domingo, 3 de abril de 2011

A INFORMÁTICA NAS ESCOLAS


A Informática vem crescendo co m o tempo na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais frente a essa nova tecnologia. 
Houve uma época em que as pessoas justificavam a introdução da Informática na escola. Hoje já todos concordam com à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa vem sendo assada para os alunos
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Esse assunto vem se tornando bastante  polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco problemático. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. No inicio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas fora do padrão, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. 
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
A Informática educacional como podemos notar, deve fazer parte do projeto pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Podemos, agora, tirar algumas conclusões importantes sobre a introdução da Informática na escola. Ela ocorre: 
  •    Dentro de um processo, com alguns momentos definidos;
  •        Quando existe a figura do coordenador de informática que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobilizar os professores. 
  • Quando essa introdução está engajada num projeto pedagógico, com o apoio da direção que oferece os recursos necessários

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

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