sábado, 11 de junho de 2011

PEDAGOGIA COMO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

De acordo com José Carlos Libâneo em sua obra,"Pedagogia e Pedagogos para quê?" A Pedagogia é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa, já o pedagógico refere-se à finalidade da ação educativa. O pedagogo polonês Sucholski considera a Pedagogia uma ciência que pode transformar a realidade da educação, entre outros pensadores que consideram a Pedagogia uma ciência que se ocupa com a educação, e esta por vez é muito ampla, pois ela ocorre em todo lugar: em casa, no trabalho, na rua, enfim em toda sociedade, e também na escola. Assim, a educação se apresenta em três modalidades, a formal, a informal e não formal. A educação está ligada aos processos de comunicação e a Pedagogia investiga a realidade educacional que vive em transformação e o pedagogo é o profissional que atua nessas várias instâncias da prática educativa. O autor traça uma diferenciação entre pedagógico e didático, onde o primeiro é uma atividade intencional organizada, afim de converter suas ações na transmissão de saberes e modos de ação em função da construção humana, já o segundo refere-se à teoria e à prática. Partindo da afirmação de que a Pedagogia é uma ciência para a práxis social, pode-se considerar duas modalidades de pedagogo, os lato sensu que são os professores de todos os níveis do ensino e os stricto sensu que são aqueles que se dedicam às pesquisas, cuidam da documentação e também da formação dentro das empresas, entre outras ações, e não se restringem ao âmbito escolar.

Rônea Cristina Dias dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário