sábado, 4 de junho de 2011

A DISTRIBUIÇÃO DO KIT GAY NAS ESCOLAS







O MEC ( Ministério da Educação), visa vincular um material que contem Kit de DVD, com cenas de crianças e adolescentes no homossexualismo, a faixa etária do público e de 7 a10 anos, a sua distribuição estava prevista para o 1° semestre de 2011. Por esse motivo entidades evangélicas de várias denominações foram contra a distribuição desse material e organizaram um manifesto pacifico em frente ao planalto no dia 1 de Junho, 4° feira com mais de 1 milhão de assinaturas em mãos eles protestavam contra a inserção de tal material nas escolas, segundo o Pastor Silas Malafaia são leis que ferem as doutrinas bíblicas. Mas já foi publicado pela Presidente Dilma Rousseff que vetou a veiculação das cartilhas gays alegando que os vídeos eram impróprios para a educação, pois á Presidente antes de assumir o mandato assinou um documento de que não aprovaria leis que ferisse os princípios cristãos. Sem dizer que milhões dos cofres públicos foram gastos para produzir tais matérias, sendo que a educação necessita de investimentos prioritários como a infraestrutura das escolas, a distribuição de merenda de qualidade para os alunos e bons professores que ensinem princípios para a vida intelectual para um bom convívio na sociedade.   


Iana Cristina Pimentel

ESTADO DO TAPAJÓS


Sou a favor da criação do Estado do Tapajós pelo simples fato de ser necessário dividir o Estado do Pará com o propósito de melhorar a sua administração. É preciso criar um outro estado para que as decisões sejam tomadas mais próximas das cidades do oeste do Pará, trazendo crescimento e melhorias para todas essas cidades. Criando-se o Estado do Tapajós, as cidades do oeste do Pará terão a oportunidade de crescer e melhorar o desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, gerando lucro e renda. Por isso para ver o Estado do Tapajós crescer, vote SIM no plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. 
                                                  
                                                                                               HILMA BITAR.

PROFESSORES E ALUNOS






APRENDER SE TORNA MAIS INTERESSANTE QUANDO O ALUNO SE SENTE COMPETENTE PELAS ATITUDES E METÓDOS DE MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA. SABEMOS QUE É BOM OU DESEJAVEL MANTER UMA BOA RELLAÇÃO COM OS ALUNOS NA CLASSE. O PROFESSOR DEVE FUNCIONAR COMO UM FACILITADOR DO ACESSO AS INFORMAÇÕES, COMO UM BOM AMIGO QUE AJUDA O ALUNO A CONHECER O MUNDO E SEUS PROBLEMAS, DE FORMA QUE O ALUNO POSSA CAMINHAR COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E, CONSEQUENTIMENTE DE AÇÃO.
MAS COMO QUEBRAR ESTE PARADIGMA: PROFESSOR- ALUNO. QUANTOS PROFESSORES SENTIRAM NA PELE A DESCRIMINAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS EM RELAÇÃO OA SEU PAPEL NA SALA DE AULA? QUANTOS PERGUNTARAM O QUE ESTOU FAZENDO AQUI? POIS NÃO HÁ DESCRIMINAÇÃO SÓ DA PARTE DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DO ALUNO, TALVÉS ISSO VEM ACONTECENDO AO LONGO DOS TEMPOS DEVIDO O COMPORTAMENTO DE ALGUNS PROFESSORES
O PRAZER PELO APRENDER NÃO SURGIR ESPONTANEAMENTE NOS ALUNOS, POIS NÃO É UMA TAREFA QUE SE CUMPREM COM SATISFAÇÃO, SENDO EM ALGUNS CASOS ENCARADOS COMO OBRIGAÇÃO. AS VEZES A SALA DE AULA PARECE UM CAMPO DE BATALHA ENTRE NAÇÕES DIFERENTES:PROFESSORES E ALUNOS PARECEM NÃO FALAR A MESMA LÍNGUA E ESTAR EM LADOS OPOSTOS.
O PROFESSOR NÃO DEVE PREOCUPA-SE SOMENTE COM O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ABSORÇÃO DE ENFORMAÇÃO, MAS TAMBÉM PELO CRESCIMENTO DO ALUNO.
O ALUNO DEVE RESPEITAR O ESPAÇO ESCOLAR E VALORIZAR O PROFESSOR, SABENDO APROVEITAR A MAGIA DO MOMENTO, O ENCANTAMENTO DO APRENDER- ENSINAR- APRENDER.
PORTANTO, O PROFESSOR HOJE É AQUELE QUE ENSINA O ALUNO APRENDER E A ENSINAR A OUTREM O QUE APRENDEU.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES.

