sexta-feira, 10 de junho de 2011

A EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO






DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, O PROFESSOR DEVE TER EM MENTE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSIMOTORA PARA O APRENDIZADO ESCOLAR: ELA É A BASE DO ENSINO, POIS DESPERTA PARA O DESNVOLVIMENTO MOTOR E DAS FUNÇÕES MENTAIS. A DICA É QUE ANTES DE QUALQUER ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO, SEJAM REALIZADAS ATIVIDADES CORPORAIS COMOO OS JOGOS EXPRESSIVOS (MÍMICAS E DRAMATIZAÇÕES), ATIVIDADE DE VIDA DIÁRIA (CORRER, PUXAR, EMPURRAR, TRANPORTAR, SALTAR), MOVIMENTOS ESPÉCIFICOS(DESENHAR, PINTAR, RECORTAR, ENCAIXAR, EMPILHAR) OU BRINCADEIRAS INFANTIS( ESCONDE-ESCONDE, QUEIMADA, BARRA- MANTEIGA, JOGOS DE RODA).
ESTES SÃO MEIOS IMPORTANTES E INSUBSTITUÍVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL EM TODAS AS SUAS ESFERAS, SEJAM ELAS MOTORAS, AFETIVA OU COGNITIVA.

ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE

NA METODOLOGIA DE ENSINO PROPOSTA E APLICADA POR PAULO FREIRE, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PASSA PELAS SEGUINTES ETAPAS:
1-      LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR- AS PALAVRAS A SEREM ESTUDADAS, CHAMADAS POR ELE DE”PALAVRAS GERADORAS” DEVEM SAIR DO UNIVERSO DOS ALUNOS.
2-      SELEÇÃO DE PALAVRAS GERADORAS- A PALAVRA DEVE ESTIMULAR O LADO INTELECTUAL E AFETIVO DO GRUPO E DEVE-SE OBSERVAR A SUA RIQUEZA FONÉTICA, DIFICULDADE FONÉTICA E ASPECTO PRAGMÁTICO DA PALAVRA.
3-      CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES EXISTENCIAIS DO GRUPO, COM POSSIBILIDADE DE DISCURSSÃO SOBRE O ASPECTO PESSOAIS, REGIONAIS E NACIONAIS- CADA SITUAÇÃO GERA UMA PALAVR, QUE É DECODIFICADAPELO GRUPO.
4-      ELABORAÇÃO DE FICHAS COM AS FAMÍLIAS SILÁBICAS- AS FICHAS AJUDAM NA FORMAÇÃO E CRIAÇÃO DE PALAVRAS E INICIAM O ALUNO NO PROCESSO DA ESCRITA.
5-      FICHAS DE CULTURA – A CULTURA DO GRUPO É REPRESENTADA EM FICHAS, QUE SÃO DECODIFICADAS E DISCUTIDAS NO CÍRCULO DE CULTURA.  
NOS ANOS 1980, O METÓDO GANHOU O FORMATO DE CADERNOS COM TEXTOS E “PALAVRAS GERADORAS” E FICARAM CONHECIDAS COMO “CADERNOS DE CULTURA”. JÁ NOS ANOS 1990, NOVOS ESTUDOS SURGIRAM NA ÁREA DA ESCRITA COM DESTAQUE PARA EMÍLIA FERREIRA E ANA TEBEROSKY, QUE CONFIRMARAM ALGUNS PROCESSOS APRESENTADOS POR FREIRE.


ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

A GEOMETRIA QUE FAZ A DIFERENÇA


Uma sequência didática eficiente segue um passo-a-passo bem determinado:com base em um diagnóstico inicial,oprofessor avalia os conhecimentos que os alunos já têm e planeja quais serão as primeiras atividades.Propões-problema,procura desenvolver procedimentos dase aprendizagem e valoriza a diversidade das soluções.Concebe uma aula atrelada a outra,com grau de dificuldade progressivos,para aproveitar os saberes adquiridos pelos alunos e aprofunda-los sempre um pouco mais.

Revista: Nova Escola

                                                         Valéria Liveira

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA


EM OUTROS TEMPOS, O CORRÍCULO PEDAGÓGICO ERA EXPLICITADO EM MÁTERIAS, DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PROGRÁMATICOS, MAS UMA NOVA ESTRUTURA CURRICULAR DEVE SER CRIADA PARA ATENDER AO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO ALUNO.
OUTRAS AREAS DEVEM TAMBÉM SER PRIVILEGIADAS TAIS COMO AFETIVA, SOCIAL, PERCEPMOTORA E COGNITIVA.
SENDO QUE EM CADA UMA DESSAA AREAS EXISTE UMA EXPECTATIVA PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA CERTAS HABILIDADES.  


ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES

FOI COM O TEMA O MUNDO MAGICO DOS FANTOCHES QUE OBTIVEMOS A VITORIA NA 8°EXPO IESPE QUE SE REALIZOU DE 25 Á 28 DE MAIO DE 2011 O LOCAL FOI NO ESPAÇO PEROLA DO TAPAJOS “PASQUE DA CIDADE” FOI UM SUCESSO .E VALEU APENA O NOSSO ESFORÇO JÁ QUE PODEMOS SENTIR O SABOR DA VITORIA. ESPERAMOS QUE NO PROXIMO ANO SEJAMOS DE NOVO CAMPEÃO ENTÃO AI SERÁ O “TRI CAMPEÃO”.



ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

OFICINA DOS FANTOCHES


O CURSO DE PEDAGOGIA ESTARÁ SE APRESENTANDO  NA 8° EXPOR IESPES NO MÊS DE MAIO COM O TEMA" O MUNDO MAGICO DOS FANTOCHES". SENDO ASSIM O NOSSO  CURSO PARTICIPOU DE UMA OFICINA PARA APRENDERMOS A CONSTRUIR VÁRIOS TIPOS DE FANTOCHES PARA A EXPOSIÇÃO. APRENDEMOS A FAZER FANTOCHES DE: GARRAFA, CAIXA, MEIA , EVA CD, ESPONJA E MUITOS OUTROS. ISSO VALEU APENA PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO E TAMBÉM PARA TRABALHARMOS COM MAIS DESEMPENHO.

ACADÉMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

ESCREVER DE VERDADE


Narração,descrição e dissertação.
Por muito tempo, esses três tipos de texto reinaram absolutos nas propostas de escritas.Consenso entre professores,essa maneira de ensinar a escrever foi uma das principais responsáveis pela falta de proficiência entre nosso estudantes.Otrabalho baseado nas famosas composições e redações escolares tem uma fragilidade essencial:ele não se garante o conhecimento necessário para produzir os textos que os alunos terão de escrever ao longo da vida.


                           Revista: Nova Escola

                                                                                     Valéria Liveira

A importância da relação professor-aluno.

A grande importância da relação entre educador-educando deve ser de respeito, cooperação e de crescimento intelectual entre os dois, sendo em harmônia e sintonia com o bem estar de todos, para o professor o aluno deve ser considerado como um ser pensante e ativo no seu processo de conhecimento, busca conquistas, sempre visando alcansar metas a ser adquiridas juntos com o professor na sala de aula .
O professor é o grande mediador, e serve de espelho para os alunos se auto avaliarem e descobrirem seus sonhos, que muitas vezes estão adormecidos, o professor tem o poder de estimular e encorajar o aluno a vencer todas as barreirase descobre seu potêncial, pois assim como o aluno, todo professor é especial,por isso professor faça a diferença.



Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos.

Colóquios temáticos em educação.

Os colóquios propostos no curso de pedagogia é realizado mensalmente e traz o tema previamente deferido e dialogado com os alunos e os professores presents no evento. E tem como meta principal divulgar as experiências vivênciadas pelos docentes convidados a partilhar bons resultados, além de discultir temáticas da area de educação e integrar faculdade versus comunidade.
A diversidade de temáticas , certamente, fará deste livro um importante material de apoio pedagogico no processo de formação docente.



Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos.

CANSULTAR É PRECISO


Com o novo acordo ortográfico,as palavras em que o treme é usado para indicar a pronúncia da letra u ficam sem o sinal gráfico.Ele deixa de existir na Lingua Portuguesa e só se mantém em nomes próprios estrangeiros  e suas derivações.Essa é uma das novidades mais simples de memorizar,assim como a inserção oficial no alfabeto das letras k,w e y.Porém as mudanças que envolvem os acentos agudos,circunflexos e vão exigir consultas frequentes a materias de apoio.Um exemplo é a dupla heroico (que perde o acento agudo,pois é uma    paroxítona com ditongo aberto) e herói (que segue acentuado porque é uma oxítona terminada em ói).
                                     Revista: Nova Escola   
                                                                                                                     
                                                                                                        Valéria Liveira.                      

relacionamento professor - aluno na tendência renovadora progressiva

Não há lugar privilegiado para o professor, antes, seu papel e auxiliar o desenvolvimento livre, e espontâneo da criança se interverem, é para dar forma ao raciocínio dela. A disciplina surge de uma tomada de consciência dos limites da vida grupal; assim, o aluno disciplinado é aquele que é solidário, participante, respeitador das regras do grupo. Para se garantir um clima harmonioso dentro da sala de aula é indispeensável um relacionamento positivo entre professores e alunos , uma forma de instaurar a "vivência democrática" tal qual deve ser a vida em sociedade.

Palestra SESC, no Veterano

No dia 04 de abril, participante da palestra no veteran promovido pelo SESC com o tema: criando de jogos, brinquedos e brincadeiras, com o objetivo de resgatar a cultura lúdica com brinquedos antigos. O paletrante e professor Onésio fez uma apresentação em slaid e falou sobre a sede do veterano como se iniciou e como está hoje em dia. Ele e formando em pedagogia na UEPA e morador do bairro da Aldeia. Ele mostrou as prais, a coroa de areia as pinturas da cidade de Santarém feita por Laurimar Leal e falou do fundador do veterano Eupídio Cruz, e a atual presented a Associação joana Maria. O Professor Onésio deu uma linda lição de vida mostrantando que para vencer só precisa da gente vencer.


Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos.

Pedagogia como ciência de ensinar

O texto nos mostra que a sociedade sofre modificações na área educacional, sendo ensino-aprendizagem em espaços escolares formais e não formais quje se espandindo em outros setores. Como o pedagogo também pode atuar como educador social, nas áreas de empresas, hospitais, ONGS e outros, el desenvolve essa prática educativa e comprova outros, ele desnvolve essa prática educativa e comprova que a educação formal e não formal caminham juntas e se completam. A pedagogia das diretrizes curiculares assegurar a formação de profissionais com uma boa qualificação da realidade brasileira. O curso de formação das atividadesdocentes abrangem toso uma participação na organização e gestão de sistema, onde eles executam, coordenam e avaliam em ontextos escolares.

Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos.

A importância do professor na vida da criança.

Este seria o ideal se as professoras entenderem que sua responsabilidade com este pequeno ser é enorme. As palavras e opinioões deum professor repercutirão na mente de uma criança para sempre ; atitudes de menospreso para com a criança minarão sua auto-estima ; agresividade e gritos transformarão a criança em um ser ansioso e agressivo; falta de incentive farão com que a criança cresça sem acreditar em em si mesma ; rasgar um desenho ou não reconhece o esforço da criança pode fazer com que ela cresça achando que não tem talent o para nada . Acredite sempre no seu potêncial, seja professor transformador.



Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos.

um dinossauro no século XXI

No dia 10 de agosto do ano de 2010, meu esposo resolveu cavar um poço artesiano em frente da minha casa, e de repente, ao cavar fundo, descobriu ossos de animais desconhecidos, grandes e diferentes do que costumamos ver; chamamos os bombeiros e ao chegarem notaram que os ossos eram de animais grandes e pré-históricos; eram fósseis.


Com a chegada dos bombeiros, eles fizeram um abreve investigação sonre aquele fóssil, e concluíram que não era de seres humanos, mais encaminharam esse achado aos especialistas de pesquisas, passaram-se alguns dias e o resultado chegou com a afirmativa de que viveu há muitos anos na terra. Eu e minha família ficamos muito assustados com que vimos, nunca pensamos que uma cena de TV um dia fosse acontecer conosco. Na nossa cidade na minha rua na minha casa; Depois desse dia minha rua ficou super agitada, todo mundo queria filmar e tirar fotos, pois era uma coisa inédita e curiosa.

O ciêntista GERT VAN BERGH da universidade da Holanda, onde mandaram o fóssil para pesquisa e análise, afirmou ser uma espécie extinta de dinosauro que viveu na terra acreca de 150.000 anos antes da chegada do homem.

Com muito tumulto essa informação chegou as autoridades de todo o brasil. Em contatos com os ciêntistas da Holanda, solicitaram que os fósseis descobertos ficassem no Brasil, para colocarem no museu.

Acadêmica: Rnilce de Jesus Dias dos Santos.

pedagogia e pedagogos, pra quê?

eu acredito que, todo esse processo de desenvolvimento educacional,tem seu própio objetivo de estudo, pesquisa e a área investigativa da pedagogia, na qual se preocupa com a prática educativa, pois o pedagogo
se expressa e toma todo direcionamento dessa ação; é o que nos dá certeza da existência da pedagogia como ciência da educação.


Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos

INCLUSÃO ESCOLAR E O DOMÍNIO DA LIBRAS

De acordo com Marinês Zampiere , no texto “libras e lingua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental”, a inclusão de toda criança , seja ela surda, muda,cega, com deficiência mental e/ou fisíca, autista e outros é preconizado na lei de inclusão. E para que ocorra o aprendizado, de acordo com Amaral (2002), citado pela autora, há que se fazer uma reforma tanto na parte estrutural das escolas como nos currículos e metodologias. Para Marinês , nesta proposta o professor vem assumer papel de mediador, ou seja, o que conduzirar o aluno ao conhecimento.Para a inclusão de alunos surdos, além de se fazerem as mudanças estruturais e curriculares, o corpo docente deve ter conhecimento sobre a libras(lingua brasileira de sinais) e as particularidades da surdez.A história educacional, mostra que o nível de aprendizado destes, é inferior ao de alunos ouvintes. Uma das dificuldades encontradas no processo de aprendizado é a questão da lingual, pois a libras é visuo-gestual, ou seja, diferente da lingual portuguesa escrita é, portanto, uma segunda lingual, mas há de se garantir ao surdo primeiramente o domínio da libras.



Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos

A importância do professor na vida da criança

Eu acredito que a criança nasce, e o seu foco de proteção e carinho é a mãe. Um laço de infinitas proporções é estabelecido. Forma-se uma ligação emocional, amorosa que nunca mais irá se romper.A figura materna é para o filho o bem mais precioso e a confiança que a criança tem na mãe é imensa.Quando chega a idade de ir a escola, a criança passará uma boa parte do dia sob o s cuidados de outra mulher:a professor. Esta desempenhará o papel de “mãe substitute” por varias horas.

Acadêmica: Ronilce de Jesus Dias dos Santos

A EDUCAÇÃO E TUDO NA VIDA DE UM SER HUMANO

NOSSAS ESCOLAS PRECISAR MELHORA BASTANTE AS SALA DE AULA ,A EDUCAÇÃO,POIS SEM ESTRUTURA FICAR DIFICIL DE ENSINAR AS CRIANÇAS ,POIS MUITAS COISA PRECISA MUDAR É UMA DELA E OS DIREITO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM MUITO E GANHA POUCO.MUITAS VEZES ME SÃO TRATANDO COMO MERECER.POIS TODOS NOS,PASSARMOS POR PROFESSORES NA NOSSA VIDA. A EDUCAÇÃO  E O MELHOR TESSOURO QUE UM PAI PODER DEIXA PRO FILHO,POIS SE VOCE TIVER ESTUDO VOCE CHEGAR LONGE  BASTA ACREDITAR NOS SEUS SONHOS É TUDO SER REALIZAR A EDUCAÇÃO E TUDO.

FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA 

FANTOCHES NOVO JEITO DE APRENDER

MUNDO DOS FANTOCHES SÃO REPLETO DE SONHO DE FANTASIA É FAZ COM QUE A PESSOA VIAJAR NA HISTÓRINHA QUE ESTÁ SENDO CONTADA ATRÁVES DOS FANTOCHES.

COMO ESSES AMIGINHO VC PODER CONTAR VARIAS HISTORINHA E SÓ MUNDAR A HISTÓRIA E AS FALAR DOS BICHINHO E CONTINUAR A BRINCADEIRA.


E PRA BRINCADEIRA FICAR CONPLENTA  UM PALCO FICAR MAS DIVERTIDO,POIS AS CRINÇAS ,JVEM E ADULTOS FICAR ADIMIRADA COM UM CENARIO E OS FANTOCHES SÃO MANIPULADO POR AULTORES QUE CONTAR AS HISTÓRINHA E PODER TE CERTEZA QUE E UM JEITO BEM LEGAR DE BRINCAR E APRENDER .

FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

DIGA NÃO AO BULLY

TODOS NÓS ,JÁ SOFREMOS BULLY UM DIA NA NOSSA VIDA E CASA ,NA RUA ,NAESCOLA EM TODOS OS LUGARES,BULLY SÃO AGRESSÃO FISICA CONTRA AS PESSOAS POR CLASSE,TAMANHO,COR ,É AS PESSOA QUE SÃO AGREDINDA FICA HUMILHADA COM DEPREÇÃO,ATÉ NA INTERNET VOCE SOFRE BULLY,POR PESSOAS QUE NÃO TE CONHECER VEM CAUSANDO TRANTORNO NAS VITÍMA,JÁ QUE NA INTERNET SÃO DIFICIL DE INDETIFICAR QUE FALOU MAL DE VC ,CONTO PIADA AO SEU RESPEITO ESTÉ BULLY,E FEITO POR MENINOS QUE QUER  ACABA COM A IMAGENS DA VITÍMA.MAS ISSO TEMQUE ACABA AS PESSOAS QUE FAZ ISSO TEM QUE SABER QUE TODOS NÓS SÃO DEFERENTE MAS PODERMOS SER FELIZ .

FABIANE BEZERRA DE OLVEIRA.
A boa utilização da Língua Portuguesa.

A boa utilização da Língua Portuguesa, independente de raça, credo ou condição socioeconômica, depende do acesso a educação, sendo que quando a língua, os vocábulos, não é bem empregada o indivíduo torna-se alvo de seu próprio vocabulário.
Pela nova unificação da grafia de todos os países que usam o Português, estamos vivenciando essas adaptações. Até em 2012 todas as literaturas (livros) devem ser reajustadas ao novo acordo ortográfico. Os gramáticos fazem um trabalho importante de apontar regras de uma língua, mas assim como ninguém aprende a falar usando somente o dicionário, também não se aprende a escrever usando somente a gramática. Os dois são, no entanto importantes com fonte de consulta para sempre que surgir uma dúvida quanto ao “jeito certo” de falar e escrever.
Enfim, apesar de suas variantes, o Português é uma língua belíssima.
KARLA JAIZA FREITAS
PI (Projeto Interdisciplinar)

O 1º Encontro foi coordenado pela responsável da disciplina de metodologia Científica e coordenação dos cursos de Pedagogia da instituição, a professora Socorro Bentes. A mesma reuniu-se com os acadêmicos de Pedagogia I desse semestre por volta das 17:00 horas em frente a igreja de Sant’Ana no bairro de Santana. Foram tratados os assuntos, e os modos como as equipes se dividiriam para realizar a pesquisa na Associação de Aproveitamento dos Recursos da Amazônia – SEARA. Constatou-se que o bairro é muito carente, o mesmo não possui infraestrutura entre outros aspectos que a mesma vivencia.
E com nosso PI está apenas começando, termino dedicando a vocês colegas pedagogos esta mensagem.
“O amanhã nos pertence... Nós acadêmicos somos a esperança de um novo dia de um Brasil grandioso e melhor.
A nossa missão é a de Descobrir.
Descobrir é aceitar ir buscar o desconhecido.
É se enriquecer com mais conhecimento.
É se tornar consciente do mundo em que vivemos.
É ultrapassar as próprias resistências,
É questionar a verdade nesta ou naquela situação... “
Então colegas, saibamos que toda descoberta é um enriquecimento!
O PI nos proporciona estas descobertas para que assim possamos ampliar constantemente nossos cabedais (bens intelectuais e morais de alguém) de conhecimentos para alcançarmos todo sucesso que desejamos.
Muito SUCESSO na nossa jornada acadêmica!!

KARLA JAIZA FREITAS
Informática

Neste I Semestre do curso de Pedagogia vimos que a informática tem para nos ajudar nas aplicações das aulas para com nossos alunos. U ma extraordinária ferramenta que deve ser bem manuseada para se ter êxito. Então leia e reflita sobre este texto.

Máquina de escrever: “Eu tenho valor”

Apesar de minha máquina de escrever ser bem antiga, ela funciona muito bem, com exceção de uma tecla. Há 42 teclas que funcionam bem, menos uma e isso faz uma grande diferença.
Vamos tomar cuidado para que nosso grupo não seja como essa máquina de escrever e que todos os seus membros trabalhem com devem. Ninguém tem o direito de pensar “ Afinal, sou apenas uma pessoa e sem dúvida não fará diferença para nosso grupo”.
Compreendemos que para um grupo poder progredir eficientemente precisa da participação ativa de todos. Sempre que você pensar que não precisam de você, lembre-se da minha máquina de escrever e diga a si próprio: “Eu sou como as teclas, importante nas atividades do grupo e os meus serviços são muito necessários.
Então colegas viram como é importante cada “tecla” e que a união faz a força. Enfim, temos que fazer a diferença e trabalhar em grupo, onde cada um precisa da ajuda do outro. Temos que tomar cuidado para que não sejamos Pedagogos sem eficiência, pois somos uma tecla importante para contribuir no espaço que vivemos.
KARLA JAIZA FREITAS
Bulling: A semente da violência

Segundo Cléo Fontes, bulling é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.
É necessário que o bulling seja olhado não mais como um comportamento comum e inofensivo, mas como um fenômeno que acaba crescendo dia a dia. Trata-se de um comportamento violento que deixa marcas irreversíveis no psiquismo do indivíduo, isso acarreta conseqüências desastrosas para os envolvidos.
Enfim, é preciso crias uma cultura contra o bulling. A educação não é o único caminho para combater, mas é, sem dúvida, o mais importante, tanto pelo seu papel formador como pelo poder multiplicador que possui.

 KARLA JAIZA FREITAS




Internet: use dom atenção!

A internet está cada vez mais disseminada na sociedade. O enorme acesso a informática e a grande variedade de possibilidade de interação que a rede coloca ao alcance de seus usuários a torna universalizada. Junto com as vantagens temos os riscos que podem nos prejudicar se não tivermos cuidado. É preciso usar de senso crítico quando acessar um conteúdo na internet, verificar a fonte da informação para se certificar da qualidade de quem publicou.
Lembre-se que por trás de um usuário de Emails, links, Facebook, MSN, Orkut, entre outros, pode haver um ser de carne e osso mal intencionado forjando uma identidade ou passando pelo o que não é. Esse é um risco que se correr ao fazer parte desse tipo de comunidade virtual
Mas não entre em pânico. Não abdique da interação que a internet oferece, basta tomar os cuidados necessários. Os benefícios que a “net” são, de fato, espetacular e entusiasmastes. Navegue e divirta-se, mas com cuidado e responsabilidade.
KARLA JAIZA FREITAS

TRABALHO CIENTIFÍCO

O IESPES REALIZOU Á 8 JORNADA CIÉNTIFICA QUE ACONTECEU NO DIA 8 Á 10 DE MAIO, ONDE PARTICIPARÃO VARIAS INSTITUIÇÕES DURANTE ESTÉ PERIODO TEVER PALESTRA ,DEPATE ALÉM DA PALESTRA DA DRA. MANOELITA CORREIA LIMA,QUE VEIO DE SÃO PAULO , PARANOS MOSTRA COMO E IMPORTANTE OS PROJETOS CIENTIFÍCOS ,NOS CONTO ALGUMAS EXPERIÊNCIAS  DE PESQUISA COM ACADÊMICO DENTRO DA FACULDADE ,NOS FALOU DA PARA MOSTRA  SASTIFAÇÃO E OS BOM RESULTADOS DE UMA BOA PESQUISA.

 FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA
                                             MARIA MONTESSORI: SEU MÉTODO DE ENSINAR!!



ESTA É A EQUIPE MONTISSORIANA!
O método Montesssoriano faz a criança ter consciência de seus estímulos para realizar tarefas, utilizando suas habilidades motoras, experenciando a autonomia.
Uma educação que leva em relevância o ser humano em sua totalidade; 
   estimular todas as potencialidades do aluno, principalmente as habilidades motoras.
O médoto ancora-se num tripé: ambiente adequado, material científico e atuação do professor como orientador da atividade infantil.
Ambiente – os móveis deveriam ser adaptados ao tamanho da criança, assemelhando-se a uma casa normal;
O professor de uma escola Montessoriana, estará misturados aos alunos, observando e ajudando. Tem a função de facilitador, colaborador coadjuvante no processo de ensino aprendizagem. É mediador e observador, procura desenvolver a auto-confiança e a disciplina.
EMFIM, O BOM PROFESSOR VALORIZA O SEU ALUNO E TENTA RESOLVER OS PROBLEMAS DISCIPLINARES QUE AINDA TEM MUITAS FALHAS. COM DIZ PESTALOZZI: "UMA CASA BEM ORGANIZADA E A MELHOR INSTITUIÇÃO EDUCATIVA".
KARLA JAIZA FREITAS
OS PROFESSORES SÃO PROFISSIONAIS QUALIFICADO PARA AJUDA NO APRENDIZADO  DO ALUNO,PROFESSOR É O PRINCIPAL RESPONSAVEL PELO SUCESSO DO ALUNO,POIS É UM  PROFISSIONAL DAS EDUCAÇÃO. O PROFESSOR  SÃO PROFISSONAIS QUE AO DESENVOLVER SEU PAPEL DE EDUCADOR CONTRIBUR NA FORMAÇÃO DO ALUNOS,POIS EXITEM ESTUDANTE QUE TEM MAIS DIFICUDADE QUE OUTROS, O PROFESSOR COM SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL  FAZ COMO QUE O ALUNO VENHA MELHORARA NO SEUS ESTUDOS COM DECORREE DO
 TEMPO E ASSIM O PROFESSOR AJUDA SEU ALUNO NÃO FICA ,PRA TRÁS NO SEU ESTUDO.









FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA
EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA E DIDÁTICA

A didática é o ramo do conhecimento pedagógico; a pedagogia é a ciência que estuda suas peculiaridades.  Apoia-se nas ciências da educação sem perder sua autonomia epistemológica e sem reduzir-se a uma ou outra, ou ao conjunto dessas ciências.  A educação é um objeto de estudo, um campo de investigação. Há pedagogia já teve seu período áureo, na Pedagogia Tradicional (dos jesuítas até o movimento dos pioneiros da educação nova) o estudo foi através da Pedagogia unitária, da influência católica até a herbatiana e positivista. No tempo do Império a formação do magistério era nas escolas normais, até a década de 1920 predominava a Pedagogia Tradicional (um misto de visão católica, herbatina, pestalozziana e positivista), ela dividiu-se entre geral e especial, com o movimento da educação nova, a pedagogia começa a perder terreno como ciência unitária da educação. Esse movimento herda o “cientificismo”. A década de 1970 inicia o tecnicismo educacional na de 80 é forte a influência do Marxismo. A pedagogia é um campo de conhecimento que investiga a natureza e as finalidades da educação numa sociedade. A educação mobiliza a atividade consciente e produtiva, tomando possível a realização das possibilidades naturais do ser humano, a educação opera uma mediação entre teórica e prática, o sujeito e o meio ambiente. São múltiplas as manifestações do educativo e do pedagógico, ela é a ciência para a educação; e a didática é uma disciplina eminentemente pedagógica, e a se ocupa dos processos de ensino e tem finalidades educativas e uma disciplina de intersecção entre a teoria educacional e as metodologias específicas das matérias, operando a interligação entre teoria e prática. O processo de ensino implica níveis que vão do conhecimento crítico; é pelo estudo ativo das matérias que os alunos podem desenvolver sua capacidade crítica e formar convecções. Há uma enorme necessidade da reconstrução da pedagogia e todo seu campo de ação profissional, na educação a pedagogia e a didática se complementam, pois a didática é uma disciplina eminentemente pedagógica.  

KARLA JAIZA FREITAS
                                 O ensino da pedagogia tradicional


O ensino tradicional é uma das concepções contemporâneas mais antigas, e é um ensino que predomina nas escolas ate hoje. A pedagogia tradicional fica presa a um ensino padronizado, que muitas vezes não permite a inovação e também uma interação maior entre aluno-professor.
No primeiro momento a escola surge como combatente a ignorância, ou um instrumento para combater e resolver o problema da marginalidade, onde a escola se centraliza no professor que transmite gradativamente o conteúdo aos alunos, e a estes cabe assimilar os conhecimentos transmitidos, sem se preocupar com problemas sociais ou outros que poderão surgir.

KARLA JAIZA FREITAS
O professor tem um papel importante na vida do aluno. Ele devir ser aquele que passar seu conteúdo é ensinar no aprendizagem do aluno,sem esquecer de tenta ajuda seu aluno,tirando algumas duvida dando alguns conselho. Os educadores trnsmiter conhecimento científico,mais também procurar passar aos estudantes uma postura  moral e etíca. Os profissionais tem que está satisfeito com seu trabalho para ser torma um bom profissional,pois ele está ajudando na formação do estudantes .

FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA
                ATIVIDADES PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL  : INDENTIDADE E AUTONOMIA.              

Por que trabalhar : O bebê nasce em uma situação de total dependência e, pouco a pouco, necessita se tornar autônomo. Autonomia e identidade se desenvolvem simultaneamente e, mesmo num ambiente coletivo, é preciso dar atenção individualizada às crianças.
O que propor - As melhores experiências são as pautadas pelo relacionamento com os outros e pela demonstração de preferências. Ao servir os alimentos sem misturá-los, o educador permite a cada um identificar aquilo de que mais gosta. Oferecer a colher para que todos comam sozinhos também é primordial. Por meio da observação, uns aprendem com os outros. Mesmo que no começo façam sujeira e demorem para se alimentar, aos poucos adquirem a destreza do movimento.

KARLA JAIZA FREITAS

                                            TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS


Este assunto visa levantar questionamentos referentes às tendências educacionais em questão. Diante de sua complexidade, professores, embora tendo conhecimento sobre algumas, não dominam esse saber em sala de aula.  È muito comum ouvi-los dizer: na teoria é fácil, mas na prática! Haja vista, que mesmo acreditando estarem trabalhando certa teoria, na verdade não estão. Faz no final uma mistura delas. Seria esse o caminho correto a seguir? Professores melhores qualificados, conhecedores da diversidade teórica, não teriam condições mais adequadas, que correspondessem as suas necessidades e a de seus alunos? É nessa perspectiva que esta pesquisa aponta sugestões de como a concepção psicológica histórico-cultural de Vygotsky e outras, podem dar embasamento à teoria histórico-crítica de Saviani e podem estar auxiliando, professores, no processo ensino aprendizagem.

karla Jaiza Freitas
                                                        TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS

Este assunto visa levantar questionamentos referentes às tendências educacionais em questão. Diante de sua complexidade, professores, embora tendo conhecimento sobre algumas, não dominam esse saber em sala de aula. È muito comum ouvi-los dizer: na teoria é fácil, mas na prática! Haja vista, que mesmo acreditando estarem trabalhando certa teoria, na verdade não estão. Faz no final uma mistura delas. Seria esse o caminho correto a seguir? Professores melhores qualificados, conhecedores da diversidade teórica, não teriam condições mais adequadas, que correspondessem as suas necessidades e a de seus alunos? É nessa perspectiva que esta pesquisa aponta sugestões de como a concepção psicológica histórico-cultural de Vygotsky e outras, podem dar embasamento à teoria histórico-crítica de Saviani e podem estar auxiliando, professores, no processo ensino aprendizagem.

                                      UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS
O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico.
O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão.

karla Jaiza Feitas
Tendência Liberal Tradicional

        Segundo esse quadro Teórico, a Tendência Liberal Tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral.De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.
       Quanto aos pressupostos d aprendizagem a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.
       No ensino da Língua Portuguesa parte-se da concepção que considera a linguagem como expressão do pensamento.Os seguidores dessa corrente lingüista, em razão disso, preocupa-se com a organização lógica do pensamento, o que presume a necessidade de regras do bem falar e do bem escrever.Segundo essa concepção de linguagem, a gramática tradicional ou normativa se constitui no núcleo dessa visão do ensino da língua, pois vê nessa gramática uma perspectiva de normalização lingüística, tomando como modelo de norma culta as obras dos nossos grandes escritores clássicos.Portanto, saber gramática, Teoria Gramatical, é a garantia de se chegar ao domínio da língua oral o escrita.
      Assim predomina, nessa Tendência Tradicional, o ensino d gramática, com ênfase nos exercícios repetitivos e de recapitulação da matéria, exigindo uma atitude receptiva e mecânica do aluno. Os conteúdos são organizados pelo professor numa sequencia lógica, e a avaliação é realizada através de provas escritas e exercícios de casa.
karla Jaiza de Freitas.