domingo, 3 de abril de 2011

A INFORMÁTICA NAS ESCOLAS


A Informática vem crescendo co m o tempo na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais frente a essa nova tecnologia. 
Houve uma época em que as pessoas justificavam a introdução da Informática na escola. Hoje já todos concordam com à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa vem sendo assada para os alunos
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Esse assunto vem se tornando bastante  polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco problemático. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. No inicio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas fora do padrão, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. 
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
A Informática educacional como podemos notar, deve fazer parte do projeto pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Podemos, agora, tirar algumas conclusões importantes sobre a introdução da Informática na escola. Ela ocorre: 
  •    Dentro de um processo, com alguns momentos definidos;
  •        Quando existe a figura do coordenador de informática que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobilizar os professores. 
  • Quando essa introdução está engajada num projeto pedagógico, com o apoio da direção que oferece os recursos necessários

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

RESENHA

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 4 ed. São Paulo, Cortez, 2001.

Francisca Jamila Aguiar Sousa

Libâneo (2001) elabora o questionamento sobre o campo do conhecimento pedagógico, da identidade profissional do pedagogo, das questões da pedagogia, da estrutura e conhecimento pedagógico, da formação do professor pedagogo. Destacam os problemas e dilemas que persistem os velhos preconceitos ultrapassados que dificultam muita das vezes a profissão do pedagogo como educador, abre debate tentando oferecer subsídios para a discussão sobre o campo científico da pedagogia, acentua o poder pedagógico de vários agentes educativos como, por exemplo, na família, na escola, nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nos grupos humanos e organizados, aplicam-se programas, sociais de orientação sexual, recreação, cultivo do corpo e desenvolve iniciativa de formação continuada.
Segundo o autor, o pedagogo utiliza meios metodológicos com procedimentos de idéias simplistas e reducionistas, nesse entendimento apresenta a expressão de interesses sociais em conflitos na sociedade, o que vai variar educação nos diversos campos de atuação como ambiente humano, social ecológico, físico e cultural. Aborda ainda a educação informal, não formal, e a formal, associando aos processos de interação com o sentido da ação pedagógica, desenvolve teorias, acentuando de forma de cunho prático teórico da pedagogia. A pedagogia não é certamente a única área científica, tem a educação como objeto de estudo, exemplifica a sociologia, psicologia na economia e linguística.
Penso eu que tais questionamentos devem está presente nos diversos seguimentos da sociedade, principalmente porque devemos valorizar o profissional pedagogo nos seus diversos campos de atuação envolvendo-se a cada dia mais nos projetos pedagógicos, sendo voluntário nas creches, escolas com isso estaremos desenvolvendo nossos conhecimentos e ajudando na vida e no crescimento dessas pessoas.

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA PEDAGOGIA

              A INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO TEM TUDO PRA DAR CERTO,POIS A CADA DIA QUE PASSA A INFORMÁTICA VEM GANHANDO ESPAÇO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, ALÉM DO MAIS O USO DESTA TECNOLOGIA VEM TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO,POIS CHAMA A ATENÇÃO NÃO SÓ DOS ALUNOS,MAS ATÉ MESMO DOS PROFESSORES QUE FAZEM USO DESSA NOVA IDÉIA!!!
       TEM QUE ESTAR BEM ATUALIZADOS,ESTAR SEMPRE EM BUSCA DE INFORMAÇÃO NOVA, POIS A AREA DA PEDAGOGIA EXIGE MUITO ISSO,ENTÃO NADA MELHOR DO QUE UMA FERRAMENTA CHAMADO COMPUTADOR PARA FACILITAR NOSSA VIDA!

 KELEDY AVINTE SOARES

FANTOCHES

Fantoche é um brinquedo muito ultilizado no processo educativo, por ser uma brincadeira que prende a atenção de todas as pessoas, principalmente das crianças. No momento em que a história está sendo contada a criança é levada a um mundo de imaginação, estimulando todos os seus sentidos e com isso o processo educativo torna-se mais fácil. Não existe um ser humano que não viaje no momento em que um teatro de fantoches está sendo apresentado. Como as historinhas geralmente são educativas, o aluno entra naquele mundo e com isso suas dificuldades, seja ela qual for, são enfrentadas. O fantoche serve para estimular a mente da criaça, fazer com ela se socialize com os outros. Quando se olha para aqueles bonequinhos é como se a vida estivesse sendo contada de uma forma diferente do mundo em que vivemos, por isso que é fácil a criança entrar na história.
 As grandes vantagens do educador ao trabalhar técnicas com cianças no método da crianção de bonecos de fantoches, é dar oportunidades de crescimento, valorizar a capacidade da interação e aproximar a criança para a realidade a ser vivida. Pensar no agir, na mudança, no comportamento, no pensamento do que está aprendendo e realizar o sonho capaz de transformar o meio em que se vive, e a criaça busca nessas artes a identificação com elas. Por outro lado o educador tem que procurar cada vez mais fazer a interação com a criança, assim vão construindo um mundo novo cheio de expectativa e motivações. Olhar para o rosto da criança ver a felicidade, acreditar na potencialidade são verdadeiras razões para que as escolas possam cada vez mais incluir nos seus currículos essa disciplina tão agradável.
Assim, teremos dentro das escolas novos valores, pois pensar que se deve produzir homens e mulheres de personalidades, fabricar sonhos, e realizar atitudes que no futuro irão fazer da educação uma ciência mais respeitada e mais valorizada. Hoje ainda há poucas escolas que praticam com as crianças essas atividades, os professores tem plena consciência do que podem contribuir ainda mais, pois tem nas mãos os personagens mais valiosos que são o saber e a arte de criar da criança. 


 
   João Godinho e Nirlei Gomes                                                                                                                                        


O valor pedagógico doss fantoches

Todo ato pedagógico é muito importante para o ensino e aprendizagem da criança, principalmente quando usamos fantoches para ensinar. Na infância as crianças possuem uma grande capacidade de imaginar e aprender. Usando essa forma didática, a criança tem mais facilidade para assimilar e internalizar contúdos de uma forma lúdica, tornando o aprendizado mais significativo. O fantoche é um ótimo material didático para o crescimento da criança, ele desenvolve a imaginação e a criatividade.   Usando de forma educativa o fantoche é mais que um simples boneco inanimado, porém na mão do educador, ele se transforma de forma mágica e lúdica em um personagem real. Os fantoches são extremamente envolvente, é ai que a criança cria um mundo de fantasia interagindo com outras crianças onde compartilham alegrias, emoções, mostrando sua personalidade.


                                                                                    Hilma Bitar.

PEDAGOGIA E PEDAGOGO PRA QUÊ

Resenha
LIBÂNEO, José C. Pedagogia e Pedagogos, Para quê?.São Paulo: Cortez, 2001.                                                                            
                                                                                                              Keledy Avinte Soares
       O livro de Pedagogia e Pedagogos, Para quê? Libâneo comenta sobre algumas dificuldades enfrentadas na área da pedagogia como: salário baixo, desvalorização profissional, falta de condições de trabalho, falta de profissionalismo e outros. Porém, para ele ninguém escapa da pedagogia, ela estar em casa, na rua, na igreja, ou na escola. O ensino escolar não é a única prática, e nem o professor profissional não é o único praticante. Pedagogia é o modo como se ensina, é o uso de técnicas de ensino, ela é um campo de conhecimento sobre a problemática e historicidade, uma diretriz orientadora da ação educativa. Os processos que constituem a Pedagogia são: educação informal, não formal e formal.
      Pedagogos são professores de todos os níveis de ensino, e os demais profissionais que ocupam de domínios e problemas da prática educativa. A formação deles é através do curso de Pedagogia, um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender as demandas socioeducativas de tipo formal, informal e não formal decorrente de novas realidades como: novas tecnologias, atores sociais, ampliação da forma de lazer, mudanças nos ritmos de vida e profissionais, presença dos meios de comunicação e informação, não apenas na gestão, supervisão e coordenação pedagógicas de escolas, administração, planejamento educacional, movimentos e programas sociais, empresas, instâncias de educação de adultos, psicopedagogia, orientação educacional, serviços para a terceira idade, serviços de lazer e animação cultural, televisão, rádio, vídeos, filmes, brinquedos, e etc.
       Acredito que Pedagogia é importante para todos como disse Libâneo “ninguém escapa da educação”. Não é só na escola que encontramos, mas sim em todo o nosso meio de convivência, no ônibus, em casa, em praça pública, ou seja, todos nos envolvemos no meio da educação. Pedagogia é o modo de ensinar, usar as técnicas de ensino. Libâneo também cita uma questão muito importante da educação que para ele é aprender, ensinar, aprender e ensinar, saber, fazer, para ser ou para conviver.  Não há uma forma específica de educação, a escola não é o único lugar onde se aprende. Infelizmente a Pedagogia ainda não é bem valorizada profissionalmente. Mas assim como as outras áreas Pedagogia também precisa de um curso superior para se qualificar, e para dar poder atuar nos campos da educação.
  KELEDY AVINTE SOARES

Afinal, o que o jovem quer da escola?

O instituto UNIBANCO promoveu o I forum de agentes jovens com o objetivo de saber: Afinal de contas, o que o jovem quer da escola? E as respostas foram as seguintes:
  • Que a escola seja um lugar agradável, atrativa e acolhedora; que privilegie o dialogo e inclua em sua prática diária temas interessantes para serem trabalhados a partir da sondagem junto aos alunos; e dê oportunidade para que os professores possam desenvolver práticas inovadoras em sala de aula.
  • Que as aulas sejam dinâmicas, com professores capacitados no uso de internet, data show, video e som, despertando o interesse do aluno em aprender e não sair da escola.
  • Que seja criado um espaço de diálogo entre gestores, professores, funcionários e alunos para que novas ideias surjam, para que a participação do aluno seja fundamental e para que haja interesse e permânencia na escola.
Através desse resultado, podemos constatar que a informática e a tecnologia são ferramentas importantíssimas para implementação de uma nova forma de educar o nosso aluno, envolvendo-o com tecnologia, informação e aprendizado, despertando e aumentando nele o interesse de continuar na escola ajudando a evitar a evazão escolar.   

                                                 Material retirado do encarte especial da revista Nova Escola. n. 240. março, 2011. Porque você perde seus alunos?


                                                                               Hilma Bitar.