sexta-feira, 6 de maio de 2011

OFICINA DE FANTOCHES.

PASSO A PASSO
Fantoche de caixa
·      Material: caixa de: sapato, leite, perfume, remédios, E.V.A, cola, tesoura, creme para as mãos.
·      Fechar todos os lados da caixa para poder cortar conforme o personagem escolhido.
·      Recorte os moldes no E.V.A, e separe fazer a montagem a seguir.
·      Corte a caixa ao meio, vire de forma que o corte fique com o formato do que será a boca do fantoche.
·      Use E.V.A para cobrir toda a caixa e começar dar forma ao fantoche.
·      Em seguida use E.V.A vermelho escuro para fazer a boca.
·      Depois use um E.V.A  vermelho claro para a língua do fantoche.
·      Recorte na caixa um cantinho para colar as orelhas se for gato, e se for qualquer outro animal cole as orelhas e os pés na posição correta.
·      Para concluir colamos olhinhos na direção correta, se desejar fazer alguns enfeites, cole por último.

AVALIAÇÃO PESSOAL DAS OFICINAS

A oficina de fantoches realizada no curso de Pedagogia muito contribuirá pedagogicamente para nossa atuação profissional, pois, com elas aprendemos confeccionar vários modelos de fantoches como: garrafa pet, caixa, E.V.A, meia e espuma. A partir daí, vamos poder dar asas a nossa imaginação para criarmos diversos personagens divertidos que servirão para nosso futuro docente. Poderemos utilizar em aulas com crianças e adolescentes, fazer exposição em trabalhos acadêmicos e até  mesmo nos aperfeiçoarmos e futuramente ministrarmos oficinas para outros alunos.

Sunara Cecília


No período de 12 à 15 de Abril, ocorreu no IESPES uma semana de oficina de fantoches para as turmas de Pedagogia. Esta oficina, possibilitou aos acadêmicos, a oportunidade de aprender a confeccionar diferente modelos de fantoches, que virá enriquecer cada vez mais o nosso aprendizado, pois percebemos o quanto é importante unir a teoria e a prática.Considera-se portanto, uma boa experiência para o futuro profissional da área. Portanto este, fazer bom uso de aprender no exercício de sua função, como professor (a), assim como em outras campos da Pedagogia.
Fabiane Bezerra

A oficina de teatro sobre como confeccionar um fantoche que se realizou no dia 12 á 15 de abril para as turmas de Pedagogia nos ensinou passo a passo como fabricar um fantoche, e ainda como manipular um fantoche. Todos os alunos da turma se dedicaram, pois, com os mesmos vamos poder desenvolver vários trabalhos na área pedagógica e mais, podemos utilizar os fantoches para incentivar tanto as crianças quanto adultos a praticarem coisas boas e ensinando-os de maneira divertida através das peças teatrais.
Juliene Torres

Durante a semana em que estivemos praticando atividades da oficina na confecção de fantoches, nos fez refletir sobre a importância dessa prática no processo ensino aprendizagem, os materiais que depois de usados e que podem ir para o lixo são tão valiosos quanto lucrativos. Mas no que se refere ao ensino pedagógico e ao pensarmos nas crianças das séries iniciais e da grande contribuição que o professor venha dar, no despertar da curiosidade lúdica, na construção de valores, na realização do aprender brincando, faz-nos ver a grande importância que tem essas atividades serem inseridas nas escolas como forma de interação e socialização.

João Godinho

A oficina de fantoches teve uma importância de grande valor para as turmas de Pedagogia, onde contribuíram para aprendermos e obtermos conhecimentos para repassar as outras pessoas. Ajudaram a desempenhar criatividades e originalidade, estimulando as mesmas e incentivando-nos a gostar de fantoches.
Iara Lúcia

A contribuição das oficinas para atuação profissional é uma forma de capacitar cada vez mais os educadores a verem fantoches por diversos pontos, podendo-nos envolver e descobrir algo a mais promovendo a nós mesmos a qualidade de aprendizagem de diversas formas.
Karine Suzane




expoiespes 2011 camisas com estampas de fantoches

 camisa perssonalizada  com imagens de fantoches,em que, o mesmo será o tema da pedagogia na oitava expoiespes e a camisa ao lado  montada pelas academicas do curso de pédagogia Adriana e Valéria.

Mundo Mágico dos Fantoches

 A nossa sugestão que seja colocado uma flor de Lins que simboliza a pedagogia  nas mangas. Para divulgar a importância do curso de Pedagogia, que cuida dos futuros profissionais, para isso é necessário que o professor utilize alternativas de aprendizagem.







Academicas: Ana Lúcia Coelho da Silva.
                    Ana Márcia de Jesus Farias.

Pedagogia I Semestre

CAMISA EXPOIESPES


Elaboramos este modelo de camisa, pelo fato de ser simples e estampar um divertimento dos fantoches e das pessoas envolvidas com o processo de criação. Além de ser uma maneira  diferente de atrair as crianças para a atividade.

MODELOS DE CAMISAS PARA 8ª EXPOIESPES

 No dia 06 de maio, utilizamos o power point para criar modelos de camisa para a 8ª Expoiespes. Sugerimos que seja  colorida, baby look,e que tenha bastante desenho. É importante que ela tenha cor para chamar a atenção não só de crianças como também de adultos.A importância da camisa é divulgar o evento com o objetivo de mostrar o trabalho para o crescimento pedagógico e lúdico dos profissionais da área da educação.

Ana Carla Auzier dos Santos 
Iana Cristina Cardoso Pimentel

CAMISA FANTOCHE






Estas camisas foram criadas com o objetivo de  sirvirem de sugestão para a VIII EXPOIESPES, contribuindo para defender o Curso de Pedagogia I Semestre.



Acadêmicas: 
Edirléia Maria Santos
Jane Cristina Santos 
 

Camisa da 8° expoiespes

Usamos nossa criatividade para confeccionar essa camisa que será uma das sugestão de escolhida para esposição da expoiespes.O mundo magico dos fantoches e realmente uma magia,que encanta pessoas de qualquer idade

Raquel Lobato e Lucilei Ferreira

MODELOS DE CAMISAS


Esses são alguns modelos de camisas para a ExpoIespes 2011
1 na cor branca aonde se destaca o nome e o desenho
1 na cor rosa aonde se destaca um todo.

Acadêmicas: Daniele Portela, Lady Daiane

A MUNDO DOS FANTOCHES




O mundo dos fantoches, realmente é cheio de mágia. O design desta camisa relata como a criança age mentalmente ao ver os fantoches feitos de várias formas. Ela usa sua imaginação para tentar  tornar a história mas divertida.

Acadêmica: Adrielle Rabelo 

Camisas Fantoche Romeu & Romeu

Nossa proposta é de transmitir um cenário bem alegre, que possa servir de atrativo para as crianças, com intuito de despertar o imaginário.

Curtam essa idéia!

Acadêmicas: Rônea e Ronilce.

CAMISAS COM TEMAS FANTOCHES

Camisas criadas pelas acadêmicas do curso de pedagogia 1, mostrando uma criatividade de como desenvolver na criança o mundo de cantos e encantos, possibilitando à elas diversas formas de criar histórias facilitando o estímulo da criança de forma lúdica. 







ANA CARLA DA SILVA CANTÉ

HILMA DO NASCIMENTO BITAR

MODELO DE CAMISA PARA EXPOIESPES DA TURMA PEDAGOGIA

A camisa da cor predominante branca com as bordas lilás e um desenho bem animado pra atrair o público presente na expoiespe que será realizado do dia 25 a 28 de maio!
camisa criada pelas acadêmicas:Keledy Avinte Soares
                                                 Roberta Vasconcelos Martins

SUGESTÃO DE CAMISAS PARA EXPOIESPES.




A Expoiespes é um dos acontecimentos mais importantes da instituição, pois participam pessoas de várias cidades,por isso nós da pedagogia I, resolvemos contribuir com estas maravilhosas sugestões para que as camisas utilizadas pela nossa equipe que irá apresentar O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES, seja mais uma vez campeã em 2011.

João Godinho & Sunara Cecília

DESIGN DA CAMISA DA 8ª EXPOIESPES PEDAGOGIA

Modelo da Frente da Camisa

Modelo da Costa da Camisa







Sugestões para o modelo e cor seria cada parte da camisa de uma cor diferente, por exemplo a cor das mangas azul claro, a gola e as bordas da manga rosa claro, a frente e a camisa amarela clara.
Significado da camisa: Chamar a atenção das crianças para "O MUNDO MÁGICO DOS FANTOCHES"
Acadêmicas: Geisa e Jamila.

O mundo mágico dos fantoches


Foi sensacional criar essa camisa!!!
No entanto, se tiver detalhes azuis, nas mangas e na gola, com certeza ficará mais bonita, pois, o azul é a cor da pedagogia.



















Ilza Winny Ferreira
Juliene Torres

CAMISA EXPOIESPES


A camisa está num conceito básico que envolve imagem no centro da mesma o cenário de fantoches na manga envolvemos uma imagem específica e precisa que se relaciona ao envolver todo um conjunto se servira para ambos os adquirirem. A cor laranja vem ser uma base de destaque para que haja interesse e curiosidade das pessoas, a cor azul vem qualificar e argumentar sobre o mundo dos fantoches.

Acadêmicas: Iara Lúcia
                    Karine Suzane   

Modelo da camisa Fantoche : Pâmela Lisboa e Juliana Malcher

A camisa representa o poder que nossas mãos possuem, dependendo da criatividade do seu manuseio, podem levar cultura de maneira divertida.
Caracteristicas: símbolo que identifique o curso de pedagogia.

camisa mundo dos fantoches

Nossa dupla imagina nossa camisa branca com laterais rosa pink, achamos o modelo na internet fizemos algumas modificações e a mesma ficou bantante interessante ,ja pros meninos os detalhes serão em azul.

"HYSLEN THAYNARA"
"KARLA JAIZA "

"PEDAGOGIA I"

OFICINA DE FANTOCHES

Na minha concepção, os bonecos de fantoches é um método indispensável no aprendizado da criança e na didática usada pelo profissional, pois o mesmo ajuda o professor a lidar com situações de crianças que tenham dificuldades de socialização com outras crianças. Depois da oficina, usei fantoches de meias para tentar me aproximar de alunos que não interagiam com os colegas, e para minha surpresa, deu certo, hoje uma das alunas é extrovertida e se relaciona abertamente com os demais alunos. O fantoche, facilita para o professor no seu método de ensino, fazendo o desenvolvimento da criança ter grande avanço. Espero que durante o curso, outras oportunidades de ensinar com diferentes métodos, possam ser divulgados e praticados.

Acadêmica: Adrielle Rabelo

CONFECÇÃO DE FANTOCHE E CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA

CONFECÇÃO DE FANTOCHE DE GARRAFA PET – A NOIVA
MATERIAL:
Garrafa plástica de 2 LT.
 Tesoura
Cola Brascoplast ou Cola Quente
E.V.A
Cartolina
Tecido
Isopor
Feltron
Lixa
Cabelo sintético
Moldes das partes da boneca – noiva
MODE DE FAZER:
Obs.: A vestimenta branca já deve está pronta.

Corta a parte fina da garrafa, depois corta ao meio um pouco a mais da metade para fazer a boca que é coberta com E.V. A de cor vermelha, em seguida vai passando cola no meio da garrafa cobrindo com o feltron da cor desejada, as bolas de isopor são partidas ao meio e lixadas para fazer os seios, depois do feltron colado, cola também os seios, e aplica o cabelo sintético. Pra finalizar colo Coloca o vestido, e está pronto o Fantoche da noiva.   

Equipe:
Leide Dayane Freire Nascimento
Raquel Lobato de Sousa
Hyslen Thaynara da Silva Pereira
Jane Cristina Reis dos Santos    

Nossa equipe faz a seguinte Avaliação sobre a Contribuição Pedagógica com a confecção de Fantoches

A Contribuição Pedagógica é o resultado de um trabalho feito em conjunto, com o intuito de aprendizagem e aperfeiçoamento do que já foram iniciadas, as oficinas sobre os Fantoches contribuem para essa troca de experiências e que exercitaremos mais na frente em nossas habilidades profissionais.
JANE CRISTINA REIS DOS SANTOS

Há muito tempo grupos vem se esforçando para desenvolver o teatro de bonecos no Brasil, mas só a partir de meados do século passado os resultados começaram a aparecer. Nos últimos anos, o teatro de bonecos tomou grande impulso em nosso País, com o aperfeiçoamento da atuação dos grupos. Esses grupos além de apresentarem seus trabalhos, desenvolvem oficinas do gênero e festivais de teatro de animação, tendo como apoio e reconhecimento como forma de cultura e arte por parte da secretarias de cultura e cooperativas de teatro.
HYSLEN THAYNARA DA SILVA PEREIRA 

Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos, mas com grande possibilidades expressivas, possuem algo em comum: A irreverência, a espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade e por vezes, a crueldade. Na América os fantoches foram trazidos pelos colonizadores. Entretanto, os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam movimentos de homens e animais. Depois da primeira guerra, as marionetes foram difundidas pelo mundo introduzidas.RAQUEL LOBATO DE SOUSA

A contribuição pedagógica é a base da introdução conhecimentos, que jamais então havia percebido, com a oficina de fantoches então aprendi como fazê-lo, esses bonecos veio contribuir com uma arte muito bonita para com a disciplina  de pedagogia, com isso  requer muito esforço e dedicação sobre diversas situações, para que no momento em que formos, usá-lo para metodologia  
LEIDE DAYANE FREIRE NASCIMENTO





Acadêmicas do Curso de Pedagogia I Semestre