quinta-feira, 9 de junho de 2011

AS CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO PAULO FREIRE E SAVIANI

De acordo com Paulo Freire, o processo ensino-aprendizagem se inicia quando o educador está vivendo na comunidade dos educandos, observando suas vidas e pesquisando sobre a comunidade, deixando de ser educador para ser educador-educando.Freire acredita na mesma coisa que Dewey,porém os problemas não são tão motivantes quanto os temas geradores de discussão,na medida em que Freire,já trabalhou os problemas geradores,começa a problematiza-lós,o que implica no desenvolvimento de uma ativaidade de dialogo horizontalentre educador e educando e educando e educador.Na teoria freireana e que eles percebem o que acontece com eles enquanto seres sociais e politicos e chegam a concientização e passam a ter conciência de suas condições na pólis.Já Saviani,acreditava que o primeiro passo da relação ensino-aprendizagem é a prática social.Ele entende as relações de convivência entre os que serão professores e alunos,e que se encontrarão em um determinado lugar comum,mas que,basicamente são agentes diferenciados e se posicionam de modo diferente perante o mundo.E vê segundo passo sob o rotulo de problematização que em sua concepção seria detectar as questões que precisam ser resolvidas no ambito da pratica social e qual conhecimento e necessário dominar.Agora a instrumentalização segundo ele,isto,não é equipar o aluno de técnicas,mas sim fazer com que as camadas populares possuam ferramentas culturais necessárias a luta social.O termo catarse,trata-se do momento em que os instrumentos culturais seriam transformados em elementos ativos de transformação social.
                                                                                                        

Naiara Cristina Nogueira Evangelista

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