NA METODOLOGIA DE ENSINO PROPOSTA E APLICADA POR PAULO FREIRE, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PASSA PELAS SEGUINTES ETAPAS:
1- LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR- AS PALAVRAS A SEREM ESTUDADAS, CHAMADAS POR ELE DE”PALAVRAS GERADORAS” DEVEM SAIR DO UNIVERSO DOS ALUNOS.
2- SELEÇÃO DE PALAVRAS GERADORAS- A PALAVRA DEVE ESTIMULAR O LADO INTELECTUAL E AFETIVO DO GRUPO E DEVE-SE OBSERVAR A SUA RIQUEZA FONÉTICA, DIFICULDADE FONÉTICA E ASPECTO PRAGMÁTICO DA PALAVRA.
3- CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES EXISTENCIAIS DO GRUPO, COM POSSIBILIDADE DE DISCURSSÃO SOBRE O ASPECTO PESSOAIS, REGIONAIS E NACIONAIS- CADA SITUAÇÃO GERA UMA PALAVR, QUE É DECODIFICADAPELO GRUPO.
4- ELABORAÇÃO DE FICHAS COM AS FAMÍLIAS SILÁBICAS- AS FICHAS AJUDAM NA FORMAÇÃO E CRIAÇÃO DE PALAVRAS E INICIAM O ALUNO NO PROCESSO DA ESCRITA.
5- FICHAS DE CULTURA – A CULTURA DO GRUPO É REPRESENTADA EM FICHAS, QUE SÃO DECODIFICADAS E DISCUTIDAS NO CÍRCULO DE CULTURA.
NOS ANOS 1980, O METÓDO GANHOU O FORMATO DE CADERNOS COM TEXTOS E “PALAVRAS GERADORAS” E FICARAM CONHECIDAS COMO “CADERNOS DE CULTURA”. JÁ NOS ANOS 1990, NOVOS ESTUDOS SURGIRAM NA ÁREA DA ESCRITA COM DESTAQUE PARA EMÍLIA FERREIRA E ANA TEBEROSKY, QUE CONFIRMARAM ALGUNS PROCESSOS APRESENTADOS POR FREIRE.
ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS
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