quarta-feira, 6 de abril de 2011

PESQUISA CIENTÍFICA

Metodologia Cientìfica


A relação entre a ciência e a pesquisa é de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade, pois a ciência que existe para servir o homem é a sociedade, concretiza seus objetivos através da pesquisa, considerando-se ciência como conjunto de conhecimenbtos específicos e sistematizados, com técnicas, objetivos e métodos próprios, vale ressaltar que o conhecimento é tudo que se aprende, assimila e transmite através de experiência, da razão, da reflexão e da fé, classifica-se o conhecimento em quatro tipos: Conhecimento empírico, que se baseia na experiência ou nos nossos sentidos, conhecimento científico, fundamenta-se na razão, conhecimento filosófico, baseado na reflexão e conhecimento teológico, proporcionado pela fé.
Tipos de Pesquisa Científica: 
Pesquisa bibliográfica -  é realizada através de livros e documentos existentes na biblioteca   
Pesquisa Experimental - Fundamenta-se na utilização de experimentos ou situação - controle que servirão de referência para o resultado da pesquisa.
Pesquisa Histórica - busca explicações em fatos ocorridos no passado.
Pesquisa descritiva - Utilizada para descrever e explicar determinados fenômenos, observando-as em sua natureza e processos.
Pesquisa descritiva pode realizar-se sob diversas formas: Pesquisa de opinião utilizada para investigatr a preferência das pessoas sobre determinado assunto, produto ou candidato, Pesquisa de motivação, utilizada para investigar quais as razões que levam as pessoas a se comportarem de determinadas maneira em determinadas situações, sejam estas relacionadas a pessoas ou eventos. Pesquisa Documental, utilizada para investigar os fenômenos atuais a partir de quaisquer documentos. Pesquisa Exploratória, utilizada para investigar algo novo baseada principalmente nas experiências práticas de pessoas envolvidas com problemas em estudos. Pesquisa-Ação, é uma forma de pesquisa participante, a interação entre pesquisador e pesquisado.


Acadêmica: Klívia Luane Nascimento Parente







Nenhum comentário:

Postar um comentário