Juliana Malcher de Lima
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?.São Paulo: Cortez,1997.
Segundo Libâneo, os movimentos e organizações de educadores que vêm sustentando o debate sobre os cursos de pedagogia e licenciaturas, desde o inicio da década de 1980, onde exerceram papel significativo na luta pela valorização do profissional da educação, além disso a faculdade de educação teria dois cursos distintos: o primeiro formaria o pedagogo e o outro os licenciados para docência no ensino fundamental e no 2°grau, o pedagogo obteria especializações através de habilitações, entre elas a de pedagogia escolar(desdobrando-se conforme o caso nas habilitações convencionais ou outras), já o licenciado obteria habilitações para: a)docência no curso de magistério; b)docência das disciplinas de 5° à 8° serie e 2°grau; c)docência das series iniciais do ensino fundamental; a primeira regulamentação do curso de pedagogia no Brasil, em 1939, prevê a formação do bacharel em pedagogia, conhecido como “técnico em educação”; a legislação em vigor estabelece que o formado no curso de pedagogia recebe o titulo de licenciado; sendo que, a partir dos anos 1980 destaca-se a atuação do movimento de reformulação dos cursos de formação do educador cuja atividade perdura ate hoje na Anfope, também foi reafirmada a idéia de que o curso de pedagogia é uma licenciatura, que contribui para descaracterizar a fomação do pedagogo stricto sensu.
Portanto a pedagogia é uma área de conhecimento que investiga a realidade educativa, no geral e no particular, possibilitando aos educadores uma visão ampla e objetiva quanto às praticas educativas, tanto no aprender quanto no ensinar; já o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da pratica educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica, esses educadores que darão destino á pedagogia, ensinando o que aprenderam através de seus cursos, mostrando sua eficiência e colaboração, para o ensino de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário