O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo
As questões referentes ao campo da pedagogia, da estrutura do conhecimento pedagógico, da identidade profissional do pedagogo, do sistema de formação de pedagogos e professores, frequentam o debate em todo o país há quase vinte anos nas várias organizações científicas e profissionais de educadores. Os problemas e dilemas continuam, persistem velhos preconceitos, mantem-se apego a teses ultrapassadas. E o que se pode ver por exemplo na insistencia em temas como a docencia como base da identidade profissional de todo educador, a divisão do trabalho na escola. Junto a essas dificuldades, é visível que a profissão de pedagogo, como a de professor, tem sido abalado por todos os lados. Esses fatores, por sua vez, rebatem na desqualificação academica da área, fazendo com que docentes e pesquisadores de outras áreas desconheçam a especificidade da pedagogia, embora a critiquem.
O mundo assiste hoje a intensas transformações, como a internacionalização da economia, as inovações tecnológicas em vários campos como a informática, a microeletronica, a bionergética.
Essas transformações tecnológicas e científicas levam à introdução, no processo produtivo, de novos sistemas de organização do trabalho, mudança no perfil profissional e novas exigencias de qualificação dos trabalhadores, que acabam afetados os sistemas de ensino.
Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa
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