sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tendência Liberal Tradicional

        Segundo esse quadro Teórico, a Tendência Liberal Tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral.De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.
       Quanto aos pressupostos d aprendizagem a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.
       No ensino da Língua Portuguesa parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento.Os seguidores dessa corrente lingüista, em razão disso, preocupa-se com a organização lógica do pensamento, o que presume a necessidade de regras do bem falar e do bem escrever.Segundo essa concepção de linguagem, a gramática tradicional ou normativa se constitui no núcleo dessa visão do ensino da língua, pois vê nessa gramática uma perspectiva de normalização lingüística, tomando como modelo de norma culta as obras dos nossos grandes escritores clássicos.Portanto, saber gramática, Teoria Gramatical, é a garantia de se chegar ao domínio da língua oral o escrita.
      Assim predomina, nessa Tendência Tradicional, o ensino d gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno. Os conteúdos são organizados pelo professor numa sequencia lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
karla Jaiza de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário