quarta-feira, 6 de abril de 2011

FANTOCHES

Quando falamos em fantoche, o que nos vem à mente é um mundo imaginário, repleto de coisas boas. Essa é a visão de muitos e por isso que não existe uma pessoa que não seja atraído pelas historinhas contadas através desses brinquedos. O fantoche tornou-se uma brincadeira indispensável nas escolas, porque faz com que a criança se prenda naquele mundo apresentado e isso facilita muito no processo educativo. Além disso, ele serve para estimular a mente da criança, ajuda na socialização dos alunos com timidez, no processo de crescimento e faz com que ela encare o mundo de forma mais divertida, para poder enfrentar as dificuldades que a vida lhe mostrará.
Nirlei Gomes

A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES PARA FINS PEDAGÓGICOS OU SOCIAIS

Para fins pedagógicos, a escola utiliza o computador como ferramenta, independente de qual seja sua abordagem. A escola usa o computador para complementos disciplinares ou projetos educacionais. Já para fins socias, a escola preocupa-se em repassar para os alunos alguns conceitos tecnológicos. É importante que o computador seja utilizado nas duas finalidades, pois se usado apenas na abordagem  pedagógica, o aluno pode não ter um aproveitamento bom, como por exemplo não saber  sequer ligar o computador. Esse, usar o computador apenas para fins sociais, o aluno pode saber utilizar o editor de textos, planilha eletrônica, ou qualquer outro aplicativo e não saber relacioná-los com sua vida. Então, a prática indicativa é conciliar os enfoques pedagógica e social para que o aluno não saia perdendo de nenhum lado.

INCLUSÃO DIGITAL

   As tecnologias de informação e da comunicação são ferramentas preciosas, sendo utilizados nas iniciativas de superação, de desigualdades e no favorecimento da inclusão social. O espaços digitais e virtuais influenciam a vida das pessoas nos diversos ambientes: profissional, educacional, social e familiar.
   Mas o que é inclusão digital? É  a disponibilizar acesso ás informações e a internet a uma porção significativa da população, democratizando, assim a informática em diferentes níveis de ação educacional.
   Os impasses a serem resolvidos são: favorecer o acesso dos cidadãos ao mundo através de toda a tecnologia disponível buscar resultados positivos na transformação de ações individuais e coletivas e construir conhecimanto de crianças, jovens e adultos, ampliando um universo social para todos dando oportunidade a formação de cidadãos independentes de todos os resultados tecnológicos que promovem o desenvolvimento de uma nação. 

Acadêmica: Iara Lúcia Caldeira Corrêa

A PEDAGOGIA

A Pedagogia é uma área muito ampla, porque podemos encontrá-la em casa, na comunidade, na escola e até nas empresas. Ela abrange todos os campos da sociedade, não podemos esquecer, que o nosso professor das séries iniciais também era um pedagogo e ele contribuiu muito em nossa formação, trabalhando junto com nossa família através de projetos que o curso ensina. O pedagogo tem um papel importantíssimo na formação do caráter da criança, por isso, que essa área é investigadora, justamente para encontrar sempre soluções de problemas que parecem difícil de solucionar. A Pedagogia trabalha com pessoas, logo esse profissional necessita de muitas estratégias para aplicar em seu trabalho.
Nirlei Gomes

A IMPORTANCIA DA INFORMATICA

Em nossos dias,a importancia da informatica tem sido tão divulgada que seria desnecessário tecer maiores comentarios a esse respeito.A própia disseminação dos computadores-em especial,dos micros tem proporcionado mudanças nos ambientes de trabalho,melhorando a qualidade de serviços execultado.é importante,pois conhecer esta tecnologia para exploré-la melhor,conhecendo seus recursos e limitações.As inovações em circuitos integrados digitais comunicaram com o lançamento dos microcomputadores,pela INTEL(empresa norte-americana).Os microcomputadores distinguem-se dos demais circuitos,integrados,devidos á suas caracteristicas de poderem ser programados.quando combinam com "chips''de memória e de suporte,alem de componentes discretos,internalizam todas as funções de uma UCP(unidade central de processamento)dando origem ao microcomputadores.A dificulsão dos microcomputadores teve um importante impacto sobre a estrutura da industria internacional de computadores.A disponibilidade de fazer uso direto das inovações da microinfórmatica  com os microcomputadores permitiu a criação de novas empresas,devido ás reduzidas barreiras para entrada nesse mercado,associando ao explosivo crescimento da desmanda por tais produtos nos últimos anos.
Ladhy Dayane Freire nascimento.

APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Segundo a autora Sanmya Tarjra a utilização de computadores nas escolas acontece de duas formas: por Disciplina e por projetos educacionais. A por disciplina é uma modalidade que os professores utilizam o computador como reforço, complementação ou sensibilização para os conteúdos abordados em sala de aula. É uma função isolada, de interesse específico do professor, conforme a disciplina que ele ministra. A por projetos educacionais é onde a informática é envolvida num plano mais abrangente, uma vez que, em muitos casos, implica numa mudança de postura da escola no tocante às fontes de interesse dos alunos. A utilização da informática permeia as disciplinas integradas aos temas geradores de propostas de projetos. Nos projetos educacionais, o aluno precisa saber elaborar uma pesquisa para o projeto e apresentá-la, e o professor deve apresentar um tema, discutir sobre os conhecimentos que os alunos tem a respeito desse tema, os alunos devem elaborar um roteiro para estudo e pesquisa do tema. Enfim, para projetos educacionais o aluno e o professor devem ser aliados para que haja o sucesso na elaboração de projetos e no uso de computadores.
Ana Carla Auzier dos Santos

ORIGEM E OBJETO DE ESTUDO


A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática própria. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental. Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena. No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão éticapolítica. Para ele, o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. 

Acadêmica: Jane Cristina Reis dos Santos