terça-feira, 5 de abril de 2011

O FANTOCHE AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

                                                                                                     

Opedagogo pode usar o fantoche como um instrumento de apredizagem ,pois ele pode ajudar a criança a se desenvolver,a aprender a conviver com as pessoas a se comunicar e se expressar,e tudo isso de uma maneira divertida,com ele podem ser abordados varios assuntos como o preconceito,racismo,violência entre outros.O mas interessante é a confecçao dos fantoches junto com os alunos, isso ajuda as crianças a explorarem sua criatividade.

Naiara cristina nogueira evangelista

A PRESENÇA DO PEDAGOGO NO HOSPITAL

A pedagogia hospitalar e de extrema importância ,pois consiste em oferecer atendimento escolar para crianças e adolescentes que estão internados,com o intuito de que eles não se afastem da escola.Os profissionais de pedagogia tem que formular estrategias para ajuda-lós de acordo com a necessidade de cada um para que nenhum se sinta prejudicado.O primeiro registro sobre práticas educativas foi em 1935,e continua até hoje,os pedagogos também querem mostrar que  a educação não se restringe só as saulas de aula.Um dos principais objetivos do pedagogo e tornar o hospital um ambiente mais agradável,mas para que isso fique completo e essencial a presença da familia para que haja sucesso nos tratamentos.  
Naiara cristina nogueira evangelista


PROJETO DO SESC

O Sesc realizou um projeto por nome ciranda de jogos,brincadeiras e brinquedos excelente que durou quinze dias e teve o encerramento no dia 04/04/2011,com um documentário mostrado para os alunos de pedagogia onde o professor Anesio relatou alguns fatos de como surgiu a sede do veterano, ele fez questao de enfatizar que o sonho pode se tornar realidade graças aos moradores do bairro da aldeia ,que lutaram e se dedicaram com o intuito de proporcionar aos moradores momentos de lazer e entretenimento.






Naiara cristina nogueira evangelista

A Informática no processo ensino aprendizagem

      Na sociedade atual as pessoas precisam da informática e para usá-la necessitam ter uma familiaridade com a mesma, por isso é importante que esta seja introduzida na escola, necessitamos assim de pessoas capacitadas que tragam a informática para a educação de uma forma interdisciplinar. Ainda temos pessoas que desconhecem a utilidade da informática na educação e não sabem como ela é indispensável facilitando todos os meios de trabalho, como pesquisas, podendo até trocar idéias com outras pessoas sobre vários assuntos.
       Sendo assim com a inclusão ficaremos mais informados sobre aspectos interessantes e atuais da sociedade. A tecnologia sempre teve papel importante na organização das sociedades, na forma de interação entre o homem e a natureza, veio facilitar o trabalho de uma forma organizada e o tempo ágil, pois vamos ver resultados surpreendentes, ou seja, a informática veio somar juntamente com o processo ensino aprendizagem.  

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

Resenha de Metodológia Científica

LIBÂNEO, José C. O ato pedagógico em questão: O que é preciso saber. Revista interação, 17 (1-2): 111-25, jan-dez 1993



                                                                                            Ana Carla da Silva Canté

 O texto trata de questões referntes ao campo de estudo da pedagogia, do conhecimento pedagógico, da indentidade profissional do pedagogo, nas várias organizações científicas e profissionais de educadores. Junto a essas dificuldades, é visível que a profissão de pedagogo como a de professor, tem sido abalada por todos: baixos salários, deficiência de formação, desvalorização profissional implicando baixo status social e profissional, falta de condiçoes de trabalho, falta de profissionalismo etc. Essas transformações tecnológicas e científicas levam à introdução, no processo produtivo de novos sistemas de organização do trabalho, mudando no perfil profissional e novas exigências de qualificação. Por sua vez, pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualidade histórica, a pedagogia ocupa-se da educação intencional.

O processo educativo se viabiliza, portanto, como prática social precisamente por ser dirigido padagogicamente. Em outras palavras, é o carater pedagógico que introduz o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam em situações históricas e sociais concretas. O curso de pedagogia deve formar um pedagogo qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas sócios-educativas do tipo formal, não formal e informal. Nosso pensamento diante do profissional pedagogo, atuante no conhecimento é bem amplo quanto a questões das metodologias de ensino repassado ao aluno, um pedagogo que tem a missão de ensinar, preparar e capacitar o indivíduo para um profissional qualificado.

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Diante de das inovações tecnologicas, mercados competitivos e globalizados, vários paradigmas estão sendo revisto. As escolas, professores e alunos estão á beira de um ataque nervoso; estão percebendo as mudanças: ora ficam pasmo diante de tanta mudança, ora desenvolve postura reativas.Sabemos que precisamos atingir, mas dificilmente, conseguimos os resultados desejáveis. Por que? Oque dificulta?Como se dá o processo para a revisão dos novos paradigmas educacionais? Sabemos que o foco do processo de aprendizagem é o aluno, por que não conseguimos pôr em prática esse saber?
Uma das tendências da educação é a convergência dos ambientes de apredizagens presenciais e vir, um complementa o outro; ambos são importantes e ocupam seus devidos espaços na educação.
Os professores necessitam revisar suas posturas, necessitam desenvolver suas propostasde apredizagem , revisando a produção de suas aulas.
Os alunos aparecem como ponto central de toda educação. É para eles que a educação existe; é pra eles que a educaçãose volta atender suas expectativas. Os alunos são o centro das atenções. Para eles o professor devem desenvolver métodos visando seu compromentimento no processo de aprendizagem.

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins

Resumo de Pesquisa Científica

          Segundo o estudioso LEITE (2004,31), ressalta que o conhecimento é tudo que se aprende, assimila e transmite através da experiência, da razão, da reflexão e da fé. Desta forma classifica-se o conhecimento em quatro tipos: conhecimento empírico, que se baseia na experiência ou nos nossos sentidos. Conhecimento científico, que se fundamenta na razão. Conhecimento Filosófico, baseia-se na reflexão e conhecimento Teológico proporcionado pela fé. Nesse contexto, a pesquisa científica tem com objetivo buscar através de métodos e técnicas específicas, as soluções para os problemas do conhecimento, pois segundo o texto vai mostrar os tipos de pesquisa científica. De acordo com Tarcísio Leite, mostra que pesquisa bibliográfica é realizad através de livros e documentos existente na biblioteca, na pesquisa bibliográfica a coleta de dados e informações é realizada através de técnicas específicas. Na pesquisa experimental fundamenta-se na utilização de experimento ou situação- controle que servirão de referência para o resultado da pesquisa. A pesquisa histórica, busca explicações em fatos ocorridos no passado. A descritiva utiliza para descrever e explicar determinados fenomênos, observando-os em sua natureza e processos. A pesquisa de opinião é utilizada para investigar a preferência das pessoas, determinado assuntos, produto ou candidato, possibilitando uma investigação qualitativa e quantitativa em relação a aceitação ou rejeição dos fatos ou fenômenos estudados. 

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

PROJETO ELABORADO NO SESC

  •    cultura popular     Encontro realizado no dia 04/04/2011 com fechamento do projeto elaborado e execultado no SESC com duração de 15 dias, o tema abordado " Ciranda de jogos brinquedos e brincadeiras " tinha como principal objetivo resgatar a cultura lúdica foi um momento interessante a todos que valorizam cultura de Santarém, pois o local "Veterano" é um dos pontos principais que marca essa cultura, valorizando e despertando no indivíduo esse interesse. Foi repassado aos alunos um documentário amador, onde eles colocavam a história desde o seu início, o profº Anésio formado em pedagogia na universidade Federal do Pará, colocou muito bem as situações que o veterano vivenciou e até hoje continua, o prédio foi fundado em trinta de agosto de 1959 pelo senhor Epídio Moura, que lutou juntamente com outras pessoas para investir no local. E o objetivo do prédio é que sua cultura possa permanecer, pois infelismente o indivíduo não tem valorizado as manifestações culturais como danças, músicas, artes e com o tempo se percebe que não existirá mais esse valor em nossa cultura, pois o grande avanço tecnólogico tem se expandido, e os jovens preferem está conctados ao mundo globalizado.
  •  
  •                                                                                       Ana Carla da Silva Canté
  •                                                                                      Pedagogia 1º Semestre

AULA NO VETERANO

        No dia 04/04/2011 a aula foi ministrada no Veterano. Uma programação do sesc com a parceria dos moradores do bairro da aldeia e do Veterano esporte clube.E o prjeto teve o nome de CIRANDA DE JOGOS,BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS.
       Pra começar tivemos a apresentação de um video, que mostrava a História do Veterano desde o inicio.Depois tivemos uma palestra tambem especificando toda a história do clube.Também foi apresentado uma exposição de fotos.
                                                   VETERANO ESPORTE CLUBE

 Um dos clubes mais antigos de Santarém. Localizado no bairro da Aldeia. No alto da rua 24 de Outubro.

 KELEDY AVINTE SOARES

Educação a distância e a internet

Percebemos que a era digital exige um repensar quanto a educação,exige uma rapidez no processo de apredizagem.A educação a distancia apresenta-se como um recurso de grande importancia.As mudanças ocorrem muito rapidamente e cada vez mais corremos risco de nos distanciarmos da inovação.
 A educação a distancia vem sendo amplamente utilizada não apenas em locais acadêmicos mais muitas vezes por meio das próprias empresas com intuíto de efetuar programas de educação continuada,visando o aumento da produtividade e eficiência de seus funcionários a um baixo custo.
As experiencias com educação a distancia já são bastante antigas, inicialmente, por volta XVIII, ocorreram várias tentativas utilizando correspondencias como meio de educação.Com o passar do foram incorporadas novas tecnologias que facilitavam e estimulavam ainda mais os estudantes,tais como: Radio, televisão,Fitas cassetes, Fitas de video, Redes de computadores e hoje, atualmente utiliza-se comunicação de dados voz imagem por meio de satelites TV a cabo e fibra otica .
No Brasil algumas universidades já estão adotando a opção da educação a distância para cursos de graduação e,principalmente de pós-graduação e cursos de extenção.

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins

A EDUCAÇÃO DE ATENAS

Em Atenas no século V as escolas eram particulares,por isso só estudava quem tinha condições financeira,os estudos começavam ao 7 anos de idade,as meninas continuavam em gineceu,lugar onde as mulheres aprendiam seus deveres domésticos, já os meninos eram afastados da autoridade da mãe para se dedicar aos estudos,na época eles estudavam a alfabetização,educação fisica e musical.Inclusive a educação musical era muito valorizada na época.

KELEDY AVINTE SOARES

A ORIGEM DOS FANTOCHES

     O fantoche é tão antigo como as civilizações e em todas tem desempenhado papeis.  Na sua origem o espectáculo de fantoches esteve unido com as manifestações animistas das sociedades primitivas, e tal como as máscaras com as quais se aparentam foram na sua origem objectos sagrados, personagens que eram intermediários entre essas sociedades primitivas e os seus deuses.   Nas cerimónias dos rituais de magia animista, dispunham de uma força que chegava a amparar os homens, tal era a importância que se lhes atribuía.  Era o fantoche ou a máscara que conferia poder  divino ao personagem.  Eram pois, hieráticos, proféticos, iniciadores, conjuradores, servindo todas as formas de uma dramaturgia simbólica.   Neste caso a sua manipulação estava reservada somente aos iniciados que iriam proceder à cerimónia.   Por exemplo:   As marionetas Hopi do Arisona, simbolizavam as filhas do “Deus Mais”, e estavam encarregues de obter a fertilização da terra pelo céu, com a ajuda dos Deuses do ar.  O importante é que a boneca acompanhasse o acto desejado.   Pensa-se que as marionetas apareceram ligadas ou que eram descendentes da estatuária animada Egípcia, que serviram sociedades arcaicas e se integraram nas Maios elaboradas liturgias cristãs da Idade Média.   Na antiguidade clássica, os fantoches encontravam-se no interior dos templos, em tamanho grande, e participavam nas festas processionais de iniciação.   Já no Século VII, o concilio Quinisexto, tomou posição contra a representação de Cristo e os Santos passaram a aparecer com feições humanas o que não tinha ainda acontecido.   Esta escolha de uma estatuária antropomórfica é sem dúvida determinante no desenvolvimento dos fantoches figurativos e imitativos dos homens passando a marcar até aos nossos dias o estilo, a técnica dos espectáculos de bonecos.   Muito se passou sobre a sua história e através de reforços e concílios e de exibições em vários locais o fantoche foi confundido com as manifestações animistas das sociedades primitivas atrás mencionadas e assim a Igreja Cristã vai mais tarde através do Concilio de Trento interditar as representações nas igrejas, o que deu origem a que o teatro de fantoches miniaturizado em castelinhos tenha começado principalmente a andar nas ruas e nas festas palacianas tendo-se então tornado num  teatro ambulante.   Os fantoches têm uma grande história, portanto para encurtar e ligar o seu papel, passamos do Renascimento, onde ELES, vêm a encontrar adeptos que os fazem ressurgir legalmente, mas nos Adros das Igrejas, nos pátios das casas e nas festas das feiras, defendendo um público popular, começando então uma nova posição definida, na sátira, no humor, e em testemunhos face à ordem reinante.   Por exemplo:   Quando em Inglaterra os reis puritanos mandam fechar os teatros, são os fantoches que durante cerca de 18 anos vão manter a tradição do Teatro Inglês, pois não podiam prender os bonecos. Quando a Guerra dos 30 anos faz dispersar as companhias teatrais, vamos encontrar os comediantes ingleses na Alemanha, nos finais do Século XVI, representando com Teatro de Bonecos.  E assim os reportórios vão sendo  alterados, aumentados e atingem curiosas produções barrocas cheias de acontecimentos extraordinários que pululam um pouco por toda a Europa.   E carregados de peripécias inseridas na história da evolução teatral eles têm caminhado pelo Mundo de muitas maneiras não se tendo no entanto deixado nunca fixar no seu passado.  Actualmente são usados das mais diversas formas, dando mesmo origem a fabulosos exercícios de criatividade que deixam maravilhados quantos conseguem ter o privilégio de assistir a alguma representação. Há no entanto algo que se mantém como um ritual da alegria colectiva, os espectáculos de Rua, os tais que podem acontecer nos pátios, nos jardins, nas praias, nas feiras, nos Adros das Igrejas e que podem ser vistos como fazendo parte integrante da paisagem ou dos acontecimentos felizes.
 

pedagogia como teoria e pratica da educação

Segundos alguns pedagogos a pedagogia é o metodo de ensino. Para o autor a pedagogia ocupa-se dos processos educativos, possui um significado bem mais amplo visando finalidades e objetivos sociopoliticos,entende-se então, que a educação está voltada para interesses sociais Para alguns pedagogos como; Sholski a pedagogia estuda as transformações das realidades educativas, ja Shimied-kowarzik afirma que  a pdagogia é a ciencia da teoria e pratica da educação, enquanto que Jean Houssye dis que pedagogia tem origem na teoria-pratia da educação; portanto a pedagogia é o estudo do ato educativo e a educação é o conjuntto de ações para o desenvolvimento humano, que por sua vez, é uma área bastante vasta.  O autor introduz três modalidades; Educação informal, que é a convivencia dodia-a-dia  com o meio. Educação não-forrmal, exarcida pela familia. Educação formal, exercida na escola. a pdagogia busca na educação  uma formação humana bem mais definida  e caracteriza a educação  informal como não-intencional  sem  objetivo explicito; e as outras duas intencionais cujo objetivo são voltados para fins desejaveis  e nesse caso  a educação é uma pratica  social  estando subordinada  a interesses sociais, economicos, politicos e ideologico sendo o trabalho pedagogico sempre intencional. Para  ampliar essa difusão é interessante dialogar  com  conceitos de alguns  autores;Domingos,afirma que  o carater pratico  da disciplina toma  o conhecimento teorico com intenção pratica . Pimenta apresenta a pedagogia como pratica da educação. E finalmente, com relação a formação do pedagogo pode ser ; Lato sensu que fazem parte de todos sos niveis de ensino e o Structo seensu onde são especialistas sem restrição de area

Adriana de Sales Sena

OS PASSOS DA PESQUISA ( V. E.C) O CLUBE DA MEMÓRIA

No dia 04/04/2011 no Veterano Esporte Clube , o SESC, promoveu uma palestra com o Professor Anézio, recordando a memoria, sobre a cultura lúdica daquele estabelecimento, que esta localizado no bairro da Aldeia em Santarém.
Lá, conhecemos como foi fundado, as caracteristicas marcantes como: o canarinho que é o símbolo daquele lugar. Mas, o que mais me  chamou atenção foi como eles conseguiram preservar por tao longo tempo essa história que merece um capítulo especial, fotos que ultrapassam os limites do tempo para continuar proporcionando  desde seus fundadores lazer e entretenimento para as familias e os sócios.
As festas eram marcantes, o traje, terno completo para os homens e vestidos de acordo com a ocasião para as mulheres, mantinham a organização e a disciplina, era praticamente um lugar sagrado. Mas a marca registrada era: quem nao fosse virgem nao entrava na festa.
atualmente, a construção  está em alvenaria, mas digna de seus antepassados e para os filhos do futuro, muito embora, a cultura ter mudado bastante.
o que importa é que o somho se tornou realidade.

" sonho que se sonha sonho é simplismente sonho,
sonho que se sonha com os outros, torna-se realidade".

Sunara Cecilia
Pedagogia I 

PROJETO INTERDISCIPLINAR

O PROJETO INTERDISCIPLINAR (PI) é um passo muito importante no ambiente acadêmico para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e elaboração de projetos feitos na prática das aulas teóricas realizadas na sala de aula. Levando o conhecimento  à comunidade, com respostas para as questões norteadoras melhorando ou resolvendo as problemáticas sociais.
ANA MÁRCIA- PEDAGOGIA I

PRECISAMOS DA INFORMÁTICA

A informática é uma ferramenta essencial nos dias de hoje, devido a facilidade que ela dá ao ser humano de fazer projetos, pesquisas através de sites entre outros, vem modernizar tudo o que já existe e principalmente ajudar o homem a se comunicar de maneira rápida  com pessoas do mundo inteiro. Na educação, a informática facilita muito a vida do aluno, ajudando-o em seus projetos escolares e dando uma visão mais globalizada de tudo o que já existiu e existe. Para o educador, vem dinamizar suas aulas através dos slides e mantê-lo conectado com outros profissionais do mundo, ampliando seus conhecimentos e melhorando suas aulas. Hoje não se vive sem a informática, se ela desaparecesse o mundo se perderia.
Nirlei Gomes

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil pode utilizar de recursos infomaticos desde que artitulados com propostas pedagógica sustentado pelo coletivo escolar. Valeria Peduan Santos da Silva descreve experiências no âmbito educação infantil como exemplo de atividades com o  computador foram citados trabalhos para desenvolver espaço-temporal  e o raciocínio lógico-temático, desenvolver noções de espaço e tempo mas isso tudo deve escolher software  que estejem de acordo com a proposta pedagógica. O professor seja qual etapa de ensino do infantil ao universitário deve e precisa conhecer e ter critérios para a escolha do software de acordo com o grau de seus alunos e com as propostas pedagógicas que ele destinou a sua atividade de ensino. Sendo assim, entende-se que a relação infantil e informática na educaçaõ deve seguir um projeto politico pedagógico, ancorado na contextualização nos modos de vida de uma determinada região. No sentido de escutar a realidade a proporção de atividades deve vir mediada relação professor e aluno e assim serão componentes que irão se acoplar a proposta pedagógica da escola e do professor.

Iana Cristina Cardoso Pimentel  

INFORMÁTICA

A comunicação e a informática se relacionam de forma paralela onde inovações tecnológicas são criadas a todo o momento, acompanhar esse processo levando em consideração a educação das séries iniciais torna-se necessária motivação além da inteligência. O professor ousado ele tem perfil inovador, criativo sendo o seu diferencial para obter o resultado final através desse processo chamado de aprendizagem. Levar a criança a construir seu próprio conhecimento, descobrir, sentir, tocar. Para Pestalozzi e Rousseau o aluno é um ser em potencial, podendo construir seu próprio conhecimento com o meio, a curiosidade não só na escola. Entretanto é preciso formar um homem social, natural e depois formá- lo em uma profissão.
ANA MÁRCIA- PEDAGOGIA I

A PEDAGOGIA EM EDUCAÇÃO COM OS FANTOCHES

A pedagogia está relacionada no mundo dos fantoches por ser um bom metodo de ensino na educação infantil que relacionará mais as crianças para poderem enteragir uns com os outros. Essa grande variedades do mundo mágico  dos fantoches cativa cada vez as curiosidades que o publico infantil e até mesmo os adultos se mostram capazes de interagir.Os educadores com seus metodos de ensino estam cada vez inovando, essa realidade so tende a crescer por ser valorizadas priorizando a educação infantil. O pedagogo esta envolvido nessa temática para que futuramente possam ver seus trabalhos adquiridos por seus alunos. Devem ser valorizado esse modo de ampliação que acolhi  a criança de forma saudavel.



ALUNA: Karine Suzane Almeida

O QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PRECISA?

 Os professores precisam conscientizar o aluno da cultura do repartir, doar, compartilhar, trocar, democratizar, justiça social, oportunidades iguais, deveres e direitos iguais, ética, noções de cidadania e o resgate dos valores. A escola que se propõe a essa maneira de incentivar o aluno nessa nova cultura se reinventa e se solidifica como instituição, pois fará com que a vivência do aluno se transforme em bases sólidas de convivência pacífica e de respeito mútuo. É disso que a educação brasileira necessita de incentivo assim os alunos vão assistir aula com vontade, e não só por obrigação.

KELEDY AVINTE SOARES

Projeto Sesc no Veterano

             Os alunos do curso de pedagogia,do IESPES foram convidados para comparecerem no veterano,no ultimo dia 04 de abril de 2011 as 19 hs para o encerramento do projeto "CIRANDA DE JOGOS E BRINCADEIRAS"organizada nos ultimos 15 dias pela diretoria do sesc.Durante esse 15 dias foram realizados pesquisas,que tinha com objetivo,resgatar brincareiras e historias do passado.
            A coordenaçao do veterano tambem foi convidada para palestrar sobre: a fundaçao do veterano esporte clube,e estava la,o professor pedagogo,Anézio.Ele falou que os fundadores foram homens de classes diferentes que residiam ali mesmo no bairro(aldeia),falou tambem muito emocionado da primeira partida de futebol,na qual eles foram derrotados por 2X1.E lembrou tambem que o clube nao possuia,sede propria,entao,resolveram dar inicio a construçao de sua propria sede,mas, eles tinham um desfio pela frente,porem os mesmos nao possuiam condiçao financeira.
           Foi entao que resolveram fazer a disputa da rainha do veterano,foi um sucesso,entao construiram a sede de madeira,la acontecia as festas do clube que tinha como caracteristica as organizaçao,pois homens vestiam-se de terno completo,e as mulheres vestiam-se decentemente,brigas la nem pensar.
         O novo projeto foi traçado, ira começar a construçao de uma sede de ovenaria,que iniciou no dia 13 de junho de1983,e terminou no dia 8 de dezembro de 1984,o professor falou veterano e resultado de luta,decepçao,contenda e discordia,mas tambem e de vitoria,ele disse:que nenhuma historia se escreve sem luta,e terminou as suas palavras nos incentivando a nao desistir de lutar.E para finalizar ele disse:"SONHO QUE SE SONHA SÓ E APENAS SONHO,MAS SONHO QUE SONHA COM OUTROS E REALIDADE".

       Academica:Juliana Malcher de Lima

IMPORTANCIA DA INFORMATICA NA ELABORAÇÃO DE CONVITES FESTIVOS

UM SONHO REALIZADO

A palestra realizada no dia 04/04/11 sobre a história do Veterano Esporte Clube, marcou o encerramento do projeto "Ciranda de jogos, brinquedos e brincadeiras", promovido pelo SESC. Ministrada por Anésio Caetano de Oliveira, ela resgatou a história de um sonho que se tornou realidade e mostrou a importância de um clube criado com o propósito de servir a sociedade santarena. Foi um aprendizado, pois trouxe de volta a história de pessoas que lutaram juntas por um sonho e conseguiram alcançar seus objetivos, passando por cima de todas as dificuldades. Isso demonstra que quanto maior o sonho, maior é o preço a ser pago, porque todo projeto grandioso necessita de muito mais dedicação, porém o desejo de ter um sonho concretizado dá ao ser humano motivação para seguir em frente até alcançar seu objetivo.
Nirlei Gomes

O campo pedagógico

Pedagogia é uma área de conhecimento, além de buscar a explicitação de objetivos e formas de intervenção, a pedagogia forma o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa e o pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações referentes à prática educativa.
Onde haja um caráter de intencionalidade são genuinamente pedagogos: pais, professores, supervisores de trabalho, agentes dos meios de comunicação, autores de livros, etc. A base da identidade profissional do educador é a ação pedagógica.
O campo do conhecimento pedagógico corresponde ao estudo científico e filosófico da educação e aos conhecimentos teóricos e práticos, conhecimentos de atividades propriamente pedagógicas. As áreas de atuação do pedagogo são as de professores do ensino público e privado, a de especialistas da ação educativa escolar e especialista em atividades pedagógicas paraescolares atuando em órgãos públicos e privados.






Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira

INFORMÁTICA PARA DEFICIÊNTES VISUAIS

Qualquer que seja a diferença de aprendizagem dos alunos, eles têm direito a educação, garantida pela lei federal, que define como dever da família e do estado a responsabilidade de educar pessoas com deficiência visual. Portanto a educação tecnológica voltada para deficientes visuais esta centrada a individualidade próprias do cego. Os cursos de informática das instituições que trabalham com cegos foi resultado da Lei n° 9394, 20 de desembro de 1996. Formações primordiais para o seu processo de socialização e locomoção. Inclui-los no mundo digital significa permitir que esses individuos possa fazer parte de habilidades para acessar informações através desta ferramenta. O acesso a ela e uma questão centrada a aspecto de divisão social , politica economia, escolar e cultural. Enfim, a relação do individuo com a tecnologia e a comunicação. A informática como brailli entrou nas vidas das pessoas cegas com finalidade da inclusão social abangindo novos horizontes da educação, cultura e lazer.

ALUNA: Iana Cristina Cardoso Pimentel

PEDAGOGIA


O pedagogo é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas socioeducativas de tipo formal, não-formal e informal, decorrentes de novas realidades, novos tecnologias, novos atores sociais, ampliação das formas de lazer, mudanças nos ritmos de vida, presença dos meios de comunicação e informação, mudanças profissionais, desenvolvimento sustentado, preservação ambiental, não apenas na gestão, supervisão e coordenação pedagógica nas escolas, como também na pesquisa, na administração dos sistemas de ensino, no planejamento educacional, na definição de políticas educacionais, nos movimentos sociais, nas empresas, nas várias instâncias de educação de adultos, nos serviços de psicopedagogia e orientação educacional, nos serviços para terceira idade, nos programas sociais, nos serviços de lazer e animação cultural, na televisão, nos rádios, na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na requalificação profissional, etc.


Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira

PEDAGOGIA

A pedagogia atribui sua prática educativa a três tipos de educação, que são elas: a educação informal, que corresponde a ações e influências exercidas pelo meio, pelo ambiente sociocultural, e que se desenvolve por meio das relações dos indivíduos e grupos com ambiente humano, social, ecológico físico e cultural, das quais resultam conhecimentos, experiências, práticas, mas que não estão ligadas especificamente a uma instituição, nem são intencionais e organizadas. A educação seria a realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação. A educação formal compreenderia instâncias de formação, escolares ou não, onde há objetivos educativos explícitos e uma ação intencional institucionalizada, estruturada e sistemática.

Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira
A internet tem seus “benefícios” e seus “malefícios”, seus “benefícios” são a praticidade, o modo de assistência e o meio que temos para fazermos tudo sem sairmos de casa, ou de algum outro local onde estivermos.
Porém, a mesma tem os seus “malefícios”, que são as pessoas que se aproveitam de certas situações em seu próprio benefício, ou seja, roubam, sequestram e até mesmo, matam. Tudo isso acontece através da internet.
Existem também os casos de pedofilia, crianças e adolescentes conectadas à internet conhecem pessoas do outro lado da tela, que se dizem pessoas de bem, porém as mesmas dão outro nome, outra idade, e fotos falsas. Os inocentes acabam sendo atraídos até aos criminosos, daí não tendo mais como se defender, e muitas das vezes terminam como vítimas fatais dos criminosos.
Fica um aviso! Prestem muita atenção com quem você está se comunicando. Não dê informações pessoais como seu nome, endereço, telefone entre outras, e se você estiver sendo ameaçado por alguém, informe a sua família, seus amigos ou a própria polícia. Pois PEDOFILIA é crime!




Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira
A internet tem seus “benefícios” e seus “malefícios”, seus “benefícios” são a praticidade, o modo de assistência e o meio que temos para fazermos tudo sem sairmos de casa, ou de algum outro local onde estivermos.
Porém, a mesma tem os seus “malefícios”, que são as pessoas que se aproveitam de certas situações em seu próprio benefício, ou seja, roubam, sequestram e até mesmo, matam. Tudo isso acontece através da internet.
Existem também os casos de pedofilia, crianças e adolescentes conectadas à internet conhecem pessoas do outro lado da tela, que se dizem pessoas de bem, porém as mesmas dão outro nome, outra idade, e fotos falsas. Os inocentes acabam sendo atraídos até aos criminosos, daí não tendo mais como se defender, e muitas das vezes terminam como vítimas fatais dos criminosos.
Fica um aviso! Prestem muita atenção com quem você está se comunicando. Não dê informações pessoais como seu nome, endereço, telefone entre outras, e se você estiver sendo ameaçado por alguém, informe a sua família, seus amigos ou a própria polícia. Pois PEDOFILIA é crime!




Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira

INFORMÁTICA E CELULAR

O mundo está echeio de equipamentos eletrônicos! mais para quê? se através do celular configurado  podemos fazer muitas coisas sem se quer levantarmos da cama.
Segundo a revista Info-exame, em breve este pequeno equipamento irá substituir a  carteira comum no bolso e será nossa carteira eletrônica, nos acompanhará em:
supermercados, postos de gasolina, cinema, realizará pagamentos de contas, visualizações bancárias,etc.
 Todos esses serviços devem-se as velocidades das redes 3G atuais. Isto para nós é mobilidade, o que queremos mesmos é qualidade para realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Sunara Cecilia
Pedagogia I

PEDAGOGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ

RESUMO

Libaneo (2001), fala sobre o campo da pedagogia , que vem a ser a prática da educação e da entidade do profissional, o seu papel diante a realidade. Ele defende os estudos pedagogicos sendouma base de conhecimento da identidade, estrutura, formação, que se basea-se no profissional educador.Um conceito ampliado de educação e pedagogia veem expressar idéias, valores, envolvimentos e apreendizagem a sociedade está se divercificando cada vez mais em suas atividades educadoras como; o saber, modos, ações, conceitos, habilidades, habitos e práticas tendo a necessidade de formáção necessária.
O autor aborda certos pontos necessários e precisos, a pedagogia e educação criam um grande vinculo na área ciêntifíca unificando e inovando os conceitos basicos de ensino. São precisos o saber e o ensinar para que se tornem condições necessárias para a sociedade. Mostrando caminhos que iram abordar as tecnicas de ensino onde os pedagogos podem atuar e que vem ser diversas áreas como; empresas, orientações educacionais, programas sociais, nas diretorias e requalificação proficional. Assim sendo a base do profissional seja na teoria e na pratica em torno dos saberes pedadgogicos.

ALUNA: Karine Suzane Almeida
  

O PI no Bairro de Santana

              Este projeto na comunidade tem um grande compromisso em inserir as atividades educacionais. A comunidade em si, tem 10 mil habitantes, onde atuam na associaçao dos moradores, igrejas evangelicas e catolicas. O objetivo é representar a populaçao como estadual, trazendo a melhoria  para a necessidade de cada um. A taxa do associado e de 2,00 por familia, e mesmo assim muitos nao pagam. Na area de saude tem 7 agentes,sendo que 2 sairam, tambem existe exercicios de ginastica que é um projeto do municipio que fazem com os idosos na terça e na quinta, pelo horario da tarde.
             As doenças que sao mas destacadas no bairro de santana sao: diarreia, gravidez precoce, doenças respiratorias, virose, dengue.Tambem tem uma creche chamada seara que atende mas de 9 bairros ,32 trabalham la ,e sao atendidos 205 pessoas por mes, crianças de 1 a 2 anos sao desnutridas, e com 2 anos ficam no centro. Existe tambem outros projetos com a comunidade, como: projetos de desnutiçao, atendimentos de primeiros socorros  com as familias, planejamento familiar e higienizaçao.
             Portanto, esses projetos e outros que nao foram mencionados sao o inicio de luta para que a comunidade cresça. E que atraves desses problemas ocasionados procuraremos tentar solucionar e ajudar a comunidade de santana.


          Academica: Roberta Vasconcelos Martins

EDUCAÇÃO

A educação nas escolas tradicionais na Europa por volta XIII tinha como fonte do conhecimento o professor. Alguns precursores da educação infantil defendem que o foco deve ser o aluno. Segundo Friedrich Froebel argumenta a valorização imediata da família, o social, o religioso e o educacional promovendo o desenvolvimento do homem de forma integral, desde a infância até a vida adulta. Segundo ele a criança é como uma planta em sua formação. Essa planta precisa ser cuidada no seu desenvolvimento, o professor por sua vez exerce a função de um jardineiro, o qual tem o objetivo de cuidar dessa planta. Portanto o educador  um facilitador utiliza-se dos instrumentos seja  o lúdico, a informática aumentando o conhecimento da criança.
Ana Márcia – Pedagogia I

SERÁ POSSÍVEL AINDA FORMAR CIDADÃOS ÉTICOS E INTERESSADOS NO SABER.

Resenha
CÁSSIA RAVENA MULIN DE ASSIS MEDEL,Pedagoga e escritora em supervisão escolar. Atua como orientadora Pedagogica na CIEP 277, João Nicolau Filho.Autora do livro Projeto Político Pedagogico. 
Maria Edileusa Campos da Silva,Pedagogia I semestre

segundo a Pedagoga, ela diz que em qualquer coisa que se faça na vida é necessário primeiro a vontade de realiza-la se não nada acontece.Isso ocorre na educação, educaçao requer ação e como resutado dessa ação o APRENDIZADO, para que tudo se realize é necessário a VONTADE, nesse caso a vontade de aprender. O professor deve descobrir estrategias, para que o aluno queira aprender,  deve fornecer estímulos para se sentir motivados a participar das aulas, dando tratamento igual a todos os alunos,acolher quando for preciso, dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado, saber ourvir o aluno.Mostrar a ele que todos nós temos lugar e valor no mundo.
Eu concordo com tudo que a pedagoga Cássia Ravena disse, acredito que para sermos bons professores temos que nos sensibilizar com os  problemas dos nossos alunos, procurando conhecer o seu lado pessoal, familiar, o que acontece com o seu interior. Dando mais valor ao que ele quer nos passar. Vamos ser futuro Pedagogos,mais antes de tudo isso somos humanos.



Organização do Tempo e do espaço

        

        Para um bom resultado o pedagogo tem que estar sempre atento em sua volta,tendo uma visão ampla e disponibilidade para buscar informações para executar em sala de aula,sendo importante conter planejamento da rotina com atividades alternadas,pois as crianças não podem estar na mesmice, rejeitando os professores ultrapassados, sempre cumprir com os horários combinados ,já trabalhando com compromisso com os alunos, organização do ambiente escolar , com os cantinhos de aprendizagem,limpeza e o fundamental sendo a postura do professor, diante seus alunos.
     
     PÂMELA BATISTA LISBOA
     Pedagogia I
     
















Educação em Esparta e Atenas



A tecnologia de fato é um dos recursos indispensáveis para execução de qualquer  área de trabalho, utilizando deste meio, acadêmicas  do I º semestre de pedagogia  utilizaram deste recurso, através de um vídeo,produzido por elas para, apresentação de um trabalho sobre educação espartana e ateniense da matéria Historia da Educação com a professora Marineth Lima, onde foi transmitido de maneira objetiva o conteúdo desejado, focando na diferenciação Entre os dois povos Esparta e Atenas, caracterizando a Educação Espartana como o pensamento físico, com objetivo maior a força, já os atenienses  surgimento de grandes filósofos ,estudos da música, sendo eles a  força intelectual.

Pâmela Batista lisboa
Pedagogia I sementre