FANTOCHE DE TECIDO – Para confeccionar esse tipo de fantoche são utilizados tecidos variados, tesoura para cortar os moldes, cola de acordo com o tecido usado, olhos de bonecos para dar característica de pessoa ao fantoche, agulha e linhas de costura para fazer o acabamento. Primeiramente desenha o molde no tecido escolhido para o corpo, rosto, braços e pernas. Em seguida cortar as partes da frente e as de trás e costurar para dar formato ao boneco. Colasse os olhos, nariz e boca se preferir faça tiras de lã para o cabelo. E aí esta o fantoche de tecido pronto para ser usado em trabalhos educativos.
FANTOCHE DE CAIXA DE LEITE – Para confeccionar os fantoches é necessário caixa de leite (longa duração), lã ou papel crepom, folhas de papel coloridas e papel sulfite, cola tesoura, fita crepe ou durex. Lava a caixa, corte uma frente e as duas laterais coloquem a mão dentro da caixa para verificar movimentação da articulação. Encape a caixa por fora de uma cor papel de sua preferência usando a fita crepe. Na parte interna cole papel vermelho identificando a boca (se quiser coloque um pedaço de papel de outra cor para a língua). Desenhe os olhos, o nariz e sombras celhas. Faça o cabelo de lã ou papel crepom. Agora é só se divertir preservando a natureza e reciclando caixas de leite.
O fantoche é um material didático criativo para educar através de histórias fictícias e reais. Ajuda no aprendizado de crianças com necessidades especiais e facilita o trabalho do professor (a) focalizando a atenção da criança e sua coordenação motora envolvendo a mesma na confecção dos fantoches.
Iana Cristina Cardo Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário