domingo, 3 de abril de 2011

RESUMO

    A prática da Educação


A prática educacional é constante e que a educação escolar nasce não como valor social,mas como mecanismo de luta de classes ou, se quisermos outra categoria, ela se manifesta como mecanismo de manuteção das estruturas socias.Sendo assim, a classe dominante se utiliza não só da educação informal, mas da instituição escolar para preparar seus quadros.Esse processo pode ser bem observado no fênomeno da criação da instituição escolar, e, mais tarde, na criação da instituição à qual denominamos de universidade,como espaço privilegiado para a reprodução de quadros que ensinarão posteroscomo manter as estruturas socias.E,para entender a educação podemos,entre outras áreas do conhecimento, nos voltar para a filosofia,a sociologia, a antropologia, a moral...todas essas áreas têm uma palavra sobre isso que chamamos de educação.Para a sociologia e a antropologia a indagação seria sobre os processos socias e relações grupais que ocorrem dentro do ambiente educacional. para a moralidade teriamos que desvendar os valores inerentes a esse processo.        
A educação é processo, é amplo e se desenvolve nas relações.o processo educacional nasce no ambiente familiar e se ramifica por todos os ambientes nos quais a pessoa mantém contato ou estabelece relações.



Acadêmica: Francisca Jamila Aguiar Sousa

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