sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fantoche na área pedagogica

Na pedagogia, o teatro com fantoches pode ser usado como método de ensino, pois é uma das formas de estimular o desenvolvimento de aprendizagem da criança.  O manuseio de fantoches não pode ser usado para retratar cenas de agressões ou uso de vocabulário inadequado que possa resultar em uma má educação, o de maneira adequado dos brinquedos contribui para a formação social do individuo.                          

             

Adriana de Sales Sena    

Fantoches na aréa pedagógica

             Nas atividades desenvolvidas em sala de aula ¨O projeto de fantoches¨, pude aprender a forma de confeccionar os mesmos, pois é uma experiência divertida e educativa que servirá para minha atuação profissional, como: em festinhas da escola que poderei está aplicando,como teatro educativo, construção de histórias que vai ajudar no bom desenvolvimento do comportamento da criança, só lembrando que não se deve existir cenas de violência, pois o projeto visa um bom desempenho na preparação e formação do aluno.


VALÉRIA DE LIVEIRA CAMPOS. PED.1

SE ENVOLVA NESTE MUNDO MÁGICO.



O universo dos fantoches realmente desperta encantamento. Para nós, futuros educadores, é um recurso que deve ser usado como um atrativo ao nosso público alvo: as crianças.
Para mim, como futura pedagoga, participar dessa oficina foi extremamente importante. Tive a oportunidade de me imaginar no mundo infantil, de pensar como criança, pois o fantoche nos dá essa oportunidade. Este recurso pode ser usado não apenas nas salas de aula, mas em hospitais, clinicas etc. Precisa apenas vontade de se envolver neste mundo mágico.

Acadêmica: Rônea Cristina Dias.

FANTOCHE DE CAIXA

Passo a Passo:

Material:
Caixa de Leite ou Sapato
EVA cores diversas
Pincel Atômico
Cola de Sapateiro
Olhos de Plastico
Fita Adesiva


Construção

Feche a caixa com a fita adesiva, marque os tres lados da  caixa e recorte. 

Faça um molde que cubra toda a caixa com o EVA, sendo que um cubra as laterais e o outro a parte superior e inferior.

Cole na parte interna o EVA vermelho pra forma o ceu da boca do fantoche, corte uma tira pequena para fazer a lingua




Para formar o fantoche que você deseja procure molde do boneco desejado, nesse caso recortamos o molde do leao aonde se fez a juba, a parte do fucinho, as patas, a barriga e uma gravata. Cole os olhos.


Foi de grande importância a oficina de fantoche para a formação pedagogica de cada um dos alunos, pois vem a enriquecer e fortalecer nosso conhecimento. Podemos usar os fantoches para desenvolver nossas aulas porque conseguimos de uma forma lúdica ensinar melhor cada aluno.

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

Essas oficinas de fantoches que tivemos são de extrema importância para o nosso desempenho profissional, pois poderemos utilizar o que estamos aprendendo hoje e, repassar para nossos futuros alunos e também aos professores. Esse aprendizado ajudará tanto na área educacional, como pode ajudar também pessoas de fora, pois é um meio de gerar renda.

Acadêmica:Naiara Cristina Nogueira Evangelista.


A contribuição pedagógica com os fantoches de caixa, será no aproveitamento de caixas de leite e de sapato, no que não há uma degradação do meio ambiente e contribui na reciclagem e nas interações na escola com os alunos e professores. Poderá expor com um intuito empreendedor, e artesanal para o mercado de trabalho obtendo mais portas para este fim tão educacional.
Acadêmica: Geisa Oliveira Carvalho

De acordo com as oficinas de fantoches tivemos uma ótima experiência. Pode contribuir de várias formas como a reciclagem e,a nao poluir o meio ambiente. Nos ensinou que mais tarde quando estivermos em salas de aula, podemos fazer desta criação um objeto de aprendizagem, e ministrar oficinas aos professores e também ao público em geral.

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa




Equipe

Daniele Portela
Francisca Jamila Aguiar
Geisa Carvalho
Naiara Evangelista

COMO CONFECCIONAR UM FANTOCHE DE GARRAFA PET

1º Passo:
Recorte a garrafa pet (2L) conforme a ilustração.



2º Passo:
Dar início à colagem da boca.



3º Passo:
Prepare a parte interna da boca.



4º Passo:
Fazer revertimento da garrafa em feltro.

5º Passo:
Vestir o fantoche para marcação correta dos braços.


6º Passo:
Usando agulha e linha, costure os braços no local  previamente marcado.
7º Passo:
Cole o cabelo sem pressioná-lo para deixar algumas mechas soltas.

8º Passo:
Agora começe a montar os acessórios como o chapéu. Também não o pressione com força para manter algumas mechas do cabelo soltas.
9 Passo:
Conclua colando os demais acessórios como boca, nariz e olhos.

10º Passo:




11º Passo:
Finalmente você poderá dar vida a seu fantoche manipulando-o com a ponta dos dedos.




PARABÉNS! Agora você já pode confeccionar seu próprio fantoche. Use cores diversificadas,  tecidos coloridos e poderá trazer para o mundo real o mágico mundo dos Fantoches.


Use sua criatividade e divirta-se. 
Um grande abraço das PEDAGOGAS EM AÇÃO.

* Ana Carla Auzier.
* Ana Carla Canté.
* Adriana Sales.
* Hilma Bitár.

* Iana Cristina.
* Ronilce Dias.
* Rônea Cristina
* Valéria Cristina

A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DOS FANTOCHES

O fantoche muitas vezes torna-se um grande amigo das crianças. O valor pedagógico de um fantoche é muito grande, pois muitas crianças veem os fantoches como amigos,  tornando-se assim, pessoas mais comunicativas e dinâmicas.Para o profissional pedagogo,  o fantoche vem ser um meio de ensinar, tornando assim mais fácil para o professor ensinar e para a criança aprender.
ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS

FANTOCHES: INSTRUMENTO DE INFORMAÇÕES

Para mim, atribuo a oficina de fantoches como inovador,é um mundo mágico com bastante ludicidade para o meu desempenho profissional, serviu para me estimular cada vez mais a desenvolver trabalhos prazerosos e de interesses com os alunos aprender brincando. Esse instrumento pedagógico e indispensável ao professor como grande recurso de informações.

Ronilce de Jesus Dias dos Santos

CONTRIBUIÇÃO PEDAGOGICA NAS OFICINAS DE FANTOCHES

A contribuição das oficinas de fantoches na Pedagogia e muito importante, pois no estágio acadêmico os Pedagogos podem elaborar oficinas  para confecção de fantoches ensinando aos professores os materiais necessários e organizar feiras escolares sobre o assunto. O fantoche tem uma contribuição muito grande na área educacional, onde os professores podem formular aulas utilizando os fantoches. Estudos comprovam o valor o fantoche que ajuda na reabilitação de crianças com algum tipo de deficiência física ou mental. As oficinas podem ser feitas nas escolas, hospitais e creches e com diferentes tipos de matérias como garrafa pet, meias e esponja buscar a criatividade de cada aluno e professor.


Iana Cristina Cardoso Pimentel