A Revista Nova Escola vem aborda um assunto muito importante para nos futuros pedagogos que é “A importância da educação infantil” essa reportagem nos fala que a Educação Infantil vem passando por um longo processo de transformação no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos. Se antes as escolas responsáveis pela fase inicial do aprendizado da criança adquiriam caráter de assistência social, hoje é consenso que essas instituições são, sim, um assunto do meio da Educação. Mais do que isso: especialistas, educadores e pesquisadores reconhecem a importância do desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida e encaram a vivência escolar como parte essencial desse processo. A preocupação se reflete na inclusão do tema como um dos itens do Compromisso Todos Pela Educação, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a educação brasileira atende a somente 33% das crianças entre zero e seis anos. O Censo Escolar de 2003 revela que, no país, apenas 10,6% de crianças entre zero e três anos frequentam a escola ou a creche. A estatística também mostra que o número de excluídos do universo escolar, nessa faixa etária, chega a 11 milhões. Entre os quatro e seis anos de idade, 30% das crianças (cerca de três milhões) estão fora da escola.
É no setor infantil que se deveria haver bastante investimento da parte do governo, mas não é isso que ocorre, é um descaso muito grande dos nossos governantes, as escolas municipais estão em estados precários falta um local adequado, falta formação dos professores. Espero que isso venha a melhorar pois a educação infantil é a base do estudante.
Acadêmica: Daniele Portela dos Santos
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