Segundo o texto resulta da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos individuos no tempo. A preservação da memória, porém, não foi identica ao longo do tempo, tendo variado também conforme a cultura. Pois com a história da educação construimos interpretações sobre as maneiras pelas as quais os povos transmitem a sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, pois tudo que foi dito até aqui vale para a historia da educação, já que o fenomeno educacional se desenrola no tempo e faz igualmente parte da história. Pois de acordo com o professor Casemiro dos Reis Filho, em obra publica em 1981, somente depois de realizados estudos analiticos capazes de aprofundar o conhecimento da realidade educacional, pois se trata de um conhecimento histórico capaz de fornecer a reflexão filosófica o conteúdo da realidade sobre a qual se pensa, tendo em vista descobrir as diretrizes e as coordenadas da ação pedagogica. Segundo Saviani, cabe aos historiadores, com a percepção da dimenção historica das informações mais alertada os responsaveis pelos rumos da educação no pais trazendo momentos oportunos as informações que por oficio eles detém.
Fonte: Resumo A história da educação. professora Marinete.
Hilma Bitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário