sábado, 4 de junho de 2011

QUE DESTINO OS EDUCADORES OS EDUCADORES DARÃO A PEDAGOGIA

Libâneo (2OO1) discuti sobre o destino dos educadores dentro da aera da pedagogia, já que ainda hoje o curso de pedagogia continua sendo motivo de discussão. Movimento e organizações de educadores vem  lutando para que o profissional da educação tenha uma maior valorização, porém ao longo de décadas conseguiram muito pouco, apenas algumas alterações na grade curricular do curso de pedagogia, já que para algumas instituições de ensino superior  o curso de pedagogia é uma sucessão de duvidas. O movimento não conseguiu chegar ao seu objetivo maior que é mostrar a problemática da pedagogia.
            Segundo Libâneo, o curso de pedagogia e de Licenciatura deveriam ser separados, o curso de licenciatura deveria ser somente para formação de professores de ensino fundamental e médio (p. 36) assim o pedagogo atuaria na problemática educativa e também em vários setores diferentes que estariam direta ou indiretamente ligadas a área educativa. Já que a identidade do profissional do pedagogo esta ligada ao Campo de investigação e em suas várias atuações voltada Libâneo (2OO1) discuti sobre o destino dos educadores dentro da aera da pedagogia, já que ainda hoje o curso de pedagogia continua sendo motivo de discussão. Movimento e organizações de educadores vem  lutando para que o profissional da educação tenha uma maior valorização, porém ao longo de décadas conseguiram muito pouco, apenas algumas alterações na grade curricular do curso de pedagogia, já que para algumas instituições de ensino superior  o curso de pedagogia é uma sucessão de duvidas. O movimento não conseguiu chegar ao seu objetivo maior que é mostrar a problemática da pedagogia.
          Segundo Libâneo, o curso de pedagogia e de Licenciatura deveriam ser separados, o curso de licenciatura deveria ser somente para formação de professores de ensino fundamental e médio (p. 36) assim o pedagogo atuaria na problemática educativa e também em vários setores diferentes que estariam direta ou indiretamente ligadas a área educativa. Já que a identidade do profissional do pedagogo esta ligada ao Campo de investigação e em suas várias atuações voltada para a área educacional
          Acredito que a Pedagogia é importante para todos como disse Libâneo “ninguém escapa da educação”. Infelizmente há uma desvalorização bem ampla com relação ao curso de pedagogia, se houve uma separação do curso de Pedagogia e o de Licenciatura sua desvalorização continuara crescendo. Um curso complementa o outro, por isso acredito que não será bom para o profissional se houve uma separação já que os dois cursos estuda a educação.
para a área educacional
          Acredito que a Pedagogia é importante para todos como disse Libâneo “ninguém escapa da educação”. Infelizmente há uma desvalorização bem ampla com relação ao curso de pedagogia, se houve uma separação do curso de Pedagogia e o de Licenciatura sua desvalorização continuara crescendo. Um curso complementa o outro, por isso acredito que não será bom para o profissional se houve uma separação já que os dois cursos estuda a educação.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

8ª EXPOIESPES

A 8ª EXPOIESPES foi realizado nos dias 25 a 28 de Maio no Salão Pérola do Tapajós no parque da cidade organizado pelo curso de Administração. Foi expostos diversos projetos empreendedor, o curso de pedagogia pelo segundo ano consecutivo ganhou o 1° lugar com a o tema O Mundo Mágico dos Fantoches, onde foi confeccionado bonecos de diversos materiais. A exposição foi um sucesso onde a participação ativas das crianças foi muito grande e a realização das dos alunos que com muito esforço elaboram um excelente trabalho. O objetivo era mostrar a ludicidade nas brincadeiras com os bonecos no teatro e brincadeiras de formas educativas. No próximo ano esperamos o mesmo sucesso com novos projetos para desenvolver trabalhos que contribua na educação das crianças.

Iana Cristina Cardoso Pimentel

ESTADO DO TAPAJÓS




Sou totalmente a favor á criação do Estado do Tapajós, pois o desenvolvimento da região será muito grande com a criação de novos empregos, e outros fatores que vão contribuir para o crescimento nas áreas da educação com a vinda de novos pólos universitários, empresas que irão desenvolver trabalhos que contribuam para o comercio em geral. Mas depende de como será a aprovação por parte do governo federal que aprovou o plesbicito que será realizado. É muito importante que toda a população a favor vote  para aprovação, pois os nossos recursos arrecadação de impostos precisam ficar conosco e não mais em Belém onde a cidade de Santarém depende de muitas coisas como recursos governamentais que e carente em nossa cidade. Cabe a nós cidadãos analisarmos essas questão e dar um passo a frente para obter o sucesso completo para a aprovação do novo Estado do Tapajós.


