra os alunos, matando 12 dele, tudo isso pra se vingar de todos sofrimento que enfrentou no passado.
A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade.

Paródia- (Melodia: Música-saber viver, Roberto Carlos)
Não importa se a vida
Seja descriminação
Pode até sofrer um bulliyng
Ou viver em depressão
É preciso ter cautela
Para não se arrepender
É preciso, saber viver

Toda criança no caminho
Você deve respeitar
De um trauma infantil
Ela pode se matar
Se o bem e o mal existe
Você pode escolher
É preciso, saber viver

É preciso, saber viver
É preciso, saber viver
É preciso, saber viver
Saber viver... 
Bis

Acadêmicas: Daniele, Francisca Jamila, Geisa, Naiara e Pamela.

BULLYING: discriminação ou falta de caráter?

Ilariê
(Xuxa)
Composição Ceinha / Cid Guerreiro / Dito.

Tá na hora,tá na hora
Tá na hora de brincar
Pula-pula,bole-bole
Se embolando sem parar
Dá um pulo e vai pra frente
De peixinho,vai pra trás
Quem quiser brincar com a gente
Pode vir,nunca é demais
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
É a turma da Xuxa que vai dando o seu alô.

PARÓDIA

Ilari-paz.

Tá na hora,tá na hora
Tá ns hora de amar
Pula-pula para a paz
E deixa a violencia para trás
Dá um abraço,vai pra frente
Dois beijinhos,vem pra paz
Vem plantar a paz com a gente
Pode vir, nunca é demais
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
Ilarilarilariê(ô,ô,ô)
É a turma da paz que vai dando o seu alô.

Equipe
Ronilce de Jesus Dias dos Santos
Ronea Cristina Dias dos Santos
Ana Carla da Silva Canté
Ana Carla Auzier dos Santos
Hilma dos Nascimento Bitar
Iana Cristina Cardoso Pimentel

Aula professora Lorena Simone
Leitura e Prudução Textual

quarta-feira, 13 de abril de 2011

AS ESCOLAS PRECISAM DE PAZ! ESPALHE ESSA IDÉIA!

TEXTO
O mundo não aguenta mas tanta violâencia pois, ela está em todos os lugares, até nas escolas, e não temos mas segurança. Todos são conhecedores que uma pessoa só não pode muda o mundo, mas  cada um precisar fazer sua parte, dizendo: BASTA! QUEREMOS PAZ!


PARÓDIA
Eu tenho vontade de mudar o mundo, e com a violência poder acabar. É muito difícil ter que ir para escola, sem ter certeza que vai poder voltar. Se é na escola que vou aprender as coisas que eu preciso para me educar. Se aviolência está dentro das escolas e agora, como é que vamos ficar.

A violência estar crescendo, estar crescendo sim, e agora o que iremos fazer.
Se a ação e a solução dependesse de mim eu daria um jeito da paz promover.

Acadêmicas: Fabiane, Juliana Malcher, Keledy Avinte, Malba Cecília, Nirlei Gomes e Roberta Martins.

terça-feira, 12 de abril de 2011

BASTA DE VIOLÊNCIA






DIAGA NÃO, AO BULLING!





TANTAS LARANJAS MADURAS

TANTAS LARANJAS MADURAS MENINAS QUE COR SÃO ELAS? ELAS SÃO VERDE E AMARELA, VIRA FULANO (A) COR DE CANELA, VIRA FULANO (A) COR DE CANELA!

PARÓDIA – TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ

TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARO JOCIVALDO COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARO JOCIVALDO COMO É QUE FAZ? COM   UM ABRAÇO DE PAZ!

TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARA VALÉRIA  COMO É QUE FAZ? COM UM SORRISO! COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARA VALÉRIA

TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARA RAQUEL COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARA RAQUEL COMO É QUE FAZ? COM UM APERTO DE MÃO!


TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARA DAYANE COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARA DAYANE COMO É QUE FAZ? COM UMA PALAVRA AMIGA!

TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARA HISLEY COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARA HISLEY COMO É QUE FAZ? INCENTIVANDO O ESPORTE!

TANTAS MANEIRAS DE VIVER EM PAZ VEJAM COMO FAZ!  DIGA AÍ, CARA JANE COMO É QUE FAZ? DIGA AÍ, CARA JANE COMO É QUE FAZ? EDUCANDO AS CRIANÇAS!

ACADÊMICA: JANE CRISTINA REID DOS SANTOS 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO "CIRANDA DE JOGOS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS"


No dia 04 de abril de 2011,no Veterano Esporte Clube (V.E.C), às 19h30min, deu-se inicio uma palestra organizada pelo SESC (Serviço Social do Comércio), encerrando o Projeto "Ciranda de jogos: brinquedos e brincadeiras, realizado esse ano no bairro da Aldeia, contando a história do V.E.C. A mesma foi ministrada pelo senhor Anésio Caetano (pedagogo e colaborador do clube) para os acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) do I, III e V semestre. De entrada, um documentário amador, relatando as mudanças ocorridas e as pessoas que passaram e as que continuam no V.E.C. O clube da memória tem 52 anos de fundação, o mesmo fundado por Eupídio Moura, juntamete com sua esposa Georgete. Moura, escolhe o canarinho (passáro) como símbolo do veterano. Anésio relata que o momento mais emocionante, foi a derrubada do antigo prédio (feito de madeira) para construção do atual. Diz, que para entrar no V.E.C, as moças tinham que ser virgens devidamente trajadas de acordo com a ocasião, e os homens de ternos. Salientou trechos de Augusto Cury do livro "Não desista de seus sonhos": "Se seus sonhos são pequenos, sua estrada será estreita. Sonhos, sonhados só, não são realizados, mas sonhados em conjunto, logo se torna realidade". O Veterano Esporte Clube é um sonho vivenciado por Moura e por pessoas que continuam valorizando a cultura santarena, dentro da organização e disciplina (característica do clube). Espaço aberto para os acadêmicos e docentes comentar sobre a palestra. Em seguida, a coordenadora do curso de pedagogia do IESPES (profª Socorro Bentes) fez seus agradecimentos em nome do grupo.

Acadêmica: Adrielle Cristina da Cunha Rabelo

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PARA JAPONESES MAS VELHOS TSUNAMI EVOCA HORRORES DA GUERRA.

Sobreviventes de bombardeiros da Segunda guerra Mundial reviveram tragédia e desespero durante terremoto.Hirosato wako olhou para as ruinas de sua vila de pescadores:squeletos de prédios destruidos.aço corrugado torcido,cadáveres com as mãos torcidas em garras.Apenas uma vez antes ela tinha visto algo assim:na Segunda guerra Mundial.''Eu sobrevivi aos ataques aéreos a Sendai'',disse Wako,75 anos,referindo-se aos bombardeios aliados á maior cidade do nordeste do país.''mas isso e muito pior''.como em grande parte do interior japones,os jovens fugiram para as grandes cidades á procura de trabalho.Os idosos que permaneceram na região estão enfrentando a desvatação e a possivel contaminaçao por radiação.desafio igual,somente a tarefa que essa geração enfrentou quando sua nação foi derrotada e teve de se recuperar dos escombros da guerra.no povoado de yuriage a buscar por sobreviventes foi se trnsformando em uma busca por corpos.E a maioria dos corpos é idosos velhos demais para escapar de um tsunami.O trafago parava as ruas conforme motorista em panico colidiam uns com outros.Ele conseguia medir antecipadamente a chegada da onda pelas nuvens de pó criadas pelo desmoronamento dos edificios.quando chegarm á escola.saga e sua mãe encontraram a escada ate o telhado entupiada de idosos que parecia incapazes de reunir a força necessária para subir os degraus.Alguns estavam apenas sentado ou deitados nos degraus.A onda chegou quando o piso inferior estava cheio de moradores em fuga.nesse grave acontecimentos muitas pessoas morreram,outros conseguiram sobreviver mas a maioria dos idosos morreram por nao terem forças de subir as escadas as pessoas so pensavam em si mesmo e nao tinham coragem de ajudar uns aos outros,com desespero so pensou em si mesmo foi algo muito triste um fato real que abalou o mundo inteiro.

LEYDE DAYANE FREIRE NASCIMENTO