VIII EXPOIESPES

 O projeto mundo mágico dos fantoches foi feito com muita dedicação pelos professores e alunos com o intuito de fazermos um ótimo trabalho, nos dedicamos dia e noite para ver o projeto  ser realizado, e conseguimos, o estande ficou muito bonito que chamava atenção de todos que passavam,  principalmente das crianças que ficavam encantadas com os lindos fantoches e com o teatro que fez o maior sucesso com a música do pintinho .Todo esse sucesso se deu graças aos nossos profesores que abdicaram de suas aulas para que juntos pudessemos realizar o mundo mágico dos fantoches. Nós, alunos do curso de pedagogia com muita satisfação agradecemos aos professores(as) Marinete que estava a  frente do projeto ,Simone Lorena que ficou responsável pelo teatro ,Socorro Bentes nossa cordenadora do curso de pedagogia,Viviane Echer que nos liberou de suas aulas para podermos concluir os fantoches, Amiraldo que nos ajudou como fazer as camisas dos fantoches e como postar nossos trabalhos no blog. E sem deixar de parabenizar a todos os alunos de pedagogia. A todos nós que participamos, parabéns pelo papel cumprido. Ano que vem tem mais EXPOIESPES, que venha quem vier, o curso de pedagogia estará marcando presença até breve amigos pedagogos. 
                                                                                                 HILMA BITAR.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

VII EXPOIESPES

Parabens a todos nós futuros pedagogos,que com toda força e muita garra conseguimos ganhar a VII exposição com o tema "O MUNDO MAGÍCO DOS FANTOCES"
que conseguiu buscar novas formas de ensinar a criançada.                                                                         


Acadêmica: Francisca Jamila  Aguiar Sousa

OFICINA

Oficina de fantoches
Passo a passo
Cachorrinhos de garrafas pet:
Material: garrafas pet, tesoura, cola, lã, olhos, focinhos e boca.
Corta-se a garrafa pet ao meio, utilizar a parte da boca da garrafa, começa a colagem de cima para baixo, envolvendo- a com lã. Fazer três chumaços de lã colar nos lados onde ficam as orelhas e outro na parte de cima entre as orelhas.

Pedagogia I
Acadêmicas: Ana Márcia de Jesus Farias
Karla Jaíza de Freitas Silva
Luciley Ferreira de Sousa
Avaliação pessoal da oficina
Os fantoches são bastante utilizados para dinamizar e interagir com os alunos. Devido essa importância que as turmas de pedagogia do Instituto Esperançam de Ensino Superior- IESPES para apresentar na 6ª Exposição do Empreendedorismo do IESPES- EXPOIESPES neste ano de 2011participa com o projeto abordando a temática da arte e técnica dos fantoches que busca prática para se ter um trabalho excelente além de aperfeiçoar para utilizar as técnicas na sala de aula com os estudantes das séries iniciais. Foi possível realizar a oficina de fantoche de pet, colher de madeira, onde a equipe produziu com um trabalho minucioso, ressaltando a interação e dedicação da turma.

Acadêmica: Ana Márcia de Jesus Farias- Pedagogia I
O FANTOCHE
Os dois meses de trabalho o projeto “Mundo mágico dos fantoches” foi muito importante, pois com esse trabalho foi possível avaliar que os fantoches são muito úteis, não só numa sala de aula mais nos hospitais, consultórios, asilos, praças, em vários setores. Com os fantoches podemos criar personagens para animar e educar da criança, jovens, adolescentes, adultos e até mesmo idosos.
Acadêmica: Karla Jaiza de Freitas Silva- Pedagogia I

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia 25 de maio quarta-feira, fizemos nossa primeira visita do P.I., na escola Gonçalves Dias, no bairro de Santana.
Nós estamos trabalhando com crianças de 1ª à 4ª série. Tivemos alguns contratempos, pois, temos alguns alunos que precisam de um auxílio especial, os mesmos são deficientes auditivos. No entanto, conseguimos contornar a situação. Porém, temos duas integrantes em nossa equipe, que sabem lhe dar com esse impasse.
Nosso objetivo é resgatar as brincadeiras antigas, mas a maior dificuldade será realizar as atividades, pois, constatamos que a escola não tem um espaço apropriado para a realização de recreação, o local vive uma situação precária.
Descobrimos também, que as crianças não usufruem do horário estipulado para acontecer o recreio, pois, como já foi citado, o educandário não oferece as mínimas condições para que possa haver recreação.






ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA