Ana Carla Auzier dos Santos
Iana Cristina Cardoso Pimentel
Segundo a professora Claúdia Beatriz Souza de Jesus(2005, p. 86-87), no projeto "Prática leitora através do brinquedo", observou que as crianças utilizam brinquedos independente de sua condição econômica. Partindo dessa iniciativa iniciativa das crianças, de construir seu próprio brinquedo, o próprio foi desenvolvido. Segundo ela, a prática pedagógica, centrada no lúdico, estimula as crianças a perceberem como construtoras do próprio conhecimento.
O ato de brincar integra seus interlocutores a despertar a curiosidade, proporciona a aprendizagem sobre a realidade, sendo o brincar "uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia" (RCNEI, VOL.2).Brincando a criança estabelece relações com o mundo dando significado às coisas que lhe são pertinentes dentro do seu cotidiano.
Acreditamos que o lúdico é fundamental para a formação da criança, é através dos brinquedos que eles podem expressar os seus desejos e necessidades, aprendendo a cuidar dos seus brinquedos. Atividades em grupo despertam a troca de informações entre as crianças e com isso as mesmas tem uma auto-estima mais elevada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário