A história resulta da necessidade de reconstruirmos o passado relatando os acontecimantos, ou seja, fatos e atos que compõem a existência da humanidade. Com a história da educação construimos intrpretações sobre as maneiras pelas quais transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Nas antigas concepções de história os povos tribais não privilegiam os aconteciemtos da vida em comunidade e sim recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais pela imitação dos gestos dos deuses. Um exemplo é a civilização micênica na Grécia Antiga, no segundo milênio a.C., quando ainda predominava o pensamento mitico. No século IX a. C (ou VIII a. C), com Homero quando relata na epopéia Ilíadas a guerra de Tróia e conta na Odisséia o retorno do herói Ulisses a Ítaca, nessas narrativas predomina a intervenção divina no destino humano. a partir do século VI a. C., a filosofia surgiu na colônia grega da Jônia (atual Turquia) com uma maneira reflexiva de pensar o mundo, que nega o domínio do religioso e admite a maioria das interpretações racionais sobre a realidade. É indispensável que o educador consciente e crítico seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de cintinuidade e de ruptura em relação aos seus antcessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente ao acaso. Somos seres históricos, pois cada geração assimila a herança cultural dos antepeassados e estabelecem projetos de mudança, o passado não está morto, porque nele se fundam raízes do presente.
Acadêmico: Jocivaldo Rocha de Sousa
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