sexta-feira, 10 de junho de 2011

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE

NA METODOLOGIA DE ENSINO PROPOSTA E APLICADA POR PAULO FREIRE, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PASSA PELAS SEGUINTES ETAPAS:
1-      LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR- AS PALAVRAS A SEREM ESTUDADAS, CHAMADAS POR ELE DE”PALAVRAS GERADORAS” DEVEM SAIR DO UNIVERSO DOS ALUNOS.
2-      SELEÇÃO DE PALAVRAS GERADORAS- A PALAVRA DEVE ESTIMULAR O LADO INTELECTUAL E AFETIVO DO GRUPO E DEVE-SE OBSERVAR A SUA RIQUEZA FONÉTICA, DIFICULDADE FONÉTICA E ASPECTO PRAGMÁTICO DA PALAVRA.
3-      CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES EXISTENCIAIS DO GRUPO, COM POSSIBILIDADE DE DISCURSSÃO SOBRE O ASPECTO PESSOAIS, REGIONAIS E NACIONAIS- CADA SITUAÇÃO GERA UMA PALAVR, QUE É DECODIFICADAPELO GRUPO.
4-      ELABORAÇÃO DE FICHAS COM AS FAMÍLIAS SILÁBICAS- AS FICHAS AJUDAM NA FORMAÇÃO E CRIAÇÃO DE PALAVRAS E INICIAM O ALUNO NO PROCESSO DA ESCRITA.
5-      FICHAS DE CULTURA – A CULTURA DO GRUPO É REPRESENTADA EM FICHAS, QUE SÃO DECODIFICADAS E DISCUTIDAS NO CÍRCULO DE CULTURA.  
NOS ANOS 1980, O METÓDO GANHOU O FORMATO DE CADERNOS COM TEXTOS E “PALAVRAS GERADORAS” E FICARAM CONHECIDAS COMO “CADERNOS DE CULTURA”. JÁ NOS ANOS 1990, NOVOS ESTUDOS SURGIRAM NA ÁREA DA ESCRITA COM DESTAQUE PARA EMÍLIA FERREIRA E ANA TEBEROSKY, QUE CONFIRMARAM ALGUNS PROCESSOS APRESENTADOS POR FREIRE.


ACADEMICA: VALÉRIA CRISTINA S. CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário