quinta-feira, 9 de junho de 2011

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Para José Armando Valente, o termo Informática na Educação significa a integração do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis de modalidades da educação. A Informática na Educação enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular ter conhecimento dos potenciais educacionais do computador e ser capaz de alterar, adequadamente, as atividades não informatizadas de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. Com o objetivo de mostrar como o computador pode auxiliar no processo de construção dos conhecimentos e habilidades. Papert (1986), desenvolveu a abordagem construcionista. Ele usou este termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: aquela que acontece quando o aluno desenvolve um objeto de seu interesse, como um relato da experiência ou um programa de computador. Sendo assim, existem duas ideias que contribuem para a construção do conhecimento. Primeiro, o aprendiz constrói alguma coisa, ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, do colocar a mão na massa. Segundo, o fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e para qual ele está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa.
Ana Carla Auzier dos Santos

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