segunda-feira, 4 de abril de 2011

CARÁTER PEDAGÓGICO DA PRÁTICA EDUCATIVA



LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que?, 2 ed. Cortez. São Paulo, 2001.

Jane Cristina Reis dos Santos


Libâneo, fala do caráter pedagógico da prática educativa, e afirma que a pedagogia, a par de sua característica é de cuidar dos objetivos e formas metodológicas e organizativas de transmissão de saberes e modos de ação em função da construção humana, refere-se, explicitamente, a objetivos éticos e a projetos políticos da gestão social.
Acrescenta ainda que a educação associa-se, pois, a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
Percebo que, o campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo, estão voltados para o campo investigativo, utilizando-se de metodologias dentro desse conhecimento, onde se busca também inovações que estejam inseridas num contexto social acompanhados de objetivos específicos, para o amplo entendimento em cada área de atuação, e com isso adquirirem-se práticas inovadoras de intelectualidade nesse ambiente social.    



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