domingo, 5 de junho de 2011

INCENTIVO A LEITURA


O autor Richard Bamberger norteia sua pesquisa na questão da motivação para com a leitura. Os conceitos de motivação e interesse são usados em pesquisa praticamente com o mesmo significado. Em motivação pensamos mais em impulsos e intenções que orientam o comportamento, e com um seguimento de atitudes e experiências emocionais determinam parte dos interesses. Ambos, de acordo com cada indivíduo, refletem no seu modo de vida total. Muitas vezes, o que uma criança aprende ou deixa de aprender na escola depende mais dos seus interesses do que da sua inteligência. Isso se evidencia não só no  bom rendimento que a criança apresenta em seus assuntos favoritos, mas também na escolha que ela faz de suas atividades nos momentos de lazer. De acordo com a pesquisa tirou as seguintes conclusões: 1) A primeira motivação para ler é simplesmente a alegria de praticar habilidades recém-adquiridas, o prazer da atividade intelectual recém-descoberta e do domínio de uma habilidade mecânica. 2) A leitura impulsiona o uso e o treino de aptidões intelectuais e espirituais, como a fantasia, o pensamento, a vontade, a simpatia, a capacidade de identificar etc. 3) A leitura suscita a necessidade de familiarizar-se com o mundo, enriquecer as próprias ideias e ter experiências intelectuais. 4) Tais motivações e interesses íntimos, geralmente não percebidos conscientemente pela criança, correspondem a concepções definidas de sua experiência. Essas motivações para ler e os interesses de leitura entrecruzam-se; não obstante, o professor deve tentar descobrir os impulsos e interesses dominantes do jovem leitor.
Palavras- chave: motivação, interesses
Acadêmica: Geisa Oliveira Carvalho

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