A história da educação brasileira, mostra grande evolução nas diretrizes educacionais.Educadores como Paulo Freire, trouxeram grandes contribuições para este processo evolutivo;dentre suas idéias defendida que o relacionamento entre professores e alunos devem ser humano, surgindo a pedagogia da afetividade.Afirmava que o olhar do professor deve ser horizontal e não vertical.Educador e aluno devem estar em igualdade de condições,em sintonia,deixando portanto, a educação tradicionalista fora da sala de aula.
A pedagogia da afetivadade, defende que o educador deve oferecer a seu aluno um ambiente acolhedor, agradável e que através do afeto se alcança com mais rapidez o objetivo da educação, que é o aprendizado. A criança/adolescente, muitas vezes já vem de um lar desestruturado e busca no seu professor um companheiro. Acredito que, se esta criança/adolescente não estiver com seu lado afetivo bem estruturado,ter grande prejuízo em seu aprendizado.
Em minha experiência como Conselheira Tutelar, pude verificar o valor que a afetividade pode trazer ao próximo. E o professor, que para a grande maioria de seus alunos, vai ser seu exemplo,positivo ou negativo, pois,uma vida pode ser destruída ou fortemente marcada apenas com uma palavra, tem que fortalecer laços afetivos com seus alunos, pois, o ser humano só oferece o que recebe e se o professor oferece compreensão devolverá ou fortalecerá a auto-estima de seus alunos e o reflexo disso vai recair direto sobre o aprendizado.
Concluo, defendendo que o primeiro e mais importante passo que um educador deve dar nessa árdua missão, a de educar, é criar um ambiente favorável ao aprendizado, e para tal deve começar gostando e respeitando seus alunos. O afeto transforma muitas vidas,e quem sabe, num futuro bem próximo consigamos mudar um pouco a realidade educacional brasileira, ensinando muito mais do que ler e escrever,ensinando que o respeito e a valorização da pessoa humana, são alguns dentre vários valores,que devem nos acompanhar por toda vida.
RÔNEA CRISTINA DIAS DOS SANTOS
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