PRESENTE E FUTURO DA ESCOLA
A discussão atual do papel da educação ante as novas realidades econômicas, políticas e culturais, definidoras do mundo contemporâneo, faz repor os temas da pedagogia, da modernidade e das novas tarefas da escola. Há alguns anos, boa parte dos educadores críticos tinha mais convicções e certezas do que têm hoje. Embora partidários da crítica radical da modernização capitalistas instauradas sob o signo da modernidade, esses educadores investiam num projeto, também moderno de emancipação. As perguntas que nos fazemos são incômodas. Quais são as perspectivas do futuro para o qual temos de preparar os indivíduos? A educação escolar subsistirá ao impacto da sociedade da informação, das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação? Os educadores saberão confrontar as críticas pós-modernas à pedagogia, à escola e ao ensino convencional? Ainda é possível acreditar que a escola seja o lugar de desenvolvimento da razão humana, base para a liberdade intelectual e política? Tenho aqui a oportunidade de fazer um exercício de reflexão sobre essas questões, Não creio que possa trazer análises originais, nem que tenha clareza sobre saídas para as questões e dilemas. Entretanto, os estudos comprovam que a crítica do não comprimento da exigência emancipação da educação pela sociedade, colocando o conhecimento a serviço da tecnologia e meios de comunicação.
Palavra-Chave: estudos e tecnologia
Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa
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