quarta-feira, 6 de abril de 2011

PEDAGOGIA COMO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO

No livro "Pedagogia e Pedagogos, Para quê?" José Carlos Libâneo fala sobre a "Pedagogia como teoria e prática da educação", afirmando que ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. A Pedagogia ocupa-se da educação intencional, e ela investiga e os resultados dessa investigação servem de orientação da ação educativa, determina principios e formas de  atuação, ou seja, dão uma direção de sentido à atividade de educar. Em outras palavras, é o caráter pedagógico que introduz  o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam  em situações históricas e sociais concretas. O trabalho docente é pedagógico por que é um atividade intencional, implicando uma direção. O que significa dizer que, todo ensino supõe uma "pedagogização", isto é , supõe uma direção pedagógica (intecional consciente, organizada), para converter as bases da ciência em matéria de ensino. 
Nirlei Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário