quarta-feira, 6 de abril de 2011

pedagogia

pedagogia e uma ciência que estuda ensino que teve inicio no seculo XIX..A pedagogia estuda diversos temas relacionado a educação,tanto no teórico como na prática,pois tem como objetivos principal melhora o aprendizagem de cada individou atraves de seu conhecimento.                                                                       Ela está ligada com socidade é as normas educativas.A pedagogia vem aborda alguns temas importantes como:metado e sistema pedagogico, mas também aborda algumas dificuldades de aprendizagem do aulno, no processoeducacional.                                                                                                                                                                 Pois o pedagogo é o profissional que atua na aréa pedagogica,na sala de aula,mas que poder atua em empresa,como o cargo de pedagogo com dicanica da empresa,e o curso de pedagogia  vem ensina  os principal conceitos pedagogicos para o pedagogo se toma um bom profissional para quando ,cher na sala de aula trabalha ,dinamica do aluno para ele ter um bom aprendizagem.                                                                                                             Academica: FABIANE BEZERRA DE OLIVEIRA

Projeto Ciranda de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras


O Serviço Social do Comércio (SESC) Pará, na unidade de Santarém,.a entidade levará ao Veterano Esporte Clube o projeto Ciranda de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, que acontecerá em horários intervalares.
 No dia 04 de abril acadêmicos do curso de pedagogia visitaram a sede do Veterano esporte clube, a convite do SESC-PA  para conhecer a história da construção da sede, fazendo parte da história  de Santarém . Com participação do prof° Anésio Oliveira, pedagogo já de uma certa idade de vida, através de sua memória contou, passo a passo,como se deu a construção do local, sendo reforçando que foi resultado de simples moradores do bairro da Aldeia, em busca de um local para reuniões e lazer dos moradores.

O que chamou mais atenção dos acadêmicos foi em saber que as festas que ocorriam eram bastante polêmicas por exigirem o traje adequado para o ambiente e quando haviam  mulheres suspeita há não serem mais virgem,as mesmas eram convidadas a se retirarem da festa, este comentário levou a um breve referencial  da sociedade da época, sendo machista onde as mulheres não tinham vez. A palestra foi encerrada com incentivo  do pedagogo aos acadêmicos, dando seu ponto de vista em relação ao curso  e sua trajetória escolar.

PÂMELA BATISTA LISBOA

História da Educação

Segundo o texto resulta da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos individuos no tempo. A preservação da memória, porém, não foi  identica ao longo do tempo, tendo variado também  conforme a cultura. Pois com a história da educação construimos interpretações sobre as maneiras pelas as quais os  povos transmitem a sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, pois tudo que foi dito até aqui vale para a historia da educação, já que o fenomeno educacional se desenrola no tempo e faz igualmente parte da história. Pois de acordo com o professor Casemiro dos Reis Filho, em obra publica em 1981, somente depois de realizados estudos analiticos capazes de aprofundar o conhecimento da realidade educacional, pois se trata de um conhecimento histórico capaz de fornecer a reflexão filosófica o conteúdo da realidade sobre a qual se pensa, tendo em vista descobrir as diretrizes e as coordenadas da ação pedagogica. Segundo Saviani, cabe aos historiadores, com a percepção da dimenção historica das informações mais alertada os responsaveis pelos rumos da educação no pais trazendo momentos oportunos as informações que por oficio eles detém.

                                                                     Fonte: Resumo A história da educação. professora Marinete.

                                                                                        Hilma Bitar.

A pedagogia começa na antiga Grécia.

Talvez você não tivesse ainda imaginado, mas por trás de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o dificil ofício de educar. Mesmos aqueles professores que não conhecem a obra de Aristóteles, Rousseau ou Durkheim trabalham sob a influencia desses pensadores, na forma como foi incorporada à prática pedagogica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didaticos, ao curriculo de formação dos professores.
Foi com o  amadurecimento das sociedades que surgiu o pensamento pedagogico, sempre entrelaçado com a filosofia. prova disso é que os três primeiros pensadores da educação a deixar uma obra cuja influência chegou a nossos dias foram também os nomes fundadores da filosofia ocidental, os gregos Sócrates, Platão e Aristóteles. 

                                                                            Fonte: Revista Nova Escola. Edição Especial. Grandes Pensadores.

Hilma Bitar.

MATEMATICA NO ENSINO INFANTIL


Para Kátia Smole (2003), uma "proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática. Uma proposta assim incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções matemáticas, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa e fazer as interferências no sentido de levar cada aluno a ampliar progressivamente suas noções matemáticas ."
Procuro enfatizar a importância de se desenvolver atividades matemáticas na escola infantil, uma vez que estamos ligados no universo dos números desde que nascemos e que as crianças são capazes de desenvolver noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola. Consideramos o conhecimento que utilizam na sua vida como, por exemplo, seriação, classificação, contagem numérica, etc. Partindo deste referencial acredito que freqüentar uma classe de Educação Infantil significa, além da convivência entre pares, ter acesso a muitas oportunidades para a construção de novos conhecimentos, graças às ações que a criança exerce sobre o mundo real.
 Tudo o que temos que fazer é criar condições para que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às descobertas das crianças.
Existem muitas formas de trabalhar com a matemática na escola Infantil. Ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, na hora de dividir porções de lanche, etc...é aí que são construídos conhecimentos matemáticos como tamanhos, distância, comprimento, cores e formas. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática.
Devemos proporcionar um ambiente "matematizador" com brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, interativas e desafiadoras, capaz de encorajar os alunos a propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, desenvolver noções matemáticas e raciocínio.
"De fato enquanto brinca a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparar quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. Por outro lado, brincar é uma oportunidade para perceber distancias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo todas essas grandezas."(Smole, Diniz e Cândido, 2000). 

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

ARTE

Segundo os PCN/Arte (2000), a arte na educação passa a ser vista não só como auto-expressão, mas também como conhecimento. O aluno deve conhecer nosso passado para entender o presente, fundamentado a proposta de ensino da arte no fazer artístico, na leitura da obra de arte e na contextualização da história. Esta proposta foi introduzida no Brasil pela arte-educadora Ana Mae Barbosa. Denomi9nada metodologia triangular, foi sugerida depois Parâmetros Curriculares Nacionais como abordagem triangular (a produção do aluno, a fruição das obras e da reflexão. Então, é interessante que o professor trabalhe com as crianças essa disciplina que também desenvolve a imaginação e a criatividade da criança. ”Quando a criança desenha, ela está realizando experiências importantes para o seu desenvolvimento e que a expressão artística da criança é um registro de sua personalidade” (Viktor Lowenfeld).

Ana Carla Auzier dos Santos

FANTOCHES

Iremos iniciar o trabalho de confeccões de fantoches para apresentação na oitava EXPOIESPES, do curso de Pedagogia da instituição. O mesmo nos proporcionará incentivo a novas tecnicas para recreação de futuros alunos e aperfeiçoamento próprio, onde a informatica faz muita diferença,  pois com os moldes impressos que foram pesquisados nos sites, vamos trabalhar com mais rapidez e eficiencia.

Sunara Cecilia
Pedagogia I
O MUNDO DOS FANTOCHES
Os fantoches são bonecos feitos com materiais baratos e recicláveis que auxiliam no aprendizado das crianças, fazendo com que elas ampliem seus conhecimentos sobre o mundo. Os fantoches não auxiliam só os professores em suas atividades escolares, mas também médicos para o tratamento de crianças doentes, e voluntários que vão fazer com que haja momentos felizes para essas crianças. O tratamento dessas crianças muitas vezes se torna mais rápido por estimular a alegria.
Os fantoches despertam as imaginações das crianças, elas se envolvem cada vez mais em um mundo de ilusionismo. As crianças tímidas podem ficar mais soltas, com vontade de expressar suas opiniões e criatividade.
Para os professores é um meio de tornar suas aulas mais criativas e que os alunos possam ser mais participativos e que com isso se desenvolvam intelectualmente e socialmente, a criança possa vir a interagir no meio social dando uma grande importância aos valores que lhe foram atribuídos. Mas também é importante saber trabalhar com fantoches, em teatros não devemos estimular a violência, o uso de drogas, falar palavrões. Devemos dar exemplos que as crianças possam repetir. Na infância é o momento que a criança cria o seu mundo mágico, por isso é bom que os fantoches sejam bons exemplos.
 Para a Pedagogia os fantoches vêm dando uma grande força, já que Pedagogia refere-se à educação e os fantoches são uma forma de ensinar, podemos dar palestras de prevenção de DST’s, planejamento familiar, uso de drogas, assunto ligado à saúde que não afeta somente o público infantil, mas também o público jovem.
Ana Carla Auzier e Karine Suzane

PI- PROJETO INTERDISCIPLINAR

O desenvolvimento das equipes do projeto ja começaram a se organizar,  idealizamos  um projeto que proporcione para alunos de primeira a quarta serie da Escola Julia Passarinho, no Bairro de Santana, um resgate de jogos e brincadeiras que se perderam no tempo e que fazem parte da nossa cultura.  Vamos semear a conciência, o nosso objetivo principal é promover  a educação  com foco no resgate da cultura.

Sunara Cecilia
Pedagogia I

REALIDADE EDUCATIVA

PEDAGOGIA  
* Realidade educativa
* Área de conhecimento
* O bjetivo de formação  humana
* Metodologia de organização
IDENTIDADE PROFISSIONAL
* Atividades voltadas para educação
* A argumentação
* vida social boa conduta
* Dominios de problemas na área educativa
ÁREAS DE ATUAÇÃO
* Ensino público e privado
* Orientações
* Orientar estajiarios 
* Planejadores
A informática criou um forte vinculo com a pedagogia que vem ajudar a informatizar cada vez mais as áreas produtivas.
ALUNA: Karine Suzane Almeida 

A INFORMÁTICA CADA VEZ MAIS PRESENTE EM NOSSAS VIDAS

A cada dia que passa a informática vai ganhando um espaço maior na vida das pessoas,ela ja é utilizada como um instrumento de aprendizagem ensinando do maior ao menor,hoje em todos os lugares e possível encontrar um computador,isso e uma tecnologia e foi feita com o intuito de facilitar a vida das pessoas, mas devemos saber lidar com tanta informação e utilizar o que realmente interessa,pois os ricos da internet não são muito diferentes dos que se enfrentam nas ruas.A internet e a mídia que mais cresce no mundo pois ela facilita a comunicação e a interação dos individuos.

Naiara cristina nogueira evangelista

O PROCESSO EDUCATIVO

É na espécie humana que se efetua um longo e complexo processo educativo, sem o qual o indivíduo não poderia sobreviver numa sociedade que transformou radicalmente as condições naturais da vida e que exige dele comportamentos muito superiores aqueles que são determinados pelos instintos. A aprendizagem elementar é oferecida pela família. A instituição familiar pode apresentar formas muito diversas, de acordo com a sociedade em que esteja inserida, e a educação no seio familiar também é encaminhada de formas distintas. A relação familiar se reduz em alguns casos, ao contato entre mãe e filho, no geral, a família pode ser numerosa. A família ensina a criança o papel sexual masculino e feminino. O grupo de iguais é a formação social que muito contribui para o processo socializador da criança.

Ana Carla Auzier dos Santos

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

No cenário atual, a educação brasileira está sendo discutida e questionada. Mas afinal o que é educação? Analise os vários conceitos de educação conforme alguns teóricos/autores citados no texto Introdução ao Estudo da História da Educação? Licurgo na educação espartana, objetivo ao conhecimento preparação para as lutas, pois os espartas deveríam está sempre preparados para grandes conflitos. disposta a trnsmitira alegria.Ja o ideal educativo de Sócrates era o bem estar da alma humana, em conjunto com uma mente saudável disposta a transmitir alegria espiritual. São Tomás de Aquino, utilizava o método cristão para afirmar que a melhor maneira de educar é fazer com que o aluno pense e raciocine eque precisa acreditar num ser superior para dar o direcionamento. O filósofo Russeau, percebe que a criança precisa de um acompanhamento educacional desde o nascimento até a sua juventude, baseado nisso ele acredita que todo ser se torna capaz das virtudes humanas. Pestalozzi surge reformando oa teórias de Russeau dizendo que, a educação tem que ser de forma clara os epossível entre professores e alunos e que as idéias sejam compreendidas de forma que possam ser expressas de maneira adquirida. Na escola Nova com John Dewey, a educação é uma troca de experiências, passada pela reconstrução e reorganização dos saberes, com isso aumenta o sentido. Luziarga educador espanho, a educação surge fluentemente e passa por um processo de geração vem acompanhada de genética.


Acadêmico: Jocivaldo Rocha de Sousa










Qual seria o modelo de educação para hoje, o modelo vem ser uma educaçao para a sociedade mais atualizada com capacidade para dar aos jovens de hoje a igualdade social, respeito e dignidade com os metodos com aue façam que tenham responsabilidade. Estudando cada vez mais os elementos que compõem a sociedade. A educação são praticas socias em relações a pulitica, religião, e cultura. A historia vem a ser a ampliação de objetivos e estudos da pesquisa e teoria.a históiria estuda a dinâmica social. E rever os acntecimentos passados.

ALUNA:Karine Suzane Almeida

INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO

Em alguns estados da Federação Brasileira a disciplina Informática é trabalhada nas escolas como disciplina obrigatória.
As escolas do Estado do Pará de fato ainda não vivenciam essa realidade no seu cotidiano.
Trabalha-se a informática a reboque de outras disciplinas, no embalo, de trabalhos, pesquisas, etc. Visto que muitas unidades não possuem laboratórios de informática que é uma ferramenta imprescindível nesse processo. Isso precisa ser revisto pelo conselho estadual de educação-CEE.
Se o estado do Pará investir mais em tecnologia, informatizando os estabelecimentos de ensino, com certeza a educação nesse estado daria um grande salto na qualidade do ensino.




Juliene Torres Luz

P.I.

As universidades têm um papel fundamental dentro da sociedade, como a de formar profissionais nas mais diversas áreas, do conhecimento.
E a sociedade é quem ganha com isso, pois, absorve ferramentas que construirão o seu futuro.
Mas, durante a formação acadêmica, esses centros acadêmicos, as universidades precisam também prestar serviços sociais, pois o conhecimento dos acadêmicos devem ser partilhados através de serviços que atendam a comunidade em geral.
O IESPES Vai além de seu espaço físico, sai de suas salas de aula e chega à comunidade levando serviços e atividades ao bem comum.
O PI do IESPES é isso, os acadêmicos na comunidade.





Juliene Torres Luz

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Durante a vida escolar de uma criança, muitas coisas interessantes lhe acontecem. As informações surgem a cada instante e com elas vêm as problemáticas que precisam ser solucionadas.
Uma escola bem estruturada, com projeto pedagógico adequado à realidade de seu aluno, professores, bem preparados a uma gestão atenta ao bom funcionamento do estabelecimento de ensino são fundamentais no processo de aprendizagem do aluno. Mas tudo isso somando a tecnologia às ferramentas de informatização e assimilação do conhecimento se torna mais fácil, mais leve, mais divertido.
Hoje os governos precisam investir mais no quesito tecnologia nas escolas, pois, o despertar para o saber deve se dar de forma prazerosa, que o aluno consiga se ver como parte do processo educativo, e a tecnologia uma ferramenta importante para que isso ocorra.




Juliene Torres Luz

A IMPORTÂNCIA DOS FANTOCHES

Os fantoches desenvolvem a imaginação das crianças, estimulam o gosto pela ajudarem na socialização das mesmas. Usando fantoches nas escolas o aprendizado acontece com mais facilidade e alegria.
O público alvo dos fantoches são as crianças, mas também fascinam os adultos.
Percebe-se que o mundo dos fantoches envolve toda uma habilidade por parte de seus manipuladores que com muita técnica despertam alegria e aprendizado a seu público.
Essas técnicas são inseridas no projeto pedagógico de muitas escolas, através de dramatizações, debates, seminários, enfim, várias atividades pedagógicas.




Juliene Torres Luz

P.I.

A Primeira etapa do projeto interdisciplinar PI, do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) foi realizada no dia 25 de março de 201, no bairro de Santana, onde houve grande participação da comunidade local representada por suas lideranças
Tal projeto visa além da integração da comunidade acadêmica proporcionar serviços e atendimentos sociais a essa comunidade carente.
De inicio, tomaram-se informações sobre a realidade da área como números de famílias, de moradores, de creches, de escolas, enfim, dados importantes para os grupos de alunos desenvolverem seus projetos.
No dia 29 de março, na sala de pedagogia 2011 – noite, a professora Socorro Bentes, Coordenadora do curso, orientou os alunos da turma que se subdividissem em grupos e cada um destes escolheriam um tema para ser trabalhado em projeto dentro da comunidade do bairro de Santana. O grupo de acadêmicos composto por Iara, Ilza Winny, João, Juliene, karine e Sunara, após a analise de vários temas escolheu RECREAÇÃO NAS ESCOLAS.





Juliene Torres Luz

O DIDÁTICO

A didática tem como objetivo de estudo o processo de ensino na sua globalidade, ou seja, suas finalidades sociopedagógicas, princípios, condições e meios de direção e organização do ensino e da aprendizagem.O ensino é uma prática humana que compromete moralmente quem a realiza. Assim como é uma prática social , uma vez que corresponde às necessidades, funções e determinações que estão para além das intenções e previsões dos atores diretos da mesma” (LIBÂNEO)

O didático refere-se á arte de ensinar, onde o professor deve
saber se o aluno está aprendendo ou não, e ver o que ele pode fazer para ajudar esse aluno a ter um desempenho mais proveitoso,deve haver uma interação entre o professor e o aluno.

Ana Carla Auzier dos Santos

A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA

Como vimos no livro Pedagogia e pedagogos, para quê? A Pedagogia é o campo sistemático da educação que atua na formação humana, ela está em toda parte, na escola, na família, na igreja e em outros seguimentos sociais, com intuito de profissionais qualificados para atuarem nas mais diversas áreas formais e não-formais. Sabe-se ainda que o profissional pedagogo passa por várias situações difíceis para exercerem suas funções, como: a desvalorização profissional, baixos salários,  muitas das vezes fazem com os pedagogos se escondam atrás de outras profissões, com vergonha de serem pedagogos.
Espera-se que o pedagogo deixe essa vergonha de lado e possa por em prática o ensino pedagógico, ajudando assim não só na educação, mas na socialização do indivíduo.


Juliene Torres Luz

HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A história resulta da necessidade de reconstruirmos o passado relatando os acontecimantos, ou seja, fatos e atos que compõem a existência da humanidade. Com a história da educação construimos intrpretações sobre as maneiras pelas quais transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Nas antigas concepções de história os povos tribais não privilegiam os aconteciemtos da vida em comunidade e sim recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais pela imitação dos gestos dos deuses. Um exemplo é a civilização micênica na Grécia Antiga, no segundo milênio a.C., quando ainda predominava o pensamento mitico. No século IX a. C (ou VIII a. C), com Homero quando relata na epopéia Ilíadas a guerra de Tróia e conta na Odisséia o retorno do herói Ulisses a Ítaca, nessas narrativas predomina a intervenção divina no destino humano. a partir do século VI a. C., a filosofia surgiu na colônia grega da Jônia (atual Turquia) com uma maneira reflexiva de pensar o mundo, que nega o domínio do religioso e admite a maioria das interpretações racionais sobre a realidade. É indispensável que o educador consciente e crítico seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de cintinuidade e de ruptura em relação aos seus antcessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente ao acaso. Somos seres históricos, pois cada geração assimila a herança cultural dos antepeassados e estabelecem projetos de mudança, o passado não está morto, porque nele se fundam raízes do presente.    

Acadêmico: Jocivaldo Rocha de Sousa
                      








PRODUÇÃO TEXTUAL

Breve história da educação


Segundo o conteúdo estudado, o núcleo familiar sempre foi o primeiro passo de importância a socialização da criança na sociedade. A relação familiar se reduz ao contato entre mãe e filha e demais familiares que ensinam a criança o papel de respeitar os mais velhos, a proteção dos irmãos, assimiliar os valores por seus parentes,a prender uma linguagem e estruturam em seus conhecimentos e sua maneira de pensar. Aprendizagem se realiza naturalmente, pois a criança participa de forma mais ativa, nos trabalhos comuns, conforme cresce  seu papel se torna mais importante e definido na comunidade e principalmente na escola que se realiza a sua socialização intelectual da criança, a sala de aula é um modelo que mostra a criança como é a sociedade que ela vai crescer e passar a vida, a igualdade de condições dos alunos que é quebrado pelo aparecimento de lideres e por certas hierarquia que se estabelece entre eles decorrentes de valores desejáveis ou indesejáveis instalam entre eles e o espírito de competitividade que estimula a prática ao esporte e outros elementos próprios da rotina escolar.

Acadêmica: Klívia Luane Nascimento Parente

QUEM É CONTRA A PEDAGOGIA?

Segundo Libâneo, a crítica à Pedagogia tem aumentado: ela não cobriria os requisitos “cientificidade”; seria uma tarefa voltada para prática, estando mais no campo da intuição e da arte do que no campo científico; não teria objeto de estudo próprio porque o fenômeno educativo é pluridimensional, assim como não disporia de um sistema claro e coerente de conceitos. Segundo os críticos da Pedagogia  não percebem que a coerência dessas dificuldades epistemiológicas não constituem razão suficiente para se ignorar a atividade prática correspondente ao campo do conhecimento pedagógico. Essa atividade é definida especificamente como formação humana. No entanto, o pedagogo é um profissional que jamais deveria sofrer preconceito por causa do seu amplo conhecimento.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS


QUEM É CONTRA A PEDAGOGIA?

Segundo Libâneo, a crítica à Pedagogia tem aumentado: ela não cobriria os requisitos “cientificidade”; seria uma tarefa voltada para prática, estando mais no campo da intuição e da arte do que no campo científico; não teria objeto de estudo próprio porque o fenômeno educativo é pluridimensional, assim como não disporia de um sistema claro e coerente de conceitos. Segundo os críticos da Pedagogia  não percebem que a coerência dessas dificuldades epistemiológicas não constituem razão suficiente para se ignorar a atividade prática correspondente ao campo do conhecimento pedagógico. Essa atividade é definida especificamente como formação humana. No entanto, o pedagogo é um profissional que jamais deveria sofrer preconceito por causa do seu amplo conhecimento.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS


PALESTRA VETERÃNO (SESC)

Segunad- Feira dia 4 de março, foi realizada uma palestra promovida pelo SESC com o tema "ciranda de jogos, brinquedos e brincadeiras. O objtivo era resgatar a cultura lúdica com brinquedos antigos r cantigas de ciranda. O SESC realizou esse projeto no bairro da Aldeia com base no veterãno. Foi preparado em documantário sobre o suegimento do clube que ralatou a historia do bairro e dos moradores mais antigos que ajudaram na cocretizção de um sonho que era fazer a sede para o lazer e reuniões da comunidade. O professro Onésio foi o palestrante, ele é moarador do bairro formado em pedagogia pla UFPA que falou toda a historiqa de sua vida no bairro r asa mudamças até os dias de hoje. Foi uma noitr de muito aprendizado, onde foi resgatada a história de Santarém com a amostar de pinturas de Laurimar Leal que mostrou maonumentos historicos e geografico que hoje não existe mais.

Iana Cristina Cardoso Pimentel

PALESTRA VETERÃNO (SESC)

Segunad- Feira dia 4 de março, foi realizada uma palestra promovida pelo SESC com o tema "ciranda de jogos, brinquedos e brincadeiras. O objtivo era resgatar a cultura lúdica com brinquedos antigos r cantigas de ciranda. O SESC realizou esse projeto no bairro da Aldeia com base no veterãno. Foi preparado em documantário sobre o suegimento do clube que ralatou a historia do bairro e dos moradores mais antigos que ajudaram na cocretizção de um sonho que era fazer a sede para o lazer e reuniões da comunidade. O professro Onésio foi o palestrante, ele é moarador do bairro formado em pedagogia pla UFPA que falou toda a historiqa de sua vida no bairro r asa mudamças até os dias de hoje. Foi uma noitr de muito aprendizado, onde foi resgatada a história de Santarém com a amostar de pinturas de Laurimar Leal que mostrou maonumentos historicos e geografico que hoje não existe mais.

Iana Cristina Cardoso Pimentel

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

A história da educação e um processo pelo qual  o individuo pssa para assimilar os conhecimentos e atitudes necessarias para integra-se na soiedade. Pode-se falar que a educação da um apreendizado elementar e apresentando diversas formas de acordo com a sociedade direção e socialização, trans formação regulado pelos instintos em menbro participante da comunidade.
A formação social contribui para o processo de socializar o ser humano, tarefas que podem ser realizadas em conjuto, trocas de experiencias e um desenvolvimento da da pensomnalidade. O principal local de socialização vem a ser a escola que comece na infancia, e demostra toda autoridade, cumprir regras dar valores ao trabalho produtivo.
A hitória da educaçao e sua importancia e o conhecimento que possibilitará os questionamentos sobre a problematica educacional dos dias que se passaram e dos atuais. Você pode lembrar que a educaçao é o reflexo da sociedade procurando transmitir os desejos da população esta relacionadas aos  fatores socias, econômicos e políticos. Há muitas maneiras de resgatar a memoria do passado a partir de documentos, mas caberá aos históriadores levantar hipóteses sobre as fontes investigadas. " Machem"

ALUNA: Karine Suzane Almeida

SUPERAÇÃO DE UMA MULHER


O filme uma mulher de talentos relata as dificuldades e a superação de uma mãe com três filhos, separada, desempregada sem qualquer experiência profissional, passando por acidentes no trânsito e por constrangimento judiciais, era bastante ausente ao convívio familiar, deixava os filhos em mão de terceiros, procurava através de jornais trabalhos e não obtendo êxito decidiu invadir o escritório de seu advogado que havia perdido sua causa judicial, para lhe exigir um emprego, já iniciando o trabalho mexendo em tantas papeladas já esquecidas descobre nos arquivos irregularidades de uma determinada empresa, decide então desvendar todo mistério de doenças que abalavam pequeno bairro de uma determinada cidade, adquirindo vários argumentos dos próprios moradores vai desenvolvendo toda sua pesquisa, observando todo seu sucesso, em meio o processo seu patrão decide contratar advogados experientes, os quais não tiveram êxito, enquanto ela ao se afastar viu seu processo desandar, busca então novos meios de provar tantas irregularidades, pede ajuda aos populares, com muitas assinaturas dos moradores vê seu trabalho concluído, o processo foi ganho a favor das famílias e a empresa pagou uma indenização altíssima por todos os problemas causados, aquela mulher sem experiência se tornou uma funcionária de muito prestígio com ótimo piso salarial e uma mãe exemplar.
Acadêmica: Klívia Luane Nascimento Parente     

O PROFISSIONAL PEDAGOGO


 O pedagogo é um profissional que deve integrar a tecnologia com sua proposta de ensino, ele deve estar aberto a mudanças , deve ser aquela pessoa que facilita e coordena o processo de ensino-aprendizagem. Acabou aquela história de que o professor é “o senhor do conhecimento”, ele precisa aprender a aprender, deve estar apto à novas mudanças, ser dinâmico e flexível. O aprender é um processo de mudança contínua, onde o indivíduo é um ser inacabado que sempre está aprendendo e se transformando. Segundo a autora Sanmya Tajra o processo de qualquer mudança, seja ela profissional ou pessoal deve ser apresentado da seguinte forma:


   DESCONGELAMENTO MUDANÇA  RECONGELAMENTO


                         
RENOVAÇÃO


 
 Onde, a etapa “descongelamento” refere-se ao momento em que nos deparamos com a necessidade de que precisamos mudar. É a nossa conscientização da mudança, e se não nos lançarmos a ela, podemos correr o risco de ficar marginalizados pela que acontece ao nosso redor.
A etapa “mudança” dá-se quando já estamos no processo de mudança propriamente dita, assimilando os novos conceitos.
A terceira etapa recongelamento dá-se quando reiniciamos um novo processo de mudança.  





Ana Carla Auzier dos Santos

ACESSIBILIDADE DIGITAL

Acessibilidade para o nosso usuário não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicos de disponibilidade de educação de acesso físico de equipamentos e programas adequados de conteúdo e apresentação das informações em formatos alternativos. O destaque que proporciona a acessibilidade pela combinação de componentes de hardware e de software de forma que permita a superação de barreiras de acesso a funções e a percepção de informações digital com a adaptação desses recursos as preferências e as necessidades de cada cidadão.

Aluna: Iana Cristina Cardoso Pimentel

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Os computadores já fazem parte da lista de recursos utilizados pelos alunos para produzir textos, realizar pesquisas e comunicar-se com o mundo. Os processos de comunicação e as informações está revolucionando a escola, uma vez que já não é mais possível pensar em formação continuada de professores, em qualquer área e nível de ensino, sem computadores e acesso a internet, além do rádio, da televisão e também, é claro, do papel, do lápis e da caneta.

O professor é um educador na escola e o conhecimento acerca da utilização das diversas mídias e multimídias faz com que produção individual e coletiva tenha um diferencial competitivo no mercado, e este está relacionado a nossa capacidade de aprendizagem



Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa

O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Aviolência nas escolas tem crescido nos ultimos tempos,as crianças começam a brigar com pouca idade,isso porque a educação básica que vem da familia não está acontecendo ,as crianças saem de casa revoltadas por não terem condições econômicas, e também por um fator bem importante a falta de carinho e atenção,e com isso se setem revoltadas e  no direito de agredir quem vier pela frente,e isso não se resume só aos colegas de sala atacam ao professor também. 





Naiara cristina nogueira evangelista

O LADO POSITIVO DE USAR COMPUTADORES

O lado positivo de usar computadores no ambiente educacional é que os alunos desenvolvem uma parte das atividades sozinhos, passando a ter um aprendizado individualizado. Ficam mais motivados, tornam-se mais criativos. Com a dinâmica, os que “sabem mais”ajudam àqueles com dificuldades, os alunos com dificuldades de concentrar-se passam a ser mais concentrados. A socialização é mais favorecida ás vezes do que na sala de aula. Além de livros, enciclopédias, revistas, jornais e vídeos o computador é mais uma opção de aprendizagem. A informática ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação e de pensamento. Enfim,são inúmeras as vantagens de saber usar o computador.

Ana Carla Auzier dos Santos


EDUCAÇÃO

1.    A civilização micênica
Desde o início do segundo milênio a.C., a civilização micênica reuniu vários povos, sobretudo os aqueus, que se estabeleceram sob o regime de comunidade primitiva.
2.    Tempos homéricos
Os mitos gregos, recolhidos pela tradição, recebiam forma poética e eram transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos, que os recitavam de cor em praça pública.
Dentre eles, destacou-se Homero, provável autor das epopeias Ilíada e Odisseia. Não se pode afirmar com certeza que Homero tenha realmente existido, além de que alguns estudiosos atribuem aquelas obras a vários autores de diferentes épocas, devido às mudanças de estilo nos dois poemas.
3.    Período arcaico
Nesse processo foram importantes algumas novidades, tais como a introdução da escrita, a utilização da moeda, a lei escrita por legisladores, à formação das cidades-estados (póleis) e o aparecimento dos primeiros filósofos, novidades estas responsáveis por uma nova visão do mundo e do indivíduo.
4.    Educação- A formação integral
A nova concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.
A educação grega estava, portanto, centrada na formação integral- corpo e espírito-, embora, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a época ou o lugar.
Nos primeiros tempos, quando ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa.
A Paidéia
A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição, ou seja, a paidéia, palavra que teria sido cunhada por volta do século V a.C., mas que exprimia um ideal de formação constante no mundo grego. De início significava apenas educação dos meninos. Com o tempo, adquiriu gradações em seu conceito.

As origens : Homero, “educador da Grécia”
Na época da aristocracia guerreira, descrita sobre tudo nas epopeias de Homero, a educação visava à formação militar do nobre. A criança nobre permanecia em casa até os 7 anos, quando era enviada aos palácios de outros nobres a fim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheirismo. Também se contratavam preceptores, para a formação integral baseada no afeto e no exemplo.
KELEDY AVINTE SOARES

BULLYING: QUAL O PAPEL DA ESCOLA

Todos já ouviram falar a palavra"bullynig". Essa e a nova violência verbal ou física que vem surgindo dentro do ambiente escolar, a principal causa da violência por parte dos jovens e que se acham superiores a outros  ridicularizado então os alunos inferiores virando motivos de chacota piadas entre outras agressões, quando não partem para a agressão física. O que leva a pessoa a fazer isso, será que o modo que vivem em suas casas, e não têm afeto, amor carinho, afeto põe parte dos pais, ou os próprios pais acham bonitinho e defendem porque e a idade. Portanto o bulliying não escolhe idade, sexo esta em toda parte o e isso e muito importante e necessário que o professor trabalhe com seus alunos a respeito desse tema, na qual os alunos poderão ter conivência de que como local de aprendizagem e não de violência.


Aluna: Iana Cristina Cardoso Pimentel

RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS

   Contribuindo para a inclusão digital, o Programa Computador para Inclusão, promove a reciclagem do lixo tecnológico, ou seja, computadores que não mais atendem as necessidades empresariais são reciclados por jovens de baixa renda em cursos de informática profissionalizantes para depois serem doados a escolas, telecentros, bibliotecas públicas e instituições sem fins lucrativos. O trabalho realizado com essas máquinas para ampliar a memória, trocar parte danificadas e disponibilizar os computadores para utilizar em atividades comunitárias.
Nos telecentros são promovidos cursos diversos de capacitação na área da informática para a utilização de ferramentas diversas de comunicação favorecendo a inserçaõ do jovem e do adulto no mercado de trabalho.


Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa

INTERAÇÃO SOCIAL

O sujeito interagindo na sociedade com os elementos do meio social, conforme as inflexiões de sua atividade, enconta-se mais em interação com os objetivos, as pessoas ou as regras institucionais. Além do que o tipo de interação vai estabelecer esse elementos vai depender desses apecto de si mesmo que estiver interagindo por exemplo, os laços afetivos estabelecidos com as pessoas do meio vão e irão solicitar mais seu componente. Basea-se que no convivio social vem ter uma grande interação que relacionará todos os que convivem na sociedade de forma que haja uma formação formal e adequada ao nivel de conhecimento explorado esses niveis de conhecimento mostraram cada passo dado ao meio social. A sociedade por si se opoêm aos que não tem esse conhecimento os limita de seus convivios.

ALUNA: Karine Suzane Almeida
Hoje em dia a informática tem facilitado muito nossa vida tanto na vida profissional, educacional, e na nossa vida pessoal também é além de ser um grande avanço tecnológico do qual seria bom todos terem acesso, também é muito usado e as vezes até "necessário" no mercado de trabalho atual.
Hoje em dia grande parte das impresas ou quase todas adotam o uso de computadores como principal fonte de trabalho.
Além da parte de que o mercado de trabalho hoje em dia adota essa "tecnologia", o uso da informática faz parte também de um novo aprendizado, uma nova evolução tecnológica da qual nos proporciona uma visão ampla no caso do uso da internet, uma grande facilidade de resolver coisas (sem sair de casa) e uma visão do mundo atual através de noticiários que estão disponíveis sempre para os interessados e curiosos.Só precisamos ter cuidado com os malefícios que a informática pode nos trazer e o acomodismo é um deles.


http://www.easycompmarilia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:a-importancia-da-informatica-nos-dias-de-hoje&catid=31:general&Itemid=46

KELEDY AVINTE SOARES

A ATIVIDADE LÚDICA

A atividade lúdica e representada por jogos e brincadeiras,desenvolvidas dentro da sala de aula,ela e utilizada como uma ferramenta de ensino para o desenvolvimento do aluno.A atividade lúdica naõ é essencial só para crianças e sim para todas as idades,tendo que levar a sério, pois nós nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo.
"As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer,alegria e entretenimento,sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo,brincadeira vulgar,diversão superficial.

Naiara cristina nogueira evangelista

COMPUTADORES NA ESCOLA EXEMPLO DE INCLUSÃO DIGITAL

Podemos citar como iniciatva de inclusão digital a inserção de computadores na escola, possibilitando o emprego das tecnologias da comunicação e do aprendizado de como localizar as informações e de sua melhor utilização possivel, com professores capacitados, o exercício de cidadania em uma sociedade informatizada e facilitando.
No entanto, a escola pública tem uma caminhada a realizar mais ampla do que das particulares na utilização de computadores o software e a internet.
A utilização de computadores nas escolas vão trazer contribuições importantes para o aprendizado qualificando o ensino por meio de muitos recursos com ferramentas de colaboração para a sociedade.


Acadêmica: Iara Lúcia C. Corrêa