sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Mundo mágico dos fantoches

No período de 25 a 28 de maio acontecerá a VIII EXPOIESPES. Nesta data o Curso de Pedagogia estará apresentando o Projeto O Mundo Mágico dos Fantoche, possibilitando a todos os visitantes a magia dos bonecos, todos confeccionados pelos acadêmicos.


 O mundo mágico dos fantoches

A criança e os fantoches

O mundo dos fantoches é, para a criança, um mundo maravilhoso e fantástico, que pode atuar em sua vida de forma educativa e instrutiva, pois ela se identifica com os personagens por eles representados, e se transforma em função do modelo de vida por eles exemplificados.

O trabalho de fantoches, além de proporcionar horas de lazer e divertimento às crianças, ajuda no seu desenvolvimento psico-social, espiritual e intelectual.

Desenvolvimento Psicológico

Ao ver e sentir as experiências do fantoche no desenrolar da história, a criança assimilará verdades que ajudarão em sua vida cotidiana. Pela utilização de fantoches com textos apropriados, ela pode ser levada a se sentir mais segura, positiva, confiante, alegre: a ser mais verdadeira, honesta, etc.

Desenvolvimento Social e Intelectual

O professor poderá levar as crianças a participarem em grupo na confecção de fantoches e na montagem do texto, atividade que, bem orientada, promoverá uma socialização sadia. Poderão também exercitar a mente quando estiverem ajudando a elaborar o texto ( o conteúdo da peça, os diálogos entre os personagens, etc), aprendendo dessa forma, a organizar melhor idéias e pensamentos, e desenvolvendo a imaginação e capacidade intelectual.

Através do teatro de fantoches, os problemas de timidez e inibição  são minimizados quando  a criança participa dessa atividade, seja na montagem dos textos, na confecção dos fantoches ou na apresentação da peça, e ela se torna mais segura e positiva, o que contribui para sua socialização e desenvolvimento.

Desenvolvimento Espiritual

Verdades espirituais cristãs e valores morais podem ser ensinados através de fantoches, com reflexos altamente positivos no crescimento da criança. Os fantoches são um recurso maravilhoso para levar a criança a conhecer melhor a Deus e a sua vontade, já que poderá ensinar de forma clara as verdades e os fatos bíblicos.
O teatro de fantoches reforçará as lições morais e espirituais para cada criança, como também fortalecerá sua vida como um todo, dependendo da ênfase que o professor resolver dar ao ensino, e da área que quer atingir.

Os fantoches dão oportunidades ao professor e à criança de lidarem com conhecimentos, experiências, sentimentos e valores aprendidos como o mundo e com Deus, enriquecendo profundamente suas vidas.