sábado, 4 de junho de 2011

PROFESSORES E ALUNOS






APRENDER SE TORNA MAIS INTERESSANTE QUANDO O ALUNO SE SENTE COMPETENTE PELAS ATITUDES E METÓDOS DE MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA. SABEMOS QUE É BOM OU DESEJAVEL MANTER UMA BOA RELLAÇÃO COM OS ALUNOS NA CLASSE. O PROFESSOR DEVE FUNCIONAR COMO UM FACILITADOR DO ACESSO AS INFORMAÇÕES, COMO UM BOM AMIGO QUE AJUDA O ALUNO A CONHECER O MUNDO E SEUS PROBLEMAS, DE FORMA QUE O ALUNO POSSA CAMINHAR COM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E, CONSEQUENTIMENTE DE AÇÃO.
MAS COMO QUEBRAR ESTE PARADIGMA: PROFESSOR- ALUNO. QUANTOS PROFESSORES SENTIRAM NA PELE A DESCRIMINAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS EM RELAÇÃO OA SEU PAPEL NA SALA DE AULA? QUANTOS PERGUNTARAM O QUE ESTOU FAZENDO AQUI? POIS NÃO HÁ DESCRIMINAÇÃO SÓ DA PARTE DOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DO ALUNO, TALVÉS ISSO VEM ACONTECENDO AO LONGO DOS TEMPOS DEVIDO O COMPORTAMENTO DE ALGUNS PROFESSORES
O PRAZER PELO APRENDER NÃO SURGIR ESPONTANEAMENTE NOS ALUNOS, POIS NÃO É UMA TAREFA QUE SE CUMPREM COM SATISFAÇÃO, SENDO EM ALGUNS CASOS ENCARADOS COMO OBRIGAÇÃO. AS VEZES A SALA DE AULA PARECE UM CAMPO DE BATALHA ENTRE NAÇÕES DIFERENTES:PROFESSORES E ALUNOS PARECEM NÃO FALAR A MESMA LÍNGUA E ESTAR EM LADOS OPOSTOS.
O PROFESSOR NÃO DEVE PREOCUPA-SE SOMENTE COM O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ABSORÇÃO DE ENFORMAÇÃO, MAS TAMBÉM PELO CRESCIMENTO DO ALUNO.
O ALUNO DEVE RESPEITAR O ESPAÇO ESCOLAR E VALORIZAR O PROFESSOR, SABENDO APROVEITAR A MAGIA DO MOMENTO, O ENCANTAMENTO DO APRENDER- ENSINAR- APRENDER.
PORTANTO, O PROFESSOR HOJE É AQUELE QUE ENSINA O ALUNO APRENDER E A ENSINAR A OUTREM O QUE APRENDEU.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário