quarta-feira, 6 de abril de 2011

EDUCAÇÃO

1.    A civilização micênica
Desde o início do segundo milênio a.C., a civilização micênica reuniu vários povos, sobretudo os aqueus, que se estabeleceram sob o regime de comunidade primitiva.
2.    Tempos homéricos
Os mitos gregos, recolhidos pela tradição, recebiam forma poética e eram transmitidos oralmente pelos cantores ambulantes conhecidos como aedos e rapsodos, que os recitavam de cor em praça pública.
Dentre eles, destacou-se Homero, provável autor das epopeias Ilíada e Odisseia. Não se pode afirmar com certeza que Homero tenha realmente existido, além de que alguns estudiosos atribuem aquelas obras a vários autores de diferentes épocas, devido às mudanças de estilo nos dois poemas.
3.    Período arcaico
Nesse processo foram importantes algumas novidades, tais como a introdução da escrita, a utilização da moeda, a lei escrita por legisladores, à formação das cidades-estados (póleis) e o aparecimento dos primeiros filósofos, novidades estas responsáveis por uma nova visão do mundo e do indivíduo.
4.    Educação- A formação integral
A nova concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.
A educação grega estava, portanto, centrada na formação integral- corpo e espírito-, embora, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a época ou o lugar.
Nos primeiros tempos, quando ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa.
A Paidéia
A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição, ou seja, a paidéia, palavra que teria sido cunhada por volta do século V a.C., mas que exprimia um ideal de formação constante no mundo grego. De início significava apenas educação dos meninos. Com o tempo, adquiriu gradações em seu conceito.

As origens : Homero, “educador da Grécia”
Na época da aristocracia guerreira, descrita sobre tudo nas epopeias de Homero, a educação visava à formação militar do nobre. A criança nobre permanecia em casa até os 7 anos, quando era enviada aos palácios de outros nobres a fim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheirismo. Também se contratavam preceptores, para a formação integral baseada no afeto e no exemplo.
KELEDY AVINTE SOARES

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