quarta-feira, 8 de junho de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS

 Estudos investigam a inclusão de crianças com necessidade especiais nas aulas de educação física nas escolas públicas, uma justificativa envolve aspectos de cu Trata-se de uma necessidade atual que possui forte impacto social na prática educativa regular, cujos professores, alunos e sociedade em geral podem beneficiar-se enormemente em suas perspectivas humanizada e do desenvolvimento social. No terreno da educação, atualmente, as deficiências requisitam um ambiente novo e criativo, um modo de vida escolar com organização de novas formas especiais de aprendizado respeitando as características de valores educativos. O aspecto interessante destas observações é o marco social sobre o fenômeno dos comportamentos, visto que as necessidades congênitas não impõem falta alguma das supostas condições que deveriam possuir. Esta falta é impressa desde cedo pelas relações sociais que caracterizam um comportamento relacional diferenciado para tal. A necessidade é uma construção social imposta de forma ansiosa e urgente desde o nascimento da criança.  Com isso, podemos considerar que o movimento de inclusão observado não é suficiente para a demanda existente e ressalta a necessidade de conscientização para uma inclusão realizada por uma necessidade pedagógica e não por imposição. Também há necessidade de uma conscientização de toda a comunidade e não apenas dos atores que lidam diretamente com a criança com necessidades especiais. Os procedimentos de qualificação de professores necessitam ser intensificados, visto que eles precisam estar convictos em seus métodos para poderem ajudar de fato. A herança histórica da Educação Especial e da Educação Física continua a perpetuar a super valorização dos conteúdos cognitivos e da performance educativa em detrimento a construção humanizada  do indivíduo.

Iana Cristina C. Pimentel

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