Iana Cristina Cardoso Pimentel

A DISTRIBUIÇÃO DO KIT GAY NAS ESCOLAS







O MEC ( Ministério da Educação), visa vincular um material que contem Kit de DVD, com cenas de crianças e adolescentes no homossexualismo, a faixa etária do público e de 7 a10 anos, a sua distribuição estava prevista para o 1° semestre de 2011. Por esse motivo entidades evangélicas de várias denominações foram contra a distribuição desse material e organizaram um manifesto pacifico em frente ao planalto no dia 1 de Junho, 4° feira com mais de 1 milhão de assinaturas em mãos eles protestavam contra a inserção de tal material nas escolas, segundo o Pastor Silas Malafaia são leis que ferem as doutrinas bíblicas. Mas já foi publicado pela Presidente Dilma Rousseff que vetou a veiculação das cartilhas gays alegando que os vídeos eram impróprios para a educação, pois á Presidente antes de assumir o mandato assinou um documento de que não aprovaria leis que ferisse os princípios cristãos. Sem dizer que milhões dos cofres públicos foram gastos para produzir tais matérias, sendo que a educação necessita de investimentos prioritários como a infraestrutura das escolas, a distribuição de merenda de qualidade para os alunos e bons professores que ensinem princípios para a vida intelectual para um bom convívio na sociedade.   


Iana Cristina Pimentel

ESTADO DO TAPAJÓS


Sou a favor da criação do Estado do Tapajós pelo simples fato de ser necessário dividir o Estado do Pará com o propósito de melhorar a sua administração. É preciso criar um outro estado para que as decisões sejam tomadas mais próximas das cidades do oeste do Pará, trazendo crescimento e melhorias para todas essas cidades. Criando-se o Estado do Tapajós, as cidades do oeste do Pará terão a oportunidade de crescer e melhorar o desenvolvimento das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, gerando lucro e renda. Por isso para ver o Estado do Tapajós crescer, vote SIM no plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. 
                                                  
                                                                                               HILMA BITAR.

PROFESSORES E ALUNOS






APRENDER SE TORNA MAIS INTERESSANTE QUANDO O ALUNO SE SENTE COMPETENTE PELAS ATITUDES E METÓDOS DE MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA. SABEMOS QUE É BOM OU DESEJAVEL MANTER UMA BOA RELLAÇÃO COM OS ALUNOS NA CLASSE. O PROFESSOR DEVE FUNCIONAR COMO UM FACILITADOR DO ACESSO AS INFORMAÇÕES, COMO UM BOM AMIGO QUE AJUDA O ALUNO A CONHECER O MUNDO E SEUS PROBLEMAS, DE FORMA QUE O ALUNO POSSA CAMINHAR COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E, CONSEQUENTIMENTE DE AÇÃO.
MAS COMO QUEBRAR ESTE PARADIGMA: PROFESSOR- ALUNO. QUANTOS PROFESSORES SENTIRAM NA PELE A DESCRIMINAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS EM RELAÇÃO OA SEU PAPEL NA SALA DE AULA? QUANTOS PERGUNTARAM O QUE ESTOU FAZENDO AQUI? POIS NÃO HÁ DESCRIMINAÇÃO SÓ DA PARTE DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DO ALUNO, TALVÉS ISSO VEM ACONTECENDO AO LONGO DOS TEMPOS DEVIDO O COMPORTAMENTO DE ALGUNS PROFESSORES
O PRAZER PELO APRENDER NÃO SURGIR ESPONTANEAMENTE NOS ALUNOS, POIS NÃO É UMA TAREFA QUE SE CUMPREM COM SATISFAÇÃO, SENDO EM ALGUNS CASOS ENCARADOS COMO OBRIGAÇÃO. AS VEZES A SALA DE AULA PARECE UM CAMPO DE BATALHA ENTRE NAÇÕES DIFERENTES:PROFESSORES E ALUNOS PARECEM NÃO FALAR A MESMA LÍNGUA E ESTAR EM LADOS OPOSTOS.
O PROFESSOR NÃO DEVE PREOCUPA-SE SOMENTE COM O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ABSORÇÃO DE ENFORMAÇÃO, MAS TAMBÉM PELO CRESCIMENTO DO ALUNO.
O ALUNO DEVE RESPEITAR O ESPAÇO ESCOLAR E VALORIZAR O PROFESSOR, SABENDO APROVEITAR A MAGIA DO MOMENTO, O ENCANTAMENTO DO APRENDER- ENSINAR- APRENDER.
PORTANTO, O PROFESSOR HOJE É AQUELE QUE ENSINA O ALUNO APRENDER E A ENSINAR A OUTREM O QUE APRENDEU.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES.

VIII EXPOIESPES

 O projeto mundo mágico dos fantoches foi feito com muita dedicação pelos professores e alunos com o intuito de fazermos um ótimo trabalho, nos dedicamos dia e noite para ver o projeto  ser realizado, e conseguimos, o estande ficou muito bonito que chamava atenção de todos que passavam,  principalmente das crianças que ficavam encantadas com os lindos fantoches e com o teatro que fez o maior sucesso com a música do pintinho .Todo esse sucesso se deu graças aos nossos profesores que abdicaram de suas aulas para que juntos pudessemos realizar o mundo mágico dos fantoches. Nós, alunos do curso de pedagogia com muita satisfação agradecemos aos professores(as) Marinete que estava a  frente do projeto ,Simone Lorena que ficou responsável pelo teatro ,Socorro Bentes nossa cordenadora do curso de pedagogia,Viviane Echer que nos liberou de suas aulas para podermos concluir os fantoches, Amiraldo que nos ajudou como fazer as camisas dos fantoches e como postar nossos trabalhos no blog. E sem deixar de parabenizar a todos os alunos de pedagogia. A todos nós que participamos, parabéns pelo papel cumprido. Ano que vem tem mais EXPOIESPES, que venha quem vier, o curso de pedagogia estará marcando presença até breve amigos pedagogos. 
                                                                                                 HILMA BITAR.