quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA

LIBRAS E LINGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças estejam na escola, mesmo aqueles que foram excluídos, as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas. Para que o sujeito com necessidades educativas especiais esteja incluído no processo educacional, Amaral (2002) comenta que, além de modificações estruturais, o currículo e o planejamento pedagógico considerem o conjunto dos métodos utilizados no ensino destas pessoas, não incluído apenas os sujeitos surdos, cegos com deficiência mental e/ou física, autistas e outros. Cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, mudanças de atitudes, inovação, trabalho em equipe, novas relações com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. A função da escola é possibilitar ao aluno apropriar-se do conhecimento mediado pelo professor. Neste processo, os conceitos sistematizados/científicos oferecidos pela escola interagem com os conceitos do senso comum aprendidos. O professor também se transforma durante o processo de ensino por meio das palavras e da proposta pedagógica, direcionando o aluno ao conhecimento.

Palavra-Chave: Planejamento Pedagógico

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

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