quarta-feira, 6 de abril de 2011

PEDAGOGIA COMO TEORIA E PRÉTICA DA EDUCAÇÃO

No livro "PEDAGOGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ?", Libâneo afirma que a Pedagogia é o modo como se ensina, o uso das técnicas de ensino. A Pedagogia ocupa-se, dos processos educativos, méto9dos, maneiras de ensinar, mas ela tem um significado bem mais amplo. Ela é um campo ce conhecimentos sobre a problemática educativa em sua totalidade e historicidade.É devido ao seu cárater sócio-histórico que o pedagogo´polônes Suchodolski considera a Pedagogia uma ciência sobre a atividade transformadora da realidade educativa. O didata alemão Schemeid-Kowarzik chama a Pedagogia de ciência da e para a educação, teoria e prática da educação. O pedagogo francês Jean Houssaye escreve que "a Pedagogia busca unir a teoria e a prática a partir de sua própria ação". Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação. Há diferentes manifestações e modalidades da prática educativa: a educação informal, a não formal e a formal. A educação informal não está ligade em instituições, e nem são intencionais.A educação não formal seria a realizada em instituições fora dos marcos institucionais. A educação formal correspondia a uma ação intencional institucionalizada. A educação associa-se, a processos de comunicação e interção pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades e técnicas. A Pedagogia investiga a realidade educacional em transformação para explicitar objetivos e processos de intervenção metodológica, visa o entendimento global e intencional. As práticas educacionais não se dão de forma isolada das relaçoes sociaisque caracterizam a estrutura  econômica e política de uma sociedade. Ações pedagógicas e ações didáticas não são termos sinônimos, o didático refere-se à teoria e a prática do ensino e aprendizagem. e o pedagógico refere-se ao ensino como um tipode prática. Pimenta defende a Pedagogia como ciência da prática da educação, seu ponto de partida  é a práticae a ela se dirige. São pedagogos lato sensu os professores de todos os níveis de ensino e os demais profissionais que se ocupam de domínios e problemas da prática educativa, especialmente no campo dos saberes. Os Pedagogos stricto sensu dedicam-se à atividades de pesquisa, documentação. gestão escolar, animação cultural, formação continuada em empresas, escolas e em outras intituições.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS

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