Segundo Vitória Líbia (pag.50, 2004), não existe uma fórmula mágica para essa construção, alguns se formam no seio da família, outros na instituição de educação infantil ou na escola ou outros lugares, para Vitória Líbia as escolas públicas não oferecem suporte necessário para uma boa aprendizagem, pelo motivo das crianças aprenderem primeiro a escrever depois a ler, além de não terem o hábito da leitura, por não terem preparação para saber interpretar. Para a autora não tem lógica ler sem saber interpretar, nesse contexto dedica seu texto aos professores, para cultivarem a leitura na sala de aula, pois os alunos tem que desfrutar dos recursos que a leitura pode oferecer ao indivíduo, já assim trabalhando no desenvolvimento de cada criança, motivando sua imaginação. A leitura é um dos princípios mais importantes da nossa educação, através dela aprendemos a compreender os textos e saber explaná-los diante dos alunos, fazendo com que eles aprendam a técnica da leitura, ela também está relacionada com a ordem e a importância das ideias, e revela aspectos essenciais para a compreensão do texto, e favorece um aprendizado sistematicamente ótimo a partir do ensino fundamental ou do início do ensino médio. Portanto, ela está presente em tudo que vemos e fazemos na sociedade, sendo um dos meios mais importantes para a educação, comunicação e compreensão do ser humano, que manifesta suas ideias e seus questionamentos e pensamentos sobre os diversos assuntos, que são demonstrados por meio da escrita e da leitura.
Palavras-chave: leitura e escrita.
Acadêmica: Pâmela Batista Lisboa
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