RESENHA
Rônea Cristina Dias dos Santos
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4º ed. SP: Cotez 2001.
Libâneo (2001), no segundo capítulo da obra “Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?”, faz um apanhado obre o curso de pedagogia no Brasil, e apresenta uma proposta de formação do pedagogo que foi levada a público em 1992, em um Encontro Nacional, como foco inicial para a abordagem do assunto. Neste Encontro, o autor defendia a idéia de que deveria existir um curso específico para a formação do pedagogo e outro de licenciatura para formar professores, mesmo que o pedagogo também seja um licenciado. Segundo Libâneo, é quase unânime entre os estudiosos que o campo de atuação do pedagogo é tão vasto quanto são às práticas educativas na sociedade, e que a pedagogia é uma ciência inserida no campo das ciências da educação. O autor afirma que a identidade do pedagogo se reconhece através de seu campo de atuação e que o trabalho pedagógico não se reduz apenas ao trabalho escolar e docente, mas este se realiza em todos os setores educacionais, assim sendo, o educador já não é apenas o docente, mas os múltiplos agentes (família, escola, movimentos sociais e etc), e o aluno não apenas o que freqüenta escola, mas é o filho, o telespectador, o leitor, o trabalhador, etc. O conhecimento pedagógico se agrupa em três áreas: a de conhecimentos científicos e filosóficos da educação, a de conhecimentos específicos da atividade propriamente pedagógica e a de conhecimentos técnico-profissionais específicos conforme o âmbito da atuação profissional.
Concluo que a pedagogia tem um vasto campo de atuação, que vai muito além dos bancos escolares, está presente em todos os setores da sociedade. Que o Pedagogo é um profissional que pode exercer múltiplas atividades, dentro das escolas como professor, diretor, supervisor e outros cargos administrativos, quanto fora dela, atuando em hospitais, empresas públicas e privadas entre outras tantas, e seu foco principal é o ser humano, sua função é cuidar de todas as atividades que envolvam educação e conhecimento.
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