quinta-feira, 9 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA


A iniciação científica é a porta de entrada para o mundo da pesquisa acadêmica e representa uma oportunidade para os alunos entrarem em contato direto com a atividade científica ainda na graduação.Para o aluno que pretende seguir carreira acadêmica,essa iniciação é um canal de auxílio para a formação de uma mentalidade e de um instrumento de apoio teórico e metodológico de pesquisa é,claro,deve ser desenvolvida dentro da instituição de ensino.O aluno deve definir uma área de estudo de seu interesse e procurar um professor-orientador que possa guiaçlo na elaboraçao e desenvolvimento de um projeto de pesquisa .Uma das vantagens da iniciação ciêntífica é permitir a troca de esperiência do aluno com o professor que vai além do conteúdo passado em sala de aula~.

Revista Lingua Poetuguesa
                                                                                 HILMA BITAR

O MÉTODO USADO EM SINAIS ( LIBRAS)

A presente pesquisa propõe-se a aplicação de uma metodologia de estudo sobre o processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira (Libras), como segunda língua para pessoas ouvintes. Consideramos que os cursos de Língua de Sinais, até então propostos, são embasados nos estudos de lingüística aplicada ao ensino de línguas orais, não temos, portanto necessitamos de estudos mais aprofundados sobre esse processo em se tratando de Línguas de Sinais para então construirmos metodologias de ensino mais adequadas.
Trabalhamos a partir de duas vertentes básicas – Lingüística e educação. A análise enfoca diferentes ângulos da problemática de constituição/aprendizagem de uma segunda língua espaço-visual e em se identificar como a escola se reorganiza para desenvolver esses cursos de Língua de Sinais.
Cremos que esta publicação vem preencher uma lacuna em nosso meio, quer para aprendizes ou para professores. Esperamos assim contribuir para a reflexão dos profissionais da área de educação e do público leitor em geral, visto que neste campo o questionamento é o primeiro passo na direção da melhoria da qualidade do ensino, o que afeta a todos nós e ao país.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

RELAÇÃO PROFESSOR/ ALUNO

As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.

Neste sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado dos alunos e exposição onde o professor demonstrará seus conteúdos.

No entanto este paradigma deve ser quebrado, é preciso não limitar este estudo em relação comportamento do professor com resultados do aluno; devendo introduzir os processos construtivos como mediadores para superar as limitações do paradigma processo-produto.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE
A educação, para os clássicos como Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola e comunidade.
Fundamentalmente, Durkheim parte do ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida na sociedade. este processo é realizado pela família e também pelas escolas e universidades:
A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança determinados números de estadosPara Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social.
Durkheim rejeita a posição psicologista. Para ele, os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são as normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade o grupo social em determinados momentos históricos, que adquirem certa generalidade e com isso uma natureza própria, tornando-se assim físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade política em seu conjunto, e por outro, o meio especifico ao qual está destinado.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

METODOLOGIA EDUCACIONAL

.Para se discutir acerca de metodologia educacional faz-se necessário conceituá-la primeiramente. A metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os, sem julgar ou dar algum valor. O significado etimológico da palavra método é caminho a seguir para alcançar algum fim (PILETTI, 1995, p.102). Ou seja, a metodologia é um roteiro geral para a atividade, é ela que indica as grandes linhas de ação utilizadas pelos professores em suas aulas, pois é o meio de que lança mão para se trabalhar os conteúdosÉ importante salientar, ... que os métodos chamados tradicionais ou novos são assim considerados em razão do enfoque central que dão aos diferentes elementos envolvidos na ação educativa. Da mesma forma que caracterizamos a educação tradicional como apoiada na autoridade, no professor, e a educação renovada como aquela que se fundamenta no aluno, nas suas motivações e em seus interesses, os métodos de ensino podem ser entendidos nessa mesma linha de raciocínio.Com o conhecimento cada vez maior das ciências da educação, é natural que os métodos também passem a ser afetados pelos novos conhecimentos que se adquirem dia a dia a respeito da aprendizagem curriculares e se alcançar os objetivos pretendidos.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

O BULLYING

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suE isso não deve ser encarado como brincadeira de criança. Especialistas revelam que esse fenômeno, que acontece no mundo todo, pode provocar nas vítimas desde diminuição na auto-estima até o suicídio. “bullying diz respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro. Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais e outras tragédias.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

AQUECIMENTO GLOBAL


O efeito estufa é um fenômeno causado principalmente pela presença de carbono na atmosfesra,e também devido ao metano e ao vapor d'água.São substância que contribuem para o aquecimento do planeta ao impedirem que o calor irradiado da terra e dos mares se perca no espaço.Sem essa retenção de calor a vida não teria sido possível,pois a temperatura média do planeta atingiria dezenas de graus Celsius negativos.
Estudo científicos dão como certa a influência das atividades humanas no aumento da temperatura média do planeta,com consequência dramáticas para a qualidade de vida na terra.O aumento do efeito estufa é a principal causa do aquecimento global.

Revista: Nova Escola
                                                                                    HILMA BITAR

O INCENTIVO A LEITURA

A atitude do adulto diante da leitura deve ser positiva, se ele quiser influenciar o jovem a ler mais e melhor. Essa postura inclui necessariamente um envolvimento afetivo com o que lê. O adulto é quem oferece um modelo de leitura para o aluno-leitor, servindo-lhe de exemplo e espelho. Caso a criança não reconheça a importância da leitura nas atitudes do adulto, seu modelo, qualquer estratégia será em vão. Continuamos ensinando melhor por nossas obras do que por nossos discursos.É necessário existir criatividade e estimulo para que a criança seja entusiasmada em buscar interesse pela leitura, sempre é bom aplicar projetos como temos o exemplo de fantoches é um meio bem criativo de desenvolver no aluno a prática pela leitura.

ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

MUDANÇAS E DESAFIOS

O PEDAGOGO É UM PROFISSIONAL QUE ASSUME UMA POSTURA PERMANENTE DENTRO DA SALA DE AULA. ÀS VEZES ENFRENTAM OBSTÁCULOS, MAS PARA EXERCER BEM A PROFISSÃO CADA EDUCADOR PRECISA ESTAR DISPOSTO A REALIZAR INVESTIMENTOS EM SUA QUALIFICAÇÃO , QUANDO CONHECEMOS NOSSAS POTENCILIDADES, FAZEMOS ESCOLHAS EQUILIBRADAS. EDUCAR É A PRIMEIRA PARTE DA TAREFA, CADA PROFESSOR PRECISA SER OUSADO, FAZER DIFERENTE E MELHOR, NÃO IMPLICA TIRAR COISAS E SIM TRANSFORMÁ-LAS.
“APRENDER É A ÚNICA COISA DE QUE A MENTE NUNCA SE CANSA, NUNCA TEM MEDO E NUNCA SE ARREPENDE.”

SUNARA
PEDAGOGIA I

LIBRAS (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS)

ESTA É UMA LINGUA UTILIZADA PELAS COMUNIDADES DOS SURDOS QUE VIVEM NO BRASIL. É PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO DE SURDOS, NÃO NECESSARIAMENTE DA MESMA FAMÍLIA. ISSO PORQUE A MAIORIA DOS SURDOS NASCE DE FAMILIAS OUVINTES E SÓ APRENDEM LIBRAS QUANDO LHE É PROPORCIONADO O CONTATO COM OS ADULTOS SURDOS USUÁRIOS DA MESMA.A LIBRAS É CONSTITUIDA DE ELEMENTOS LINGUISTICOS COMO: FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA PRESENTES EM QUALQUER OUTRA LINGUA.ESTA MODALIDADE VISO- GESTUAL É EXPRESSADA PRINCIPALMENTE PELOS MOVIMENTOS DAS MÃOS.

SUNARA
PEDAGOGIA I

INCLUSAO SOCIAL

A INCLUSAO SOCIAL ESTÁ REVOLUCIONANDO O PAÍS E PROVOMENTO GRANDES DISCUSSÕES. A INCLUSAO SOCIAL ESTA LIGADA A TODAS AS PESSOAS QUE NÃO TEM AS MESMAS OPORTUNIDADES QUE OUTRAS DENTRO DE UMA SOCIEDADE E, A FALTA DE PREPARAÇÃO PROFISSIONAL E MESMO AS PESSOAS ESTAO TENDO UMA DIFICULDADE MUITO GRANDE PARA SE ADAPTAREM COM ESTAS NOVAS “CARAS” DENTRO DO AMBITO ESCOLAR. A FUNÇÃO DA ESCOLA É POSSIBILITAR AO ALUNO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO MEDIADO PELO PROFESSOR, E PARA ISTO A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS TEM QUE SER CONHECIDA POR TODOS.

SUNARA
PEDAGOGIA I

I SEMINARIO TURMA I PEDAGOGIA IESPES

SEMINARIO PEDAGOGIA NO MUNDO DE TRABALHO: PERSPECTIVAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL MINISTRADO PELA PROFESSORA Mª VIVIANE, FOI APRESENTADO NA ULTIMA SEGUNDA –FEIRA ,UMA VISAO AMPLIADA DO PEDAGOGO : DOMINIO DE CONTEUDO , VISAO, MISSAO, DESAFIOS, PLANEJAMENTO , DISCUSSÃO, OBJETIVO...SABER É PODER,O PROFESSOR É O DETENTOR DO CONHECIMENTO. ESTE SEMINARIO FOI DE GRANDE IMPORTANCIA PARA TODOS OS FUTUROS PEDAGOGOS QUE APROVEITARAM PARA TIRAR DUVIDAS E FORMULAR PENSAMENTOS VALIOSOS PARA ATUAREM COMO BONS FROFISSIONAIS DO FUTURO.
SUNARA
PEDAGOGIA I

PALESTRA “CELSO ANTUNES”

NA PALESTRA DE CELSO AVELINO ANTUNES, REALIZADA NO DIA 12 DE MAIO DE 2011 NO BARRUDADA, COM O TEMA “NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR, NOVAS FORMAS DE APRENDER”, O MESMO, NOS SURPREENDEU COMO PALESTRANTE E CONHECEDOR DO “MUNDO”, REPASSANDOS-NOS NOVOS METODOS DE ENSINAR , ATRAVES DE HISTORIAS VERDADEIRAS COMO, HÁ DE PODER TER UMA VISAO ORIZONTAL ENTRE PROFESSOR X ALUNO DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR. E DEIXOU MUITO MAIS INTUISIASMOPARA QUERERMOS ASSISTIR MUITAS OUTRAS DE SUAS PALESTRA. EMPOUGANTES...

SUNARA
PEDAGOGIA I

TEATRO DE FANTOCHES

NA 8ª EXPOIESPES FOI APRESENTADO AO PUBLICO , UM TEATRO DE FANTOCHES INTERPRETADO POR VARIOS PERSONAGEN COM OS COMPONENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE FIZERAM OS VISANTES “MORREREM DE RIR”. ESTE TIPO DE APRESENTACAO PODE SER ULTILIZADO PARA COMO UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM TEM UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO, PODENDO CITAR COMO EXEMPLOS, A SOCIALIZAÇÃO, A CRIATIVIDADE, A COORDENAÇÃO, A MEMORIZAÇÃO, O VOCABULÁRIO E MUITOS OUTROS.

     Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros.
 Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:
Insultar a vítima; Acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada; Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade. Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os. Espalhar rumores negativos sobre a vítima; Depreciar a vítima sem qualquer motivo.




ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA 

PROJETO INTERDISCIPLINAR

          Projeto da turma de pedagogia do primeiro semestre do IESPES, vem com o tema: CONSCIENTIZAÇÃO A LEITURA,vamos estar trabalhando com as turmas de 4ª série no bairro Santana, na escola Gonçalves Dias.
Iclusive fizemos a pesquiza na escola e lá pudemos conhecer duas crianças que são surdas, vai ser muito legal trabalhar com todas elas, vai ser uma experiência muito boa para nossa equipe!!!
Escolhemos esse tema porque hoje estamos vendo a desvalorização da leitura na escola, então estamos querendo conscientizar as crianças a valorizar a leitura, seja de revista,gibis, histórias em quadrinhos,livros ou até mesmo a internet.
Na quarta feira dia 15 de junho vamos estar apresentando esse projeto no auditório do IESPES com mas detalhes,inclusive com tabelas de resultado.ESTEJA LÁ!!!vai ser interessante.

 KELEDY AVINTE SOARES

LEITURA UMA FORMA DE VIAGAR SEM SAIR DO LUGAR

O MUNDO PARECER SER FEITO APENAS DE COISA QUE A GENTE VE NELE .MAS HÁ OUTRAS QUE NÃO VEMOS ,EMBORA EXISTAM SÃO AS COISAS QUE NÃO LEMOS VOCE PODER VIAJAR SEM SE LEMBRAR DA CADEIRA.CONHECER GENTE MUITO INTERESANTE SEM PRECISA CONVIVER COM ELA.VAI RI E ATÉ CHORAR COMA HISTÓRIA DE PESSOA QUE SÓ EXITEM NOS LIVROS E  NA LEITURA .QUEM NÃO LER FICAR DE FORA DESSA VIAJEM  E ACABA EM CONHECENDO HISTÓRIA QUE FICA NA MEMORIA E VOCE PODER CONTA PARA SEUS AMIGOS .ENTÃO NÃO PERCA TEMPO E COMECER A TER ,POIS Á HORA E AGORA  DE SER AVENTURA E DESCOBRIR UM MUNDO MAGICO QUE VOCE SÓ ENCONTRAS NOS LIVROS.





FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

Para conhecermos o domínio dos alunos em relação às brincadeiras realizadas na escola Gonçalves Dias, observamos que há falta de planejamento para a recreação com crianças de 1ª à 4ª série.
No bairro de Santana a situação é ainda mais desafiadora, devido às estruturas escolares não oferecerem espaço adequado e carência de investimentos públicos, principalmente disposição e incentivo profissional.
Assim sendo, com este estudo pretende-se desenvolver um diagnóstico sobre a recreação da escola do bairro de Santana.
Diagnosticar os interesses dos alunos para jogos e brincadeiras na escola do bairro de Santana.







ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA


RESENHA
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Ilza Winny Mota de Jesus Ferreira
Libâneo (2001)  elabora um questionamento sobre o curso de pedagogia e também sobre os pedagogos. Ele fala do campo pedagógico, da identidade profissional do pedagogo, de como ocorre a formação do pedagogo, e das áreas de atuação do mesmo.
Segundo o pensamento do autor, a pedagogia está presente em nossas vidas de todas as formas, além do mais dá o conceito do profissional qualificado para atuar nos campos pedagógicos, em atendimento à demanda sócio-educativa. O curso de pedagogia forma o pedagogo-docente, o profissional qualificado com esses conhecimentos distingue o pedagogo de outros profissionais.
No meu entendimento, todas as práticas pedagógicas são essenciais e coerentes em nossa formação, mostra a importância e a capacidade desse profissional, enfim, quebra barreiras de pensamentos preconceituosos que se tem de pedagogos, afinal os mesmos são fundamentais para a sociedade.






ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA



RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO: A relação professor/aluno não possui um conceito formal, pois é um processo complexo que envolve seleção e exposição de conteúdos para aprendizagem do aluno, são situações conflitantes vivenciadas diretamente nas salas de aula, envolvem reflexão e avaliação nas situações de dificuldade, depende do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir no nível de compreensão dos alunos, da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles e muito mais, dentro deste “planeta” de discussão fatores que são imprescindíveis, que norteiam e atuam e estão integrados diretamente nesta relação não podem deixar de serem mencionados. Porém ensinar não é apenas um processo de transmissão de conteúdos e sim o professor seja um especialista em sua disciplina e domine com firmeza os conteúdos tratados é a primeira condição de seu ensino, mas não a única. Transmitir ou demonstrar o que se aprendeu em livros ou em experiências realizadas é muito fácil, porém, nem sempre o mais adequado dentro de um contexto vivenciado da realidade.



ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA

NO BRINCAR SE APRENDE

Toda escola precisa ter um espaço para a recreação. A criança vai a escola para aprender, mas é muito importante que o professor  crie algo diferente a cada dia, pois é uma maneira de motivar ela através de brincadeiras e jogos. O aluno aprende muito brincando, porque ele é motivado a fazer, criar se concentrar através das brincadeiras que o professor proporciona.
O professor deve sempre criar métodos diferentes para cada aula, e porque não criar coisa novas para a hora do recreio? assim ele evitará que as crianças fiquem o tempo todo correndo e com isso o professor terá o controle dos alunos no momento da recreação.
                                                                                                                                         Nirlei Gomes


PAPEL DA ESCOLA: Preocupações com problemas psicológicos. O papel da escola é de supra importância no desenvolvimento do caráter do indivíduo. Uma das predominâncias dessa tendência principalmente no papel da escola é a formação das atitudes e do caráter dos alunos.
CONTEÚDOS: A ênfase que esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
MÉTODOS: Os métodos usuais são dispensados, prevalecendo quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Rogers explicita algumas das características do professor "facilitador": aceitação da pessoa do aluno, capacidade de ser confiável, receptivo e ter plena convicção na capacidade de autodesenvolvimento do estudante. Sua função restringe-se a ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os senti­mentos de cada um possam ser expostos, sem ameaças. Assim, o objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento in­terpessoal, como condição para o crescimento pessoal.




ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA
 
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR: O professor assume o papel de facilitador e especialista em relações humanas, toda a intervenção é ameaçadora. Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se desnecessária.
A CONCEPÇÃO DO ALUNO: Na concepção do aluno uma boa educação passa pelo propósito de favorecer a pessoa um clima de auto desenvolvimento e realização pessoal no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas.
Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.



ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA
A CONCEPÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca da auto-realização; é, portanto um ato interno. A motivação aumenta, quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais, isto é, desenvolve a valorização do "eu". Aprender, portanto, é modificar suas próprias per¬cepções; daí que apenas se aprende o que estiver significativamente rela¬cionado com essas percepções. Resulta que a retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao "eu", ou seja, o que não está envolvido com o "eu" não é retido e nem transferido. Portanto, a avaliação escolar perde inteiramente o sentido, privilegiando-se a auto-avaliação.





ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA

BOMBEIROS DÃO DICAS A CRIANÇAS POR FANTOCHES EM GOIÁS-GO

Fantoches não é só sucesso na EXPOIESPES,mas também com os bombeiro de Goias-GO.Veja essa hitórias que a professora SIMONE LORENA colocou na nossa prova integrada:

 ''Se prevenir é melhor que remediar, o tenente Eberson Holanda, do corpo de Bombeiros Militar de Goiás, estar no caminho certo. Há pelo menos um mês, ele experimenta o teatro de fantoches como meio de levar conscientização e alegria a crianças e até adultos. A receptividade, segundo ele, tem sido melhor que qualquer expectativa sobre o projeto, que apostou na sensibilidade ao invés de formalidade. ''As crianças se mostram mais interessadas nas dicas repassadas pelos bonecos que as ensinadas por bombeiros fardados'', destaca o responsávevel pelo projeto. Além da informação, o teatrinho ainda se encarrega de levar alegria a quem precisa. Como o percebido entre as diversas crianças internadas no hospital das clínicas e que, na tarde de ontem, se divertiram a valer os questionamentos de Chiquinho ao tio, o bombeiro salvador.''São crianças que estão internadas há semana e até meses.Crianças que sentem falta de alegria e de alguns minutos de distração'', pontuou o tenente. São seis militares envolvidos no projeto, que já percorreu escola e estar aberto a convites da sociedade. Enquanto três sa preocupam em montar cenário,os outros ensaiam as falas dos bonecos sob o roteiro do tenente Eberson. Durante o espetáculo difícil é acreditar que os três bonecos, entre eles o cachorro Faísca, são manipulados por homens acostumados  ao trabalho com seriedade, que envolve o dia-a-dia dos bombeiros. ''Estamos aprendendo o trabalho de manipulação e como improvisar durante o espetáculo'', conta o tenente.

Muito interessante vendo histórias como essa nos dá orgulho de ter escolhido fantoches como tema principal da EXPOIESPES!

KELEDY AVINTE SOARES

Tendências pedagógicas

A CONCEPÇÃO DE DUCAÇÃO: Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções. A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao “eu”, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. No ensino da língua, tal como ocorreu com a corrente pragmatista, as idéias da escola renovada não-diretiva, embora muito difundidas, encontraram, também, uma barreira na prática da tendência liberal tradicional.





ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA

O PAPEL DO ORIENTADOR


O papel do orientador não é o papel de pai, de tutor, de protetor, de advogado de defesa, de analista, como também não é o de feitor, de carrasco, de senhor de escravos ou de coisa que o valha. Ele é um educador, estabelecendo, portanto, com seu orientando, uma relação educativa, com tudo que isto significa, no plano da elaboração científica, entre pesquisadores. Esses verdadeiros orientadores sabem dialogar com seus orientandos. O caminha ao lado do orientando, ensina e aprende a cada encontro, fala e ouve, indica e acata sugestões; o orientando, por sua vez, se sente orientando e não mandado, consegue crescer e entender o que está fazendo, compreende o porquê e como está fazendo a pesquisa. O orientador aponta os caminhos que o orientando deve trilhar para atingir sua missão, acompanha o trabalho, passo a passo; esclarece dúvidas e faz perguntas sobre o que tem sido produzido, enfim o orientador, ou seja, educador e tudo nas nossas vidas sempre precisaram deles.

Palavra-Chave: Papel, Orientador

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar  Sousa
Quero parabenizar todos os acadêmicos que participaram da 8ª expoiespes , pois como vimos foi um sucesso, parabenizar em especial os alunos de pedagogia I, III e  V semestres que se empenharam  no projeto”O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES”contribuindo assim diretamente na realização desse evento. Como vimos os fantoches podem trazer grandes benefícios na área pedagógica. Nas noites de apresentação os alunos apresentaram varias historinhas utilizando diversos personagens inclusive, a música do pintinho que fez um grande sucesso no estande da pedagogia.




Juliene Torres Luz

LIBRAS

LIBRAS língua brasieira de sinais ,é línguagem do surdo e mudo,pois não seria apenas uma forma de comunicação.De fato a libra não e apenas uma língua por causa da lei ,por mas por estrutura,que também da linguísticas,pois a língua portuguesa tem sua comunicação através da imagens ,pois a libras e uma língua visual.De fato,essa diferença irá gerar algumas diversidades entre as duas língua .Ele corresponde por alguns caracteristicas por exemplo be na língua portuguesa e bola.Existem alfabeto de libras,língua de sinais ,ensino de língua portuguesa para surdos e mudo que ajuda na hora deles se comunicar com todos ,pois e  muito importante a lingua de sinais os surdos e mudos na tv,jormais e outros lugares.



FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

LIBRAS

LIBRAS língua brasieira de sinais ,é línguagem do surdo e mudo ,pois não seria apenas uma forma de comunicação.De fato a libra não e  apenas uma língua por causa da lei ,por mas por estrutura,que também da linguísticas,pois a língua portuguesa tem sua comunicação através da imagens ,pois a libras e uma língua visual..De fato,essa diferença irá gerar algumas diversidades entre as duas língua .Ele corresponde por alguns caracteristicas por exemplo be na língua portuguesa e bola.Existem alfabeto de libras,língua de sinais ,ensino de língua portuguesa para surdos e mudo que ajuda na hora deles se comunicar com todos ,pois e  muito importante a lingua de sinais os surdos e mudos na tv,jormais e outros lugares



FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

NOVA ESCOLA

     LIBÂNEO (2004) afirma que, “ao contrario do que muitos pensam, existe lugar para a escola na sociedade tecnológica e da informação, porque ela tem um papel que nenhuma outra instância cumpre”. Sabemos que essa escola precisa de muitas mudanças, porém hoje ela não está mas sozinha, pois o conhecimento é transmitido de várias formas, através de vários meios: na família, na comunidade, naTV os alunos são insentivados a ir em busca do conhecimento. É necessário que a escola desenvolva no aluno a “ capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la”, ajudando esse aluno a ser  “sujeito do seu próprio conhecimento”.
                                                                                           Nirlei Gomes

A RESPOSTA

A sociedade necessita de ajuda, não se pode ficar alienado à realidade ou simplesmente virar as costas para os conflitos que estão acontecendo diariamente. Os assaltos, corrupção, mortes de inocentes estão manchando o pai de sangue e o que fazer diante de tanto preconceito numa sociedade onde isso não poderia existir afinal este país é uma mistura de raças.
Você educador pode fazer uma grande diferença, ensine as crianças que o amor esta acima de tudo, o respeito é importante e que todos são iguais a diferença só é por fora,porque por dentro todos choram, ficam felizes, enfim, o mundo é de todos. Deus não criou o mundo só para o rico ou para o pobre, branco ou preto e a criança precisa aprender esses princípios.
Os pais são importantes nessa fase, pois o caráter da criança é formado na infância e tudo o que ela vê e ouve, seja bom ou ruim é absorvido, por isso a família é à base de tudo. Quando a sociedade compreender isso, haverá mudança e não existirão adolescentes que roubam e matam. A chave de tudo está na educação.  
                                                                                                                                               Nirlei Gomes

BULLYING

Bullying um dos temas abordados na prova integrada :

   ''A BRINCADEIRA QUE NÃO TEM GRAÇA''
''QUEM NUNCA FOI ZOADO OU ZOOU ALGUEM NA ESCOLA?RISADINHAS,EMPURRÕES,FOFOCA APELIDOS.TODO MUNDO JÁ TESTEMUNHOU UMA DESSAS BRINCADEIRINHAS OU FOI VÍTIMA DELAS.''
  É realmente é uma brincadeira de muito mal gosto, feita por pessoas sem noção, que não sabe o que faz.
   ''BULLYING TRATA-SE DE UM NOME EM INGLÊS UTILIZADO PARA DESIGNAR A PRÁTICA DE ATOS AGRESSIVOS ENTRE ESTUDANTES.''
São atos agressivos que atinge pessoas e principalmente crianças indefesas.
'' BULLYING DIZ RESPEITOS A ATITUDES AGRESSIVAS, INTENCIONAIS PRÁTICADAS POR UM OU MAIS ALUNOS CONTRA OUTRO.''
Temos que dar um basta fazer campanhas criar projetos contra essas brincadeiras sem graça chamada BULLYING qeu muitas das vezes tem consequências trágicas...
       DIGA NÃO AO BULLYING!!!!!!!!!!!

KELEDY AVINTE SOARES

O CAMPO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

LIBÂNEO (2001) afirma que estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. O pedagógico perpessa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal. Nesse entendimento, o fenômeno educativo apresenta-se como expressão de interesses sociais em conflito na sociedade, um terreno de investigação próprio da Pedagogia e do qual nenhum outro campo se ocupa. É a Pedagogia que pode postular o educativo propriamente dito e ser ciência integradora dos apostes das demais ciências, é um campo de estudos com identidade e problemática própria. Resumidamente, o objetivo da Pedagogia se configura na relação entre os elementos da prática educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre.
                                                                                                                                             Nirlei Gomes

LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Segundo Zampieri “a função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento mediado pelo professor”. O docente é o agente que busca conhecer o nível de aprendizado de cada aluno criando estratégias a fim de levá-lo ao desenvolvimento educacional. As dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos estão ligadas “as questões da língua, pois a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é visuogestual e sua gramática é diferente quanto à da Língua Portuguesa”. É como, no caso, o ouvinte quando vai aprender outra língua ele encontra dificuldade. É necessário haver mudanças não só na escola para receber esses alunos, como nos métodos de ensino do professor para facilitar o aprendizado e a comunicação do surdo com a turma. O educador precisa conhecer e dominar a LIBRAS para haver a relação entre professor e aluno e assim ocorrer de fato à inclusão deste aluno tanto na escola como na sociedade.
                                                                                                                                             Nirlei Gomes

ENSINO-APRENDIZAGEM

Paulo Freire vê o processo de ensino-aprendizagem se iniciando no momento em que o professor deixa de ser o foco e passa vê o aluno como foco principal, observando a vida dele e participando de suas dificuldades, deixando de ser somente professor tornando-se professor e aluno, ou seja, ao mesmo tempo em que ensina ele aprende com o aluno, estabelecendo condição de igualdade, dando importância aos seus questionamentos. É uma relação horizontal que Freire defende, porque o educando instiga o educador e este não o ignora criando diálogos não só com ele como com toda a turma, fazendo com que esses alunos percam o medo de perguntar, questionar, expor suas opiniões transformando-os em pessoas críticas, preparando-os para a sociedade.Nirlei Gomes

Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação


INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR- IESPES
CURSO DE LINCENCIATURA EM PEDAGOGIA
Profª Msc. Eliane Duarte








Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação









Santarém-Pará
 Junho/2011



O QUE É INFORMÁTICA EDUCATIVA/INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?

“As aplicações da informática transformaram profundamente e continuam transformando quase todas as atividades humanas. Assim, além de sua importância fundamental para o cálculo e para as tarefas administrativas, primeiras finalidades para que foi orientada, a informática converteu-se numa excepcional ferramenta de trabalho em terrenos tão diversos quanto as comunicações, o ensino, a medicina e a saúde, o desenho industrial, a automação, a editoração e as artes gráficas.“ (Enciclopédia BARSA CD, 2001)
O termo Informática Educativa tem diferentes significações dependendo da abordagem educacional (Valente, 2000, p.1), que utiliza o computador como máquina ensinar ou máquina a ser ensinada. Para os pesquisadores  do NIED (Núcleo de informática na Educação – UNICAMP), entre eles valentes, informática educativa é “...a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educa cão” (2002), sendo que o computador pode ser utilizado para manter o sistema educacional como forma de transmitir o conhecimento, em uma abordagem denominada de instrucionismo, ou para ser usado como ferramenta na construção do conhecimento por educadores e educandos, em abordagem Construcionista do processo ensino-aprendizagem.
Dessa forma, o computador pode ser utilizado para transmitir e auxiliar na abordagem tradicional, ou para contribuir com a construção do conhecimento do ato educativo. Assim:
“O professor não caminha à frente do aluno, mas junto com ele, promovendo sua aprendizagem, fazendo intervenções segundo o seu estilo de pensamento, questionando-o para desestabilizar as certezas inadequadas, incitando-o a buscar informações em diferentes fontes ou, quando necessário, fornecendo-lhe as informações demandadas pela situação, ajudando-o a encontrar por si próprio a resposta para sua questão ou situação-problema.
Para assumir essa perspectiva em que a prática pedagógica com o uso das novas tecnologias é concebida como um processo de reflexão-ação, o professor precisa ser capacitado para dominar os recursos tecnológicos, analisar os fundamentos dessa pratica  e as  respectivas conseqüências produzidas em seus alunos.`` (ALMEIDA, 2002).






HISTÓRIA DA INTERNET

A internet nasceu em 1969, nos estados unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).
Era uma rede do departamento de defesa norte-americano. Era o auge da Guerra-Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio.
Surgiu então o conceito central da internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixar de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.
O nome internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
Por isso que não há  um único lugar que “governa” a internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo inteiro. O que essas redes tem em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem uma com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que interligam a internet.
Então, a Internet pode ser definida como:
·         Uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP
·         Uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes
·         Uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes
Durante cerca de duas décadas a internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e cientifico. Em 1987 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA.
Mas foi em 1992 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos EUA varias empresas provedoras de acesso a internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na internet, que se tornou uma mania mundial.
No Brasil foi liberada a exploração comercial da internet em 1995.






EDUCAÇÃO, O QUE É ISSO?

Vê-se oportuno verificar o conceito empregado no Dicionário Aurélio Eletrônico século XXI, o qual define o termo educação como sendo:
“Ato ou efeito de educar (-se);
Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,visando a sua melhor integração individual e social;
Os conhecimentos ou aptidões resultantes de tal processo; preparo;
O cabedal cientifico e os métodos empregados na obtenção de tais resultados, instrução, ensino;
Nível ou tipo de ensino;
Aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas;
Conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia.”(2001)

No sentido etimológico a palavra “educação”, segundo Brandão (1989), tem sua origem na palavra latina E-ducere, que significa conduzir= ducere e para fora= E, assim teríamos uma possível denominação que seria conduzir para fora. Logo, poderíamos dizer que educação seria a retirada de algo que supostamente  já existiria dentro de cada individuo como potência (Brandão,2001), sendo uma característica do próprio homem.
“...é um processo vital, para o qual concorrem as forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando ...”(BRANDÃO,1989.p.63).
“Educação é a atividade criadora, que visa a levar o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, morais, espirituais e intelectuais. É um processo continuo, que começa nas origens do ser humano e se estende até a morte” (BRANDÃO,2001, p. 2)
Para Brandão (2001) não existem fórmulas,nem mesmo modelos que conceitue educação, uma vez que a escola não é a única fonte de aprendizagem. Hoje a educação está relacionada a mudanças sociais, e mesmo a “adaptação das pessoas” a um mundo em transformação, e que antes:
“... era pensado como alguma coisa que preserva, que conserva, que resguarda justamente de se mudarem, de se perderem, as tradições, os costumes e os valores de um ‘povo’ uma ‘cultura’ ou uma ‘civilização’...” (IBID, p 2).
Segundo fullat (1995) educação tem outra origem latina, proveniente do termo ”...educare, que assinalava a ação de formar, instruir, guiar...” termo utilizado no movimento educacional conhecido como escola nova, na forma em que trata o conceito de educação. Já instruir e guiar, estão diretamente ligados a pedagogia tradicional de ensino. Os termos instruir e guiar, estão ligados imbricados na educação bancaria (freire, 1989), quando diz que o sujeito é visto como um “homem lata” recebedor do conhecimento contido no professor, este detentor do saber.
Logo, a educação é um processo de adaptação do sujeito à sociedade, culminando com o freire chama de “educação bancaria”. Contrariando temos a pedagogia da libertação, onde a prática educativa é processo de mudança e transformação social, utilizada para formação de sujeitos conscientes, sabedores de seu papel histórico e construtores da história.






MAS O QUE É ARQUIVO?

Usamos ao termo arquivo para designar um conjunto de informações, seja ela um programa que contém instruções para o computador; ou um conjunto de dados.
E como dissemos acima, o espaço que este arquivo ocupa, nas unidades de armazenamento  é medido, em bytes.
Imagine que você acabou de escrever um relatório. Se você usou uma maquina de escrever (estamos falando aqui, das maquinas mecânicas mais antigas), não terá como tirar outras copias do relatórios a não ser por fotocópias. Usando o computador você pode salvar ( que significa guardar o texto em uma unidade de armazenamento) e depois alterar o relatório e simplesmente novas cópias, mesmo que tenham passados alguns dias, semanas, meses ou anos. Assim, todo trabalho feito em computador pode ser salvo em uma unidade de armazenamento. Seja um texto, um desenho, um gráfico, uma figura geométrica, e etc...






SOFTWARES APLICATIVOS


São programas que cumprem finalidades especificas para determinados grupos de pessoas ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, pode criar um software para controlar o numero de empregados, seus endereços, e etc.
Alguns aplicativos complementam o sistema operacional, mas a maior parte deles apenas utiliza o sistema operacional para desenvolver suas funções, na pedagogia é usado para pesquisar determinados assuntos que as vezes não encontramos em livros nas escolas também pode criar um software para controlar o numero de alunos matriculados naquela escola.





SALVANDO NOSSO TRABALHO


O termo salvar indica que iremos gravar o trabalho em uma unidade de armazenamento. Ela pode ser um HD ou um disquete.
Vale a pena lembrar que as unidade de armazenamento são representadas por uma letra. Se o seu computador tem um HD a letra que irá representá-lo será a letra c e se o seu computador tem somente uma unidade de disquete, este será representado pela letra a.Enquanto você não salvar o trabalho,ele poderá ser perdido,por exemplo,em um pique de energia ou em um desligamento involuntário do seu computador.Portanto é uma boa prática salvar freqüentemente o trabalho,mesmo que você não o tenha concluído.
Todo programa informa-nos se o trabalho foi ou não salvo alguma vez.Ele sempre mantém o nome do arquivo que estamos trabalhando na barra de título.


















MAS COMO O EDITOR DE TEXTO IRA SABER O LUGAR ONDE EU QUERO APLICAR DETERMINADA FORMATAÇÃO DE FONTE OU DE PARÁGRAFO?

Nós temos que informar o editor de texto fazendo a seleção do trecho que queremos aplicar a formatação de fonte.
A seleção deste trecho pode ser feita de duas formas diferentes: usando o mouse ou usando as setas de deslocamento do teclado.
A mas comum delas é com o mouse. Para usar esta técnica, basta posicionar o ponteiro do mouse no inicio do texto que sofrerá a formatação e mantendo-se o botão esquerdo do mouse pressionado, arrastamos o apontador até o final do texto a ser formatado.
Poderemos observar que destaque é dado seleção feita.
Vamos ver como fazemos uma alteração de fonte, passo-a-passo, no texto. Vamos alterar o tamanho da fonte do título para 18pts, a fonte para o Arial e aplicaremos o estilo negrito e sublinhado da barra de ferramentas.