quarta-feira, 8 de junho de 2011

A EDUCAÇÃO







ESTUDAMOS PARA TER UMA POSIÇÃO SOCIAL, UM EMPREGO MELHOR OU SIMPLESMENTEPELO PRAZER DE APRENDER COISAS NOVAS E COMPRENDER O MUNDO.
TODA FAMÍLIA DEVERIA TER COMO PREOCUPAÇÃO BÁSICA OFERECER AS CRIANÇAS UMA EDUCAÇÃO FORMAL, ALCANÇADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
FICA MAS CLARO SE ENCARARMOS O ASSUNTO PELO ASPECTO PRÁTICO: ESTUDAR TRAZ CONSEQUÊNCIA BENEFICAS AO NOSSO COTIDIANO.AS CRIANÇAS DEVEM RECEBER EDUCAÇÃO FORMAL DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

INCENTIVO A LEITURA










SEM LIVROS, SEM LEITURA, OS NOSSOS FILHOS SERÃO INCAPAZES DE ESCREVER, INCLUSIVE A SUA´PRÓPIA HISTÓRIA. A LEITURA É UMA FONTE INESGOTAVEL DE PRAZER MAS POR INCRIVEL QUE PAREÇA A QUASE TOTALIDADE NÃO SENTE ESTA SEDE.
AS CRIANÇAS QUE CONVIVEM EM AMBIENTES DE LEITORES E PARA QUAIS OS ADULTOS LÊEM COM FREQUÊNCIA, INTERESSAM-SE MAIS PELA LEITURA E DESENVOLVEM-SE COM MAIOR FACILIDADE NESTA AREA.
SENDO ASSIM INCENTIVE A LEITURA.

ACADEMICA: ROBERTA VASCONCELOS MARTINS 

KIT GAY





CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TODO BRASIL REBERÃO UM DVD COM CENAS DE HOMOSSESUALISMO.
JÁ EXISTE ATÉ UMA PETIÇÃO CONTRA ESSA AÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) NA INTERNET.
A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF SUSPENDEU O CHAMADO "KIT GAY" , A PRESIDENTE CONSIDEROU O MATÉRIAL INADEQUADO E O VIDEO IMPRÓPRIO PARA O SEU OBJETIVO.



ACADEMICA :ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

PEDAGOGIA E TECNOLOGIA


 A tecnologia é um recurso presente no nosso dia-dia trazendo vários benefícios e a escola tem adotado esses recursos tecnológicos facilitando a elaboração de trabalhos escolares pelos professores que buscam inovação através da Internet que os auxilia na preparação de slides, imagens e vídeos pra diversificar a didática em suas aulas. O computador e um elemento muito utilizado em muito lugares,  e na escola não pode ser diferente com o mundo tecnológico em que estamos o aprendizado através do auxilio dessas maquinas agiliza o trabalho tanto dos alunos como dos professores. As escolas com esse instrumento desenvolve ao aluno o incentivo de fazer pesquisas utilizando um método mais rápido e eficiente. Então, os aperfeiçoamentos desse profissional e excencial para um bom aprendizado.

Iana Cristina C. Pimentel

VITÓRIA

O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES FOI COM ESTE TEMA QUE O CURSO DE PEDAGOGIA FEZ A SUA EXPOSIÇÃO NA 8° EXPO IESPES QUE SE REALIZOU NOS DIAS 25 Á 28 DE MAIO DE 2011. NO DIA 25 FOI A PALESTRA DO DIUL CASELA NO BARRUDADA E OS OUTROS DIAS FOI NO ESPAÇO PERÓLA DO TAPÁJOS "PARQUE DA CIDADE "NO DIA 28 DEPOIS DE SUA EXPOSIÇÃO NO PARQUE DA CIDADE TEVE O ENCERRAMENTO NO ATLETICO CEÁRESE E FOI LÁ QUE FOI ENTREGUE A PLACA DE BI CAMPEÃO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA É MUITO BOM SENTIR O GOSTINHO DE VITÓRIA.

ACADEMICA : ROBERTA VASCONCELOS MARTINS

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS

 Estudos investigam a inclusão de crianças com necessidade especiais nas aulas de educação física nas escolas públicas, uma justificativa envolve aspectos de cu Trata-se de uma necessidade atual que possui forte impacto social na prática educativa regular, cujos professores, alunos e sociedade em geral podem beneficiar-se enormemente em suas perspectivas humanizada e do desenvolvimento social. No terreno da educação, atualmente, as deficiências requisitam um ambiente novo e criativo, um modo de vida escolar com organização de novas formas especiais de aprendizado respeitando as características de valores educativos. O aspecto interessante destas observações é o marco social sobre o fenômeno dos comportamentos, visto que as necessidades congênitas não impõem falta alguma das supostas condições que deveriam possuir. Esta falta é impressa desde cedo pelas relações sociais que caracterizam um comportamento relacional diferenciado para tal. A necessidade é uma construção social imposta de forma ansiosa e urgente desde o nascimento da criança.  Com isso, podemos considerar que o movimento de inclusão observado não é suficiente para a demanda existente e ressalta a necessidade de conscientização para uma inclusão realizada por uma necessidade pedagógica e não por imposição. Também há necessidade de uma conscientização de toda a comunidade e não apenas dos atores que lidam diretamente com a criança com necessidades especiais. Os procedimentos de qualificação de professores necessitam ser intensificados, visto que eles precisam estar convictos em seus métodos para poderem ajudar de fato. A herança histórica da Educação Especial e da Educação Física continua a perpetuar a super valorização dos conteúdos cognitivos e da performance educativa em detrimento a construção humanizada  do indivíduo.

Iana Cristina C. Pimentel

A EVASÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS

O problema do abandono dos estudos e da evasão preocupa os educadores e responsáveis pelas políticas públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões de crianças e jovens, segundo dados de 2005). São mais 2,9 milhões (dados de 2007) que abandonam as aulas num ano e retornam no seguinte, deixando o índice preocupante: o da distorção idade e série.
Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem - o que, obviamente, se perde quando a criança não vai à aula.
ACADÊMICA: ANA CARLA DASILVA CANTÉ
PEDAGOGIA1º SEMESTRE

IMPORÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.


A sala de aula não é apenas um lugar para transmitir conteúdo teórico, é também local de aprendizado de valores e comportamento em que o educando e o educador possam juntos construir um relacionamnto para um bom convivio escolar. Para o educador e o educando terem um bom relacionamento é necessário cultivar alguns valores como amizade saudável, respeito mútuo, paciência pra ensinar, vontade de aprender e estabelecer um bom diálogo entre educador e educando.
Por outro lado, há educador que por ignorância ou arrogância não conseguem ter um bom relacionamento com o educando, isso faz com que o educando e o educador não consiguam ter um bom relacionamento, em contra partida, é necessário que o aluno tenha diciplina, vontade de aprender e que siga normas e respeito pelo educador.
Portanto é de fundamental importância que o educador e o educando possam estabelecer um bom relacionamento não devendo ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de respeito e de crescimento.

                                                                                                     HILMA BITAR.

TRINCHEIRAS DE UMA BOA EDUCAÇÃO

Próximo á guerra travada entre facções de traficantes, as escolas do Rio de Janeiro que impõe seus alunos a dificuldade típicas de escolas brasileiras situadas em regiões pobres e violentas, muitas vezes os estudantes precisam driblar corpos estendidos no meio da rua para chegar até a escola para ter lições ao som de tiroteios. Em um ambiente tão adverso, é de espantar  que os estudantes desenvolvam um alto desempenho acadêmico. Exemplo disso são colégios Paulo Fonseca e Pablo Neruda que obtiveram as melhores notas no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A educadora Célia Tavares com 72 anos de idade e há mais de 26 anos no cargo de diretora diz que “além de ensinar, nosso trabalho e incluir transmitir valores básicos a criança vinda da extrema miséria e de lares desestruturados”, sem muito luxo e infraestrutura ambos contam com diretoras que são comprometidas com objetivo de conhecer o aluno e aproximar-se dele. Segundo o economista Cláudio Sousa Castro, diz “um diretor envolvido na rotina escolar e decisivo para o desempenho dos estudantes”. As melhores escolas do mundo são lideradas por gente hábil na tarefa de criar um ambiente estimulante para o aprendizado. Forjar um clima favorável ao ensino e um dos principais fatores para elevar a qualidade acadêmica, significa aproximar-se dos pais e moradores da vida escolar. O Chile é um lugar exemplar que conseguiu aproximar o nível dos alunos pobres aos mais ricos na última década, onde o governo direciona recursos e material de reforço e até consultoria pedagógica. Não há dúvida de que uma boa administração escolar e investimento governamental mesmo sendo pior ambiente não e desculpa pra não buscar e atingir um nível elevado na educação.
 IANA CRISTINA PIMENTEL

UMA REFLEXÃO ATUAL SOBRE EDUCAÇÃO ATUAL

Educar uma pessoa na atualidade é algo muito complicado. O educar de antigamente não é o mesmo de hoje em dia, pois os interesses e principalmente os meios de comunicação enfatizam outras coisas mais importantes do que se ter educação. Na verdade, ter educação é ser inserido na sociedade de uma maneira pré-definida, onde não sejam feridos alguns princípios, valores e concepções. Tais princípios são trazidos de outrora, claramente definidos como de interesse para uma organização social. Não se pode de maneira alguma fugir disso, fazendo de conta que a escola não possui esse papel de inserção social. Ela possui sim esse papel, de encaminhar as pessoas à vida e à convivência social, de uma maneira adequada ao sistema.
Nessa linha de pensamento, somos livres para assimilar o que quisermos, porém se ninguém nos mostrar o que é adequado, interessante, como saberá que caminho ou caminhos seguir?  Então, não é difícil entender que precisamos sim mostrar caminhos e levar algo muito maior do que conteúdos para uma sala de aula. É ensinar a viver e a respeitar tudo que nos cerca, é caminhar junto, transpor barreiras, correr em círculos muitas vezes para chegar-se a alguma conclusão, dar e receber liberdade com responsabilidade, aceitar os possíveis erros e seguir sempre com motivação e humildade.
É isso que queremos, e precisamos viver e conviver de maneira educada, abrangente, pois somente havendo essa troca é que se poderá adquirir qualidade de vida.


ACADÊMICA: ANA CARLA DA SILVA CANTÉ
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

'BI CAMPEÃ'

O CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO RECEBEU PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO O PREMIO DE VENCEDORES DA 8 EXPOIESPES, E DEMONSTROU A TODOS QUE VEIO PARA "ABALAR GERAL" COM SEU STAND " O MUNDO MAGICO DOS FANTOCHES", A EQUIPE DIVERTIU A GAROTADA E ATE MESMO OS ADULTOS COM A APRESENTACAO DE TEATRO E BELISSIMOS FANTOCHES CONFECCIONADOS POR ELES. PROVA DE UM TRABALHO MARAVILHOSO CORDENADO PELOS SEUS GESTORES E APROVADOS POR UNANIMIDADE PELO GRUPO. ATE A VITORIA DE 2012...

SUNARA
PEDAGOGIA I

EXPOIESPES

EMPREENDERORISMO: PLANEJAMENTO E GESTAO DO DESENVOLVIMENTO DO OESTE DO PARA, FOI O TEMA DA PALESTRA DE ABERTURA OFICIAL DA 8º EXPOIESPES, MINISTRADA PELO ESPECIALISTA EM MARKETING, COMPOSITOR, ESCRITOR E PALESTRANTE "DILL CASELLA", QUE PROPORCIONOU AO PULBLICO PARTICIPANTE PODEROAS MENSAGENS DE DE SUCESSO E REFLEXAO, NO MAIS O EVENTO ORGANIZADO PELO 7 SEMESTRE DE ADMINISTRACAO DA INSTITUIÇAO E COM A PARTICIPAÇAO DE OUTROS CURSOS PROPORCIONARAM LAZER E DIVERTIMENTO AOS SEUS VISITANTES.STANDS, CONCURSO GAROTO (A) EXPOIESPES 2011, E MUITO MAIS.

SUNARA
PEDAGOGIA I

EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, é a primeira etapa da educação básica. É quando a criança tem que era levada para construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e manifestações. É função do educador incentivar a comunicação da criança, a criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas. Educar é proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS

JOGOS NA INFÂNCIA

Segundo Marília Centurión, os jogos constituem um fator importantíssimo para o desenvolvimento intelectual, motor e afetivo das crianças, pois permitem que elas entendam o mundo, expressando suas ações, sentimentos e ideias. Participando de jogos, as crianças aprendem a conhecer e dominar a realidade, orientando-se no espaço e no tempo. Jogando, desempenham papéis, sentem emoções, cooperam entre si e amadurecem num ambiente de aceitação, tendo em vista que a própria natureza do jogo permite o erro e a exploração de novas maneiras de resolver problemas, num ambiente de colaboração. Nos jogos muitas aprendizagens ocorrem de forma não consciente, os alunos absorvem de forma alegre e descontraída. Isso ajuda no desenvolvimento criativo da criança, proporcionando uma base em que podem ser inseridas aprendizagens mais complexas para idade.

ANA CARLA AUZIER DOS SANTOS

RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

O professor exerce uma grande importância no que diz respeito à educação, e o aluno faz parte da vida do educador, então querendo ou não, eles devem ter algum tipo de relação. Mas qual? Cabe ao professor analisar seus alunos sob variadas perspectivas, bem como ajudá-lo em trabalhos e talvez no lado pessoal, limitando liberdades para que não o prejudique no contato em sala de aula junto com os outros colegas. Deve-se também ao professor ter certa espontaneidade para com o aluno, pois muitas vezes esse professor mostrar-se tão preocupado em ensinar que não obtém a paciência necessária. Precisa de um método que consista no diálogo, no respeito, e no desempenho de ambos para um bom crescimento. A relação professor/aluno, portanto, deve-se continuar crescendo, mas sabendo diferenciar, porém eles podem ser seus amigos e podem te ajudar no que for preciso. Educadores são nossos seguidores para o resto de nossas vidas.

Palavra-Chave: Professor, Educador

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças estejam na escola, mesmo aqueles que foram excluídos, as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas. Para que o sujeito com necessidades educativas especiais esteja incluído no processo educacional, Amaral (2002) comenta que, além de modificações estruturais, o currículo e o planejamento pedagógico considerem o conjunto dos métodos utilizados no ensino destas pessoas, não incluído apenas os sujeitos surdos, cegos com deficiência mental e/ou física, autistas e outros. Cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, mudanças de atitudes, inovação, trabalho em equipe, novas relações com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. A função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento mediado pelo professor. Neste processo, os conceitos sistematizados/científicos oferecidos pela escola interagem com os conceitos do senso comum aprendidos. O professor também se transforma durante o processo de ensino por meio das palavras e da proposta pedagógica, direcionando o aluno ao conhecimento.

Palavra-Chave: Planejamento Pedagógico

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

ESTADO NOVO

EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO (1937-1945)
Refletindo tendências fascistas é outorgada uma nova constituição em 1937. A orientação político-educacional para o mundo capitalista fica bem explícita em seu texto sugerido a preparação de um maior contingente de mão-de-obra para as novas atividades abertas pelo mercado. Neste sentido a nova constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional. Por outro lado propõe que a arte, a ciência e o ensino sejam livres à iniciativa individual e à associação ou pessoas coletivas públicas e particulares, tirando do Estado o dever da educação. Mantém ainda a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário. O contexto político do Estado Novo faz com que as discussões sobre as questões da educação, profundamente ricas no período anterior, entrem “numa espécie de hibernação”. As conquistas do movimento renovador, influenciando a Constituição de 1934, foram enfraquecidas nessa nova Constituição de 1937. Marca uma distinção entre o trabalho intelectual, para as classes mais favorecidas, e o trabalho manual, enfatizando o ensino profissional para as classes mais desfavorecidas. O ensino ficou composto, neste período, por cinco anos de curso primário, quatro de curso ginasial e três de colegial, podendo ser na modalidade clássico ou científico. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a se preocupar mais com a formação geral. Apesar dessa divisão do ensino secundário, entre clássico e científico, a predominância recaiu sobre o científico, reunindo cerca de 90% dos alunos do colegial.

Palavra-Chave: Trabalho Intelectual

Acadêmica: Francisca Jamila A guiar Sousa

SOCIEDADE PEDAGÓGICA

O termo sociedade pedagógica é o titulo do livro de um autor francês, Jack Beillerot (1985). O livro trata da extensão da ação pedagógica a outros âmbitos além da escola, como em práticas de divulgação e simbolização: ação informativa, propagandística, cultural, política. O autor aponta a presença da pedagogia em muitas atividades da vida cotidiana: desenvolvimento de programas de medicina preventiva e informação sanitária, ensino de temas da sexualidade e de relações humanas. Tudo se desenrola como se a vida social nos nossos regimes democráticos e liberais tivesse a necessidade crescente de adesão obediente, convicção. Atividades humanas e sociais que até a pouco ocorriam fora da relação pedagógica tornam-se hoje objetos de educação pelos mais diversos canais. Se toda educação corresponde uma pedagogia, então não é de estranhar que chamemos de pedagógicas aquelas várias manifestações de prática educativa. Não se trata da pretensão que a sociedade possa ser explicada pela pedagogia, ademais uma atitude ingênua.

Palavra-Chave: Pedagógica, Escola

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

PEDAGOGIA E MODERNIDADE

PRESENTE E FUTURO DA ESCOLA
A discussão atual do papel da educação ante as novas realidades econômicas, políticas e culturais, definidoras do mundo contemporâneo, faz repor os temas da pedagogia, da modernidade e das novas tarefas da escola. Há alguns anos, boa parte dos educadores críticos tinha mais convicções e certezas do que têm hoje. Embora partidários da crítica radical da modernização capitalistas instauradas sob o signo da modernidade, esses educadores investiam num projeto, também moderno de emancipação. As perguntas que nos fazemos são incômodas. Quais são as perspectivas do futuro para o qual temos de preparar os indivíduos? A educação escolar subsistirá ao impacto da sociedade da informação, das novas tecnologias e dos novos meios de comunicação? Os educadores saberão confrontar as críticas pós-modernas à pedagogia, à escola e ao ensino convencional? Ainda é possível acreditar que a escola seja o lugar de desenvolvimento da razão humana, base para a liberdade intelectual e política? Tenho aqui a oportunidade de fazer um exercício de reflexão sobre essas questões, Não creio que possa trazer análises originais, nem que tenha clareza sobre saídas para as questões e dilemas. Entretanto, os estudos comprovam que a crítica do não comprimento da exigência emancipação da educação pela sociedade, colocando o conhecimento a serviço da tecnologia e meios de comunicação.

Palavra-Chave: estudos e tecnologia

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

O MUNDO MAGICO DOS FANTOCHES

O fantoche é maneira divertida de trabalhar com as crianças, pois através deles podem ser abordados vários assuntos como: preconceito, racismo, bullyng, violência entre outros. E fácil comprar um fantoche pronto, mais é bem mas interessante para as crianças aprederem como fazer, e além do custo ser menor, o professor vai contar com a ajuda das crinças que irão desenvolver sua criatividade.Na Expo Iespes os alunos do curso de pedagogia tentarão passar um pouco desse mundo magico para as crianças, ocorreu a apresentação de teatro e nele foram abordados temas como bullyng e o preconceito.  

Naiara Cristina Nogueira Evangelista

BRINCAR: PRAZER E APRENDIZADO

jogos onlineSegundo Ângela Cristina Munhoz Maluf(2007) a busca do saber torna-se importante e prazerosa quando a criança aprende brincando, pois ela irá se desenvolver permeada por relações cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca. O brincar pode ser um elemento importante através do qual se aprende, sendo sujeito ativo desta aprendizagem que tem o prazer de aprender.Não é possível conceber à escola apenas como mediadora de conhecimentos, sim como um lugar de construção do saber organizado, no qual professores e alunos, a partir de suas experiências, possam criar, ousar, buscar alternativas para suas práticas, ir além do que está proposto, inovar.

O SURDO NO MERCADO DE TRABALHO

curso gratuito de libras no rj Curso Gratuito de Libras no RJAs pessoas precisam parar de ver o surdo como um ser diferente. Ele é igual a todas as pessoas só tem algumas limitações, como qual quer ser humano. Se alguém não consegue se comunicar com pessoa de outro país, não quer dizer que esta é diferente. A diferença está na língua, enquanto o ouvinte fala com a boca, o surdo fala com as mãos, através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). As empresas, escolas, igrejas, todos os setores precisam investir nessa área para que o surdo tenha a oportunidade de estudar, se formar e conseguir um bom emprego e tornar-se um ótimo profissional porque ele tem capacidade para isso.
Os surdos estão sendo rejeitados pelo mercado de trabalho, não é pelo fato de eles não ouvirem, mas porque o ouvinte não se capacitou na LIBRAS para saber se comunicar com ele. Isso é uma vergonha!!!

                                                                                                                                             Nirlei Gomes