quinta-feira, 9 de junho de 2011

LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Segundo Zampieri “a função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento mediado pelo professor”. O docente é o agente que busca conhecer o nível de aprendizado de cada aluno criando estratégias a fim de levá-lo ao desenvolvimento educacional. As dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos estão ligadas “as questões da língua, pois a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é visuogestual e sua gramática é diferente quanto à da Língua Portuguesa”. É como, no caso, o ouvinte quando vai aprender outra língua ele encontra dificuldade. É necessário haver mudanças não só na escola para receber esses alunos, como nos métodos de ensino do professor para facilitar o aprendizado e a comunicação do surdo com a turma. O educador precisa conhecer e dominar a LIBRAS para haver a relação entre professor e aluno e assim ocorrer de fato à inclusão deste aluno tanto na escola como na sociedade.
                                                                                                                                             Nirlei Gomes

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