domingo, 1 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS FANTOCHES NA ARÈA PEDAGÓGICA


A aula que tivemos com a professora Eliete foi de grande aprendizado, onde foi demonstrado vários tipos de fantoches, ela também nos auxiliou a fazê-lo com total responsabilidade. O  fantoche tem uma grande importância na área pedagógica  porquê através dele podemos ensinar histórias, músicas, e etc. Os professores não podem ensinar fatos que tenham a violência. Portanto, essa aula vai servir para nossa profissão.
Juliana Malcher de Lima
Com o desenvolvimento do uso dos fantoches nas salas de aula e principalmente na área da pedagogia cresceu muito o interesse em aprofundar-se cada vez  mais nos estudos. Através dos fantoches  é muito mais fácil e interessante chamar a atenção dos alunos, do publico, etc. É uma forma de atrair o público a participar e interagir. A importância dos fantoches gera uma participação de ambos,  onde o público interagem com o manuseador. E o melhor disso é que o uso dos fantoches não são utilizados somente nas escolas, mas também em festas de aniversários infantis, projetos escolares, programas educacionais e outros.
Keledy Avinte Soares
Aprender a criar fantoches teve uma grande importância para a área pedagógica, pois agora poderemos enriquecer o nosso trabalho quando nós atuarmos na educação. Sem falar que teve um lado bastante positivo pois através dos fantoches poderemos contar histórias e passar para as crianças um lado positivo e com isso elas poderão ter um aprendizado mais dinâmico.
Roberta
Os fantoches além de serem um meio divertido de ser repassado os assuntos, é um ótimo instrumento para ser trabalhado com crianças, na forma que as histórias representado pelos fantoches, mechem com o imaginário infantil, dando consequência no envolvimento das crianças com o melhor aprendizado sobre o tema abordado, nesse contexto os fantoches são indispensáveis para a área pedagógica, por ser um excelente transmissor de informações por esse motivos é fundamental que o profissional sempre passe temas positivos para seus alunos.
Pâmela B. Lisboa
Através do aprendizado adquirido na oficina de fantoche posso levar para sala de aula algo simples de fazer mas de grande importância para o desenvolvimento educacional dos meus alunos. Além de estimular a imaginação deles através das historinhas contadas pelos fantoches e promover a união da turma.
Nirley
A fabricação de fantoches realizado pelas turmas de Pedagogia do Iespes que terá  amostras na expoiespes. Os fantoches nos ajudaram a ensinar  crianças brincando sobre higiene, meio ambiente, vacinas e outros.
Malba Cecília
Agora iremos mostrar como se faz um fantoche de caixa:
  • Materiais:


  1. CAIXA DE SAPATO
  2. FITA DUREX
  3. RÉGUA
  4. E.V.A
  5. COLA
  6. TESOURA
  • COMO FAZER?
PRIMEIRO PASSO:CORTE A CAIXA AO MEIO.

SEGUNDO PASSO:ENCAPE A CAIXA COM A COR DE FOLHA DO E.V.A DESEJADO.

TERCEIRO PASSO:COLE AS DUAS MÃOS E OS DOIS PÉS.

QUARTO PASSO:FAÇA A BOCA COM O E.V.A E COLE BEM NA ABERTURA DO MEIO DA CAIXA.

QUINTO PASSO:COLE A LÍNGUA DENTRO DA BOCA E DEIXE UMA PONTA PARA FORA.

SEXTO PASSO: FAÇA OS OLHOS COM CORES VARIADAS DE E.V.A.

SÉTIMO PASSO:COLOQUE ALGUNS ENFEITES COMO:LAÇO,FLOR,BONÉ,MAQUIAGEM E ETC.CONFORME FOR SUA CRIATIVIDADE!


                                O fantoche é um ótimo material didático para o desenvolvimento da criança, pois estimula e desenvolve a imaginação e a criatividade da mesma.Usando de forma educativa, o fantoche é mas que um simples boneco para a criança, ele é um personagem que se transforma de forma mágica e lúdica em algo real. Os fantoches não podem ser manuseados de forma que incentive a violência, ele deve ser usado com objetivo de ensinar,educar ,criar boas maneiras e interagir com outras crianças onde  compartilharão alegrias e emoções, mostrando sua personalidade.


                                                                                                   HILMA.