domingo, 5 de junho de 2011

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Nos anos oitenta e noventa pode-se observar uma preocupação com uma educação que tenha pressupostos para uma reflexão crítica; percebe-se a necessidade de compreendê-la de maneira não-alienada dos aspectos sociais.
Neste período da história brasileira há um vislumbre da democratização do Estado, com eleições diretas para os governantes e a formulação de uma nova Constituição Federal. Conclui-se que a educação deve ter como característica primordial o questionamento da sociedade em que ela está inserida; esta mesma sociedade que a própria educação reproduz.
Autores da época evidenciam que o papel, até então, desempenhado pela escola, seria o de reprodução de uma sociedade de classes, com o reforço do modo de produção capitalista; tais idéias são advindas da influência dos conceitos de Marx.
Como a tendência crítico-social dos conteúdos parte da análise reflexiva e crítica do contexto sócio-cultural, ela vem com uma crítica ao sistema de produção vigente na sociedade e, portanto, encontra resistência por parte da classe dominante.
Cada diferente tendência pedagógica percebe o aluno, o mundo, a sociedade, o professor e os diversos aspectos educacionais de maneira diferenciada; a tendência progressista que é objeto de estudo deste trabalho possui enfoques específicos a respeito do mundo, da sociedade, da escola, do processo ensino-aprendizagem, dos sujeitos e componentes que e participam de todo este processo

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

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