sábado, 11 de junho de 2011

AVALIAÇÃO NÃO É AMEAÇA

As provas devem servi para acompanhar o processo de aprendizagem do aluno,e nunca ser temidas como sentença.
Jugamento e estimativas são sempre nocessários.Um simples olhar       avalia uma vaga de estacionamento ou a deselegância de um gesto.Uma rápida operação mede a pressão arterial ou verifica o saldo bancário.Somente a análise complexa,no entanto,diagnostica um paciente ou uma grande organização.A valiação educacionais,por sua vez, verificam habilidade de alunos e o desempenho de redes escolares.Os objetivos,nesse caso,são tão diferentes quanto os de exames, médicos que orientam tratamento ou de provas para certificar profissionais e classificar serviços.
As avaliações mais importantes são as que orientam o ensino,integradas ao processo de aprendizagem,e não simples provas periódicas

Revista:Nova Escola
                                                                   LUCILEY FERREIRA

A CHAVE É O APRENDIZADO

Muitos além de administrar a burocracia, o que se espera dos gestores hoje é criar condições para que os alunos avancem.
Durante muito tempo,dizia-se que a função do diretor era administrar a burocracia.Felizmente, isso está mudando.Há alguns anos vem ganhando forças a idéia de que a principal tarefa é fazer o que se convencionau chamar de gestão da aprendizagem.Ou seja,o que realmente importa é resgatar a função primordial da escola:garantir a criação de um ambiente agradável em que todos os alunos (sem exceção) consigam avançar.Essa é uma das conclusões de uma enquete realizada em parceria entre a Fundação Victor Civita eo Ministerio da Educação (MEC).

Revista:Nova Escola                                                


                                                      LUCILEY FERREIRA

LEITURA


Gibis podem ser  usados em sala de aula?Como?
Sim.As histórias em quadrinhos são terramentas de incentivos a leitura, seja lá qual for a idade do leitor.A associação de texto e imagens torna o ato de ler mais atraente  e os elementos gráficos (como os baloes e as expressões faciais dos personagens)facilitam a compreensão da trama.
Como abordam variados tems-aventuras especiais,convivência entre animais etc.-,permitem que professores de diferentes áreas trabalhem com um amplo leque de informação.Enredos de ficção    científica,por exemplo, podem ser o ponto de partida para o debate de assunto relacionados a disciplina de Ciências.O importante para usá-los corretamente é criar a estratégia adequada,combinando as especificidades do conteúdo,o tema da história e as características dos estudantes(a faixa etária,o nivel de conhecimento e capacidade de compreensão).
     
Autor:kennedy Xavier Soares,Manaus,Amazonas

Revista:Nova Escola
Ano XXIV n 219 jan/fev 2009
                                                                                           HILMA BITAR


DIREITO DE LIBERDADE

* Liberdade da pessoa fisica; de ir e vim 
*Liberdade de pensamento; liberdade de opinião propia 

*Liberdade de ação profissional; direitos de trabalho
*Liberdade de expressão coletiva; acessos de todos a informação
*Liberdade de conteúdo econômico e social; liberdade de comercio livre 

Conter a liberdade de ação que  e a base das liberdades individuaise coletivas de igualdade.



ALUNA: KARINE SUZANE ALMEIDA

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA NAS SÉRIE INICIAIS

A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças  estejam na escola, mesmo aqueles que anteriormente foram excluídos, e para isso, as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento  para que todas as todas as necessidades dos alunos sejam atendidos,afim de possibilitar o processo de ensinamento  aprendisegem que tem direito a educação inclusiva,se orienta pela pespectiva da diversidade,  com temática e estratégia  diferenciada  com responsabilidade compartilhada por isso que não houve modificação neste aspecto, não haverá mudança  a função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento pelo professor.
 a

Acadêmica;Luciley Ferreira

DIREITO DE VIDA

DIREITO À VIDA
O direito à vida confunde-se com a dignidade da pessoa humana. Sem a vida assegurada, não a como exercer a dignidade humana e todos os direitos dela decorrentes. Assim como não basta garantir a vida como mera existencia ou substência e sim uma vida plena  de dignidade, por isso o nucleo essencial de onde se originam os demais direitos humanos reside na vida e dignidade.

ALUNA: KARINE SUZANE ALMEIDA

CULTURA


Quando se trata de definir cultura popular, algumas dificuldades são previsiveis, cultura no sentido iato, é tudo o que o homem é capaz de criar , atribuido constitutivo de individuos, grupos, povos, epocas e lugares. No entanto uma situação que via de regras aconpanhada pelo termo popular envolve a relação com universos inconpativeis e mutuamente excludentes. Em se tratando de cultura popular alguns traços são caracteristicos entre eles a rapetição , o culto aos antepassados, a valorização da memoria dos vinculos coletivos.


ALUNA: KARINE SUZANE ALMEIDA

HISTORI A DA HISTORIA

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA
A históri resulta da necessidade de reconstruirmos o passado relatandoos acontecimentos que decorreram da ação trans formadora dos individuos no tempo por meio da construção dos fatos considerados relevantes  e que serão interpretados a partir de diversos metodos.
ANTIGAS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA
Primordios, reatualizados , o relato oral registrava pela tradição os feitos dos antepassados humanos. A filosofia antiga pensando depois pela iade media, permaneceram a visão estática do mundo e a concepção essencialista do ser humano. A visão cientifica do positivismo reduz de certa forma as ciêncisas humanas. 

ALUNA: KARINE SUZANE ALMEIDA



PROCESSO DE INTEGRAÇÃO PROFESSOR ALUNO

  • Essa relação tem que ser aberta e bem próxima, não pode perceber na exposição dos grupos,quem defendia que o aluno não podia ter aproximação com o professor apresentou exemplos que envolveram uma educadora .Trazendo problemas para sua vida pessoal tendando  denegrir sua imagem isso acontec  e quando o aluno não  consegue separar amizade de profissionalismo,pois o educador éum instrumento de informação, de conhecimento,e ao mesmo tempo percebemos que o professor e o aluno tem  que ter uma  relação de interação e quando isso não acontece o aluno se sente desmotivado, isso precisa ser diferente, o  educador tem que ter um bom relecionamento para que haja um patamar de igualdade,por 
  • isso, precisa de uma relação boa, 

Academica; Luciley ferreira

HISTORIA E EDUCAÇÃO


HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Seres históricos com ações e pensamentos que enfrentam problemas da vida pessoal sendo uma experiência coletiva. A cultura que permanece, geração assimila a herança da cultura dos antepassados estabelecendo projetos de mudanças . Pensa no passado , não e exercício de saudosismo “curiosidade ou erudição”. E uma condição humana , nos compreendermos a condição humana .
PENSAMENTO.
Há muitas maneiras de regatar a memória do passado a partir de documentos, mas caberá ao historiador levantar hipóteses sobre as fontes investigadas . AUTOR DESCONHECIDO


ALUNA: KARINE SUZANE ALMEIDA

RELAÇÂO PROFESSOR E ALUNO






Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa
A relação professor-aluno representa o momento de encontro e convivência entre educadores e educandos que se interagindo formam o processo educativo. Demarcar o campo de atuação da relação professor-aluno no processo de ensino é algo complicado de fazer-se, visto a estreita ligação que há entre ambos, devido ao seu grau de aproximação. O objetivo é estudar a importância da afetividade na relação professor-aluno e sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem, acho que as interações afetivas entre professores e alunos devem aprofundar-se no campo da ação pedagógica. Nota-se que o valor afetivo é muito importante para o desenvolvimento e para a construção do conhecimento  do ser humano, pois através da afetividade o aluno se desenvolve, aprende e constrói mais conhecimentos.

ALFABETIZAÇÃO E MOVIMENTO


A prática pedagógica na educação física, com aulas em todos os níveis de ensino, tem sido o principal e vivência há muito tempo, no entanto nos encontram-se envolvidos no processo de conquista e domínio do código escrito pelos alunos.

Ser professor nas séries iniciais da escolarização é ser alfabetizador, e proporcionar aos educandos o acesso a conhecimentos de toda espécie, a chave da porta de entrada da cidadania, que passa, são pelas primeiras letras, pelas primeiras atividades motoras formalizadas, pela organização das ações no espaço, pelo convívio em grupo, pelas primeiras tarefas em grupo. Assim é impossível entender o mover-se, o brincar e o jogar distanciadas do escrever, do ler e do falar.
Acadêmica: Iara Lúcia Caldeira Corrêa

BRINCAR DE APRENDER PERÍODO VALIOSO


A educação infantil é um período valioso na construção da vida, com grandes oportunidades para as crianças, o que se traduz em desafios para pais e educadores com uma proposta prática que trata da aprendizagem com objetivo de torná-la uma experiência feliz e bem-sucedida, como se esperar brincar de aprender, com os objetivos de aprender a ser, que acontece a partir do auto conhecimento da auto-estima, desenvolvendo o pensamento crítico e criatividade, responsabilidade de ser, de agir bem, aprender a conhecer que envolve o prazer de conhecer, compreender a construir, aprender a conviver com desenvolvimento de sociabilidade e valorização das pessoas, do trabalho em equipe, aprender a fazer com desenvolvimento de habilidades e competências, aplicação dos conhecimentos, coragem de correr riscos de errar, para acertar.
Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa

EXPOIESPES

A expoiespes  foi um grade  acontecimento  que evolveram  todos os alunos ao movimento de empreendedorismo nos dando a chance de adquirir um conhecimento mais amplo em relação as grandes formas de investimentos que o Pará tem e ainda está um pouco vago. Esse projeto de construção de fantoches  obteve bons rendimentos  para os acadêmicos de pedagogia  que se empenharam para uma grande produção que era a confeccionar os fantoches. Outros acadêmicos se envolveram na área teatral buscaram um conhecimento mais amplo para que houvesse bons personagens com boas historias. Esse trabalho obteve  o titulo para os pedagogos, que mereceram pois foi um trabalho com muita satisfação e criatividade para que o público pudesse se envolver  diretamente com os fantoches.


Aluna: Karine Suzane Almeida

RESENHA

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? 4 ed. São Paulo, Cortez Editora. 2001
                                            Iara Lúcia C. Corrêa                       
Libâneo (2001) elabora o questionamento sobre o curso de pedagogia e licenciaturas, fala do profissional da educação, das áreas de atuação profissional do pedagogo especialista e escolar. O autor destaca a especificidade do conhecimento pedagógico, constituindo a docência como base da identidade profissional de todo educador e afirma que o pedagogo é profissional que atua em várias práticas educativas, direta e indiretamente ligadas a organização e aos processos de assimilação de saberes e modos de ação.
Segundo a autor, pedagogo especialista é aquele que predomina o especializado no seu campo de atuação e o pedagogo escolar que visa melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população contribuindo com atendimento a demanda sócio-educativa, propõe o curso de pedagogia para formar o pedagogo-docente, o profissional qualificado com estes conhecimentos e experiências e distingue o pedagogo de outros profissionais.
Penso que, tais conhecimentos sobre profissional pedagogo são coerentes, que devemos partilhar dessa discursão com profundidade em todos os ambientes, mostrar a importância desse profissional no nosso meio, no quanto ele é capaz de produzir, quebrar barreiras do pensamento equivocado que se tem do pedagogo, enfim, valorizarmos aquele que constrói a educação de forma diferenciada em nosso país e no mundo.

Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa




BULLYING NA INTERNET

Este é um dos assuntos atuais que mais este em discussão em todo o país, já que se faz presente no trabalho, na escola e até mesmo na internet, e que pode causar sérias consequências a quem sofre este tipo de violência. de uns tempos para cá recebeu o nome de bullying, pois pode não parecer, mas muitas pessoas cresceram traumatizadas com isso.
E neste atual mundo em que a internet domina e prevalece em inúmeros aspectos, é mais do que comum o bulliying se fazer presente na rede virtual, “e fácil visualizar ou escutar de pessoas que teve a sua intimidade exposta na internet, seja através de comunidade em sites de relacionamento, em blogs, em sites de vídeos, via email, enfim, existem diferentes formas para tal prática, a qual acontece principalmente entre os adolescentes. Nesta fase o conceito de intimidade é muito confuso, e desta forma, muitos não sabem separar o que é público do privado.

Além disso, a internet é um ambiente perfeito para espalhar o preconceito e a intolerância, seja por cor, raça, definição sexual, preferência musical, enfim, são muitas as pessoas que sofrem ataques de pessoas na rede. Assim, é para evitarmos tais ações é necessário respeitarmos as pessoas independente da aparência física e seus defeitos, e a tolerância, pois cada pessoa tem o direito de gostar do que desejar, são opções pessoais .

Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa


PEDAGOGIA BICAMPEÃ DA 8ª EXPOIESPES

PEDAGOGIA BICAMPEÃ DA 8ª EXPOIESPES
Depois de muito trabalho, esforço, dedicação, mais uma vitória do curso de Pedagogia, vence a 8ª Expoiespes pela segunda vez consecutiva com o tema: “ O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES “. Que teve o estande mais  visitado, comentado e animado da expoiespes.
Ao longo dos meses de abril e maio as turmas de 1º, 3º e 5º semestre de pedagogia teve um imenso esforço na confecção de fantoches junto com a ajuda dos professores.
Eu tenho o prazer de dizer que participei da equipe de teatro, que nos 3 dias estiveram presentes na Expoiespes, com as histórias: Macaco zombador, Menina bonita do laço de fita, casamento na roça, O leão e o rato; as músicas Timão e pumba, pintinho piu (que fez muito sucesso) a equipe teve a coordenação da professora Simone Lorena junto com meus colegas de 1º e 3º semestre.
Fomos total merecedores do titulo e do sucesso que o nosso estande fez...
PARABÉNS A TODOS QUE COLABORARAM PARA ESSA VITÒRIA.
Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa 

O LÚDICO


ACULTURA LÚDICA
O que vem a ser cultura lúdica e um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível, ela e compostas por vários esquemas que permitem iniciar uma brincadeira, já que se trata de produzir algo de diferente da vida cotidiana. Ela compreende as estruturas que não se limitam a jogos com regras.A cultura lúdica mesmo que esse isolamento conceitual corresponda mais a uma necessidade na exposição do que e uma realidade e também objeto de exposição externa. Essa cultura visto resultar e produzida pelo sujeito social, enfim e um jogo quando a criança dispõe de significações do que se e interação social. Assim se tendo brincadeiras acompanhadas de verso!!!!!!!!!!!!!!
 Fiorito que bate, bate;
 Fiorito que ja bateu;
Quem gosta de mim é ela;
Quem gosta dela sou eu....



Aluna: Karine Suzane Almeida


TEORIA PEDAGÓGICO-DIDÁTICAS NO BRASIL

Para Herbart, o processo de ensino aprendizado começa com a preparação. Consodte na atividade que o professor desenvolve na medida em que recorda ao alino o assunto estudado anteriormente oi algo que o aluno já sabe:trata-se de lembrar ao aluno a matéria dada anteriormente.Logo após essa separação, o professor já pode fazer a apresentãção do novo assunto aos alunos-os conceitos morais, históricos e científicos. Herbat acredita que uma vez que o novo assunto foi introduzido, idto é, uma vez que novas ideias e conceitos merais, hidtóricos e científicos estão postos, eles serão assimilados pelos alunos na medida em que puderam ser imduzidos a uma assocoação com ideias e conceitos já sabidos. Logo depois, ateoria acredota que o aluno jáaprendeu o noco por associação com o velho, mas que agora ele precisa sair do caso particular exposto e traçar generalizações, abstrações e leis a respeito dos conceitos.O aluno dece ser posto na cindoção de ampliar leis, abstrações e generalizações e casos diferentes, ainda inédito na situação particular, sua, se ensino-aprendizagem.Para o tal o aluno faz exercícios, recolve problemas, responde questões expondo definições.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS