domingo, 3 de abril de 2011

RESENHA

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 4 ed. São Paulo, Cortez, 2001.

Francisca Jamila Aguiar Sousa

Libâneo (2001) elabora o questionamento sobre o campo do conhecimento pedagógico, da identidade profissional do pedagogo, das questões da pedagogia, da estrutura e conhecimento pedagógico, da formação do professor pedagogo. Destacam os problemas e dilemas que persistem os velhos preconceitos ultrapassados que dificultam muita das vezes a profissão do pedagogo como educador, abre debate tentando oferecer subsídios para a discussão sobre o campo científico da pedagogia, acentua o poder pedagógico de vários agentes educativos como, por exemplo, na família, na escola, nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nos grupos humanos e organizados, aplicam-se programas, sociais de orientação sexual, recreação, cultivo do corpo e desenvolve iniciativa de formação continuada.
Segundo o autor, o pedagogo utiliza meios metodológicos com procedimentos de idéias simplistas e reducionistas, nesse entendimento apresenta a expressão de interesses sociais em conflitos na sociedade, o que vai variar educação nos diversos campos de atuação como ambiente humano, social ecológico, físico e cultural. Aborda ainda a educação informal, não formal, e a formal, associando aos processos de interação com o sentido da ação pedagógica, desenvolve teorias, acentuando de forma de cunho prático teórico da pedagogia. A pedagogia não é certamente a única área científica, tem a educação como objeto de estudo, exemplifica a sociologia, psicologia na economia e linguística.
Penso eu que tais questionamentos devem está presente nos diversos seguimentos da sociedade, principalmente porque devemos valorizar o profissional pedagogo nos seus diversos campos de atuação envolvendo-se a cada dia mais nos projetos pedagógicos, sendo voluntário nas creches, escolas com isso estaremos desenvolvendo nossos conhecimentos e ajudando na vida e no crescimento dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário