Fantoche é um brinquedo muito ultilizado no processo educativo, por ser uma brincadeira que prende a atenção de todas as pessoas, principalmente das crianças. No momento em que a história está sendo contada a criança é levada a um mundo de imaginação, estimulando todos os seus sentidos e com isso o processo educativo torna-se mais fácil. Não existe um ser humano que não viaje no momento em que um teatro de fantoches está sendo apresentado. Como as historinhas geralmente são educativas, o aluno entra naquele mundo e com isso suas dificuldades, seja ela qual for, são enfrentadas. O fantoche serve para estimular a mente da criaça, fazer com ela se socialize com os outros. Quando se olha para aqueles bonequinhos é como se a vida estivesse sendo contada de uma forma diferente do mundo em que vivemos, por isso que é fácil a criança entrar na história.
As grandes vantagens do educador ao trabalhar técnicas com cianças no método da crianção de bonecos de fantoches, é dar oportunidades de crescimento, valorizar a capacidade da interação e aproximar a criança para a realidade a ser vivida. Pensar no agir, na mudança, no comportamento, no pensamento do que está aprendendo e realizar o sonho capaz de transformar o meio em que se vive, e a criaça busca nessas artes a identificação com elas. Por outro lado o educador tem que procurar cada vez mais fazer a interação com a criança, assim vão construindo um mundo novo cheio de expectativa e motivações. Olhar para o rosto da criança ver a felicidade, acreditar na potencialidade são verdadeiras razões para que as escolas possam cada vez mais incluir nos seus currículos essa disciplina tão agradável.
Assim, teremos dentro das escolas novos valores, pois pensar que se deve produzir homens e mulheres de personalidades, fabricar sonhos, e realizar atitudes que no futuro irão fazer da educação uma ciência mais respeitada e mais valorizada. Hoje ainda há poucas escolas que praticam com as crianças essas atividades, os professores tem plena consciência do que podem contribuir ainda mais, pois tem nas mãos os personagens mais valiosos que são o saber e a arte de criar da criança.
João Godinho e Nirlei Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário