quinta-feira, 9 de junho de 2011



PAPEL DA ESCOLA: Preocupações com problemas psicológicos. O papel da escola é de supra importância no desenvolvimento do caráter do indivíduo. Uma das predominâncias dessa tendência principalmente no papel da escola é a formação das atitudes e do caráter dos alunos.
CONTEÚDOS: A ênfase que esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
MÉTODOS: Os métodos usuais são dispensados, prevalecendo quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Rogers explicita algumas das características do professor "facilitador": aceitação da pessoa do aluno, capacidade de ser confiável, receptivo e ter plena convicção na capacidade de autodesenvolvimento do estudante. Sua função restringe-se a ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os senti­mentos de cada um possam ser expostos, sem ameaças. Assim, o objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento in­terpessoal, como condição para o crescimento pessoal.




ILZA WINNY MOTA DE JESUS FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário