domingo, 3 de abril de 2011

O PROFESSOR E A INFORMÁTICA


Atualmente, as escolas estão utilizando no processo de ensino vários recursos para motivar e despertar o enteresse do aluno como: video televisão e computadores. Tudo isso com a ajuda e dedicação do professor. Cabe ao professor orientar a aprendizagem dos alunos, no sentido de capacita-los para o uso da informática.
A informática vem sendo introduzida á pouco tempo nas escolas, em algumas escolas já tinham sido introduzidos computadores nas bibliotecas para ajudar os alunos nas pesquisas de livros e outros matérias didáticos. Foram criadas também, salas de informáticas para atualizar os alunos no processo da mesma. Através dos computadores os alunos adquirem informações sobre o mais diversos assuntos, ajudando assim nas tarefas escolares.Novos processos educativos devem aproxímar o aluno da realidade.
O professor tem o dever de orientar os seus alunos na utilização desses recursos, favorecendo um melhor entendimento do assunto em questão. Mas vale ressaltar , que no processo educativo os recursos nunca podem substituir o professor, e sim são meios complementares que facilitar os seus conhecimentos .
Ser professor é uma tarefa um tanto quanto desafiadora ,pois o mesmo precisar dominar aquilo que vai ser ensinado, e ter consciência de que no instante em que vai estar ensinando surgirão situações em que verá que não sabe tudo, pois ninguém nasce professor, ser professor é uma coisa que aconteçe conforme as experiências e oportunidades a proveitadasNão basta apenas ter o conhecimento, é preciso ter a vontade de passa- lá para frente, fazer com quer outras pessoas obtenham através do mesmo e que levem adiante. Por isso que o professor precisar estar atualizado, e é através da informática  que ele vem se atualizando e se atualiza cada vez mais e com isso ele tem que também ensentivar o seu aluno no processo com a informática.

Acadêmica:  Roberta Vasconcelos Martins

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA


Utilizar a informática na área educacional é bem mais abrangente que a utilização de qualquer outro recurso didatico até então conhecido. Ela se torna muito diferente em função de diversidade dos recursos disponíveis. Com ela é possível comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e muitas outras ações. Nenhum outro recurso didático possui tantas oportunidades de utilização, e além do mais, é a tecnologia que mais vem sendo utilizada no mercado do trabalho.
A inovação por meio de computadores estar "forçando" a escola mudar e aceitar mais facilmente essa mudança. Resultado dessa inovação se dá de uma forma lenta, pois alguns professores são mais receptivos ás mudanças, e outros acreditam que seja uma solução para resolver todos os problemas da educação.
Nesse momento,  a informática funciona também como um marco para o marketing da escola. É interessante ressaltar que, diante da nova realidade de que quase todas as escolas, principalmente as particulares, já possuem computadores, com certeza, o simples fato de tê-los não significa mais um diferencial, mas principalmente um passo que escola deve, de fato, dar.
O que passará a ser um diferencial será a forma de utilização da informática dentro da escola, a qual deverá fazê-lo conforme os seus objetivos. Vale lembrar: não existe uma forma correta de utilização da informática educativa.  O que determina sua validade é o fato de atingir ou não os objetivos proposto pela escola.

Acadêmica: Roberta Vasconcelos Martins 

INFORMÁTICA PARA TODOS

          Como a tecnologia está cada vez mais avançada,temos que nos adaptar com este mundo,e com certeza a informática é a area que mais faz com que esse crescimento seja maior. Aqui no Brasil já podemos ver o avanço da informática em vários lugares como por exemplo nas escolas publicas,hospitais,instituições de ensino,em casa,empresas,e até mesmo em localidades mais carentes.
  • INFORMÁTICA NAS ESCOLA PÚBLICAS

  • INFORMÁTICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  • INFORMÁTICA EM REGIÕES RIBEIRINHAS:

 
Nas localidades Ribeirinhas se usa a internet ao anoitecer.Comunidade tem internet wireless banda larga,e eles recebem aulas para aprender a usar a web.


         Como podemos ver a informática está presente na sala de aula e até mesmo em regiões mais carentes.

KELEDY AVINTE SOARES


UTILIZAÇAÕ DA INFORMATICA NA PEDAGOGIA

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS INFANTIL













Estudos e pesquisas comprovam a importância das atividades lúdicas com crianças desenvolvendo seu potencial proporcionando condições adequadas para seu desenvolvimento físico, mental e social. Tem a intenção de acusar prazer e entreterimento de quem pratica. A criança expressa assimila conhecimentos a sua realidade quando contrói a sua realidade quando esta praticando atividades lúdicas. Os tipos de ativiadades lúdicas são muitas desenhar, fazer jogos, dançar etc.Toda criança que participa dessa atividade adquire conhecimentos desenvolve habilidades de forma natural e agradável. pode ser aplicadas em diversas fachas etárias pôde sofrer intervenção de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, o educador deverá explorar a curiosidade infantil como também ser criativo quanto ás crianças. São caminhos que contribuem para o bem estar entreterimento garantido agradável estadia na escola e creches. 

Referências: HUIZINGA, J . Homo Ludens. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996

Iana Cristina Cardoso Pimentel

CONFECÇÃO DE FANTOCHES

Existem vários tipos de bonecos de retalhos de tecidos, garrafas pet, caixas de leite e entre outros.
FANTOCHE DE TECIDO – Para confeccionar esse tipo de fantoche são utilizados tecidos variados, tesoura para cortar os moldes, cola de acordo com o tecido usado, olhos de bonecos para dar característica de pessoa ao fantoche, agulha e linhas de costura para fazer o acabamento. Primeiramente desenha o molde no tecido escolhido para o corpo, rosto, braços e pernas. Em seguida cortar as partes da frente e as de trás e costurar para dar formato ao boneco. Colasse os olhos, nariz e boca se preferir faça tiras de lã para o cabelo. E aí esta o fantoche de tecido pronto para ser usado em trabalhos educativos. 

FANTOCHE DE CAIXA DE LEITE – Para confeccionar os fantoches é necessário caixa de leite (longa duração), lã ou papel crepom, folhas de papel coloridas e papel sulfite, cola tesoura, fita crepe ou durex. Lava a caixa, corte uma frente e as duas laterais coloquem a mão dentro da caixa para verificar movimentação da articulação. Encape a caixa por fora de uma cor papel de sua preferência usando a fita crepe. Na parte interna cole papel vermelho identificando a boca (se quiser coloque um pedaço de papel de outra cor para a língua). Desenhe os olhos, o nariz e sombras celhas. Faça o cabelo de lã ou papel crepom.  Agora é só se divertir preservando a natureza e reciclando caixas de leite.
O fantoche é um material didático criativo para educar através de histórias fictícias e reais. Ajuda no aprendizado de crianças com necessidades especiais e facilita o trabalho do professor (a) focalizando a atenção da criança e sua coordenação motora envolvendo a mesma na confecção dos fantoches.
Iana Cristina Cardo Pimentel

PROJETO INTERDISCIPLINAR (PI)

Na ultima 3° feira dia 29, na aula da professora Socorro Bentes na disciplina Metodologia Cientifica, foi organizado as equipes que vão para o bairro de Santana fazer a intervenção do projeto interdisciplinar(PI). São 5 equipes de dez alunos. Cada equipe escolheu um tema para pesquisar. A equipe que estou ficou com o tema:´PET e Evasão Escolar. O principal objetivo e verificar se os adolecentes cadastrados no pet estão realmente na escola e avaliar as causas da evasão escolr noi bairro.


Iana Cristina Cardoso Pimentel

A PEDAGOGIA NA GRÉCIA

 A pedagogia como reflexão sobre a paidéia
A palavra paidagogos nomeava inicialmente o escravo que conduzia a criança, com o tempo, o sentido do conceito  ampliou-se para designar toda teoria sobre a educação.Ao discutir os finais da paidéia, os gregos esboçaram as primeiras linhas concientes da ação pedagógica e assim influenciaram por séculos a cultura ocidental.Os sofistas eram considerados "professor da sabedoria".
Sócrates era considerado uma figura emblemática na história da filosofia. Muitos o confundiam com os sofistas, mas na verdade eles eram criticados por cobrarem pelas aulas e também discordavam da maneira pela qual encaminhavam as discussões .intelectualismo ético é a doutrina socrática que identifica o sábio e o virtuoso .
A utopia de platão
Para compreendermos a prosposta pedagógica de Platão è preciso associá-lá ao seu projeto inicial, que é político antes de tudo.já isócrates era opositor a platão e, defendia posições que agitaram as discussões sobre educação na antiga Atenas.A ideia de como dar aula seria andando pelos jardins da escola, mas Maria Helena da Rocha Pereira discordava e dizia que seria um passeio coberto.


Acadêmica:Francisca Jamila Aguiar Sousa



COMO FAZER FANTOCHE DE GARRAFA PET

LIVRO "PEDAGIGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ"

O livro Pedagogia e pedagogos para quê discute o campo teórico da pedagogia, as práticas educativas relacionadas com as demais ciências da educaçaõ. Libãneo põe em questão as ares de atuação desses profissionais, os problemas persistentes e preconceitos de quem não conhece essa área. Esses fatores rebatem na desqualificação académica, fazendo com que especialistas de outras ares critiquem a pedagogia. O livro tem o objetivo de mostrar a realidade colocar em questão o campo de atuação do pedagogo, trazer as dificuldades que o profissional ainda encontra e buscar soluções, elaborar pesquisas construtivas para a valorização do pedagogo nas escolas e sociedade. A principal percistencia de Libãneo e fazer com que cada profissional valorize o seu trabalho e não ter vergonha na área que se formou, pois para que a pedagogia existe realmente? Qual a contribuição para a sociedade pois ninguém escapa da educação.


LIBÃNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê?.São Paulo SP: Cortez,2001

Iana Cristina Cardoso Pimentel

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas. Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da história; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.
Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.
A meu ver, o uso do computador em sala de aula deve ser utilizado como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem, e não pode substituir materiais didáticos, como lápis de cor, giz de cera, etc.
O professor da educação infantil deve saber utilizar essa ferramenta com cautela, para não transformar as aulas em atividades mecânica e cansativas para as crianças.





Acadêmica: Daniele Portela dos Santos

RESUMO

    A prática da Educação


A prática educacional é constante e que a educação escolar nasce não como valor social,mas como mecanismo de luta de classes ou, se quisermos outra categoria, ela se manifesta como mecanismo de manuteção das estruturas socias.Sendo assim, a classe dominante se utiliza não só da educação informal, mas da instituição escolar para preparar seus quadros.Esse processo pode ser bem observado no fênomeno da criação da instituição escolar, e, mais tarde, na criação da instituição à qual denominamos de universidade,como espaço privilegiado para a reprodução de quadros que ensinarão posteroscomo manter as estruturas socias.E,para entender a educação podemos,entre outras áreas do conhecimento, nos voltar para a filosofia,a sociologia, a antropologia, a moral...todas essas áreas têm uma palavra sobre isso que chamamos de educação.Para a sociologia e a antropologia a indagação seria sobre os processos socias e relações grupais que ocorrem dentro do ambiente educacional. para a moralidade teriamos que desvendar os valores inerentes a esse processo.        
A educação é processo, é amplo e se desenvolve nas relações.o processo educacional nasce no ambiente familiar e se ramifica por todos os ambientes nos quais a pessoa mantém contato ou estabelece relações.



Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

Um sonho que se tornou pesadelo

No dia 11 de março de 2011, fui passar minhas férias no país da China na cidade de Miyagi era um sonho conhecer aquele lugar onde tudo era belo e organizado, mais não podia imaginar que o pior estava por vir, um forte terremoto que atingiu a costa do Japão provocando o tsunami. Começou a tremer a terra, pessoas desesperadas começaram a correr, gritar, procurar lugares pra se esconder e infelismente tudo estava se desmoronando.
Eu estava abalada com todas as cenas que presenciei,as pistas sendo destruídas, casas e prédios sendo atingidas pelas fortes ondas do tsunami era um pesadelo vê tantas pessoas morrendo e imaginar que eu também estava correndo aquele risco
Procurei me esconder num local vizinho que é o Tianjin de lá pude observar o resultado da catástrofe que ficou o país, infeslimente tudo destruído, arvores, casas, prédios, pistas, enfim nada podia se aproveitar depois do terrível terremoto que atingiu vários locais do país.Com esse tremor destruiu duas cidades japonesas que foi o Sendai e Miyagi as ondas do tsunami podiam atingir a 50 países, a força provocada do mesmo era sobrenatural, algo que não tinha explicação, só Deus pra amenizar aquele  pesadelo vivenciado, pra hoje compartilhar com outras pessoas a experiência.
                                                                                            ANA CARLA DA SILVA CANTÉ
                                                                                            PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

TEATRO DE FANTOCHES NA TERAPIA OCUPACIONAL

O teatro na terapia ocupacional e muito importante no tratamento de quem sofre transtornos mentais, são elaborados em hospitais, clínicas, escolas.Os fantoches permite concretizar o processo de forma simbólica.O teatro de fantoches torna o momento indispensável na experiência integral na terapia. A construção de fantoches por pacientes com transtornos auxilia no tratamento onde ele expressa substituindo a palavra falada pela criando um vocábulo útil ao homem.O teatro de fantoches pode contribuir no tratamento possibilitando na fabricação de personagens, estimulando a capacidade de memorização e controle emocional do indivíduo. O terapeuta ocupacional pode estar estimulando as criatividades dos pacientes com transtorno mental com a construção de fantoches durante a representação teatral possibilitando o seu exercício no papel social estimulando a criatividade desses pacientes.

IANA CRISTINA CARDOSO PIMENTEL

RESUMO

História da Educação Brasileira

A educação é um processo universal do qual ninguém escapa, mas varia de acordo com a sociedade em que se realiza.
Na definição do processo educacional podem ser feitas duas observações, abrangendo termos opostos. Há uma definição geral, segundo qual educação consiste na influência que as gerações adultas exercem sobre as gerações mais jovens, com base nas expectativas sociais dominantes, o entendimento da educação como processo histórico, dinâmico, permite-nos a superação provisória e permanentes das divisões envolvidas no processo educacional.
A educação é um direito de todos e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos.
A educação pode ser vista de várias maneiras a história da educação e um assunto muito amplo, ela pode estar em qualquer lugar.

Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa.

A INFORMÁTICA NAS ESCOLAS


A Informática vem crescendo co m o tempo na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais frente a essa nova tecnologia. 
Houve uma época em que as pessoas justificavam a introdução da Informática na escola. Hoje já todos concordam com à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa vem sendo assada para os alunos
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Esse assunto vem se tornando bastante  polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco problemático. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. No inicio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas fora do padrão, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. 
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
A Informática educacional como podemos notar, deve fazer parte do projeto pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Podemos, agora, tirar algumas conclusões importantes sobre a introdução da Informática na escola. Ela ocorre: 
  •    Dentro de um processo, com alguns momentos definidos;
  •        Quando existe a figura do coordenador de informática que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobilizar os professores. 
  • Quando essa introdução está engajada num projeto pedagógico, com o apoio da direção que oferece os recursos necessários

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos