sábado, 11 de junho de 2011

EXPOIESPES

Os fantoches são grandes amigos dos alunos do Infantil I e II. Utilizado, com muita freqüência, em nossas rodas de contação de história, é um excelente auxiliar na tarefa de desenvolver a imaginação, a criatividade e a oralidade... O fantoche é bem mais que um simples boneco, é a "personificação" do personagem que se transforma, de forma mágica e lúdica, em algo real e concreto, que expressa e gera emoções e sentimento através dos gestos e da voz de quem o manipula.
Para os alunos, estes momentos ou qualquer outra situação em que utilizamos os fantoches, são sempre extremamente envolventes, já que qualquer personagem parece realmente ter vida própria. As crianças entram numa sintonia onde a fantasia e a realidade se confundem e imediatamente as vemos capazes de manter um diálogo, de fazer gestos, expressões respondendo ao boneco, sem perceberem, ou mesmo ignorando, quem o manipula, ou seja, ficam completamente absorvidas pelo boneco, que em sua imaginação tem vida, é um ser, o fantoche é um recurso de alto valor pedagógico, pois o aluno tanto pode apreciar uma história, como pode manipulá-lo e dar-lhe vida. A oralidade, nesse momento, tem fundamental importância e é com certeza desenvolvida em sua plenitude, pois é ela que garante a expressão de, sentimentos, emoções, valores e a criatividade de quem o manipula, seja o educador ou o aluno.
E foi com essa tematica que nois alunos de pedagogia do Iespes desenvolvemos nosso trabalho com muita alegria e dedicação, por isso que conquistamos com muito merito de CAMPEÃ.

Acadêmica: Daniele Portela dